A adoção de uma cultura centrada em boas práticas relacionadas ao meio ambiente também é possível (e esperada!) em ambientes hospitalares. Saiba mais sobre a sustentabilidade hospitalar.

Hospitais são instituições que possuem rotinas intensas e demandas complexas. Com operações que funcionam 24 horas, 365 dias por ano, têm um elevado consumo de água e energia, além de uma grande geração de resíduos, inclusive, os considerados perigosos. Por esse motivo, ações de sustentabilidade hospitalar estão se tornando cada vez mais comuns em hospitais em todo o mundo, incluindo o Brasil.               

De modo geral, um dos grandes obstáculos enfrentados pelas empresas atualmente é a implementação e a medição do desenvolvimento sustentável, especialmente em um cenário organizacional cada vez mais competitivo.

Além disso, a necessidade de produção crescente e o atendimento às necessidades básicas da população, como é o caso dos hospitais, tornam ainda mais complexa a busca pela sustentabilidade. É preciso fornecer um serviço de qualidade aos usuários cidadãos, sem causar impactos negativos e superar as expectativas das partes interessadas, maximizando o processo de geração de valor. Tudo isso, em plena operação!

É possível praticar a sustentabilidade hospitalar?

Sustentabilidade hospitalar é a adoção de uma cultura de desenvolvimento verde dentro dessas instituições. Embora em evolução, o conceito de hospital sustentável já é uma realidade! Algumas das práticas mais comuns incluem o uso de fontes alternativas de captação de água, reúso, a utilização de energia renovável e o gerenciamento e tratamento de efluentes (esgoto) e outros tipos de resíduos.

O maior desafio, no entanto, é implementar mudanças sustentáveis no ambiente hospitalar sem afetar a operação diária. Para isso, é importante contar com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada de arquitetos, paisagistas, decoradores, engenheiros e luminotécnicos e muito planejamento.

Estratégias de sustentabilidade hospitalar na prática

Organizações públicas e privadas precisam estabelecer estratégias e práticas para implementar ferramentas de gerenciamento a fim de identificar, monitorar e corrigir as lacunas que as afastam do padrão de organizações sustentáveis. Abaixo listamos cinco exemplos:

1. Liderança e gestão ambiental hospitalar

Para avaliar a sustentabilidade do setor hospitalar de forma abrangente é fundamental estabelecer e selecionar os indicadores adequados para cada dimensão de sustentabilidade. Por exemplo, a dimensão estratégica envolve a atuação dos líderes da organização no gerenciamento estratégico dos recursos e na definição das diretrizes para prestação de serviços hospitalares de forma ética e com qualidade.

Além disso, é importante que os líderes da organização desempenhem o papel como agentes de mudança e promovam um clima institucional inovador. Eles devem ser capazes de motivar sua equipe para atingir objetivos compartilhados e influenciar outros aspectos da organização, como o clima organizacional e as estratégias empregadas.

Já que a falta de sensibilização por parte de líderes, investidores e colaboradores pode ser um obstáculo para a implementação de práticas sustentáveis e tecnologias ambientais no hospital, é importante que gestores e funcionários sejam conscientes das questões socioambientais. Afinal, elas não afetam apenas a sociedade, mas também os custos, o nível de eficiência e até a reputação e a imagem da instituição, que, por sua vez, podem impactar no acesso a recursos financeiros. 

2. Gestão de resíduos

A gestão correta dos resíduos é uma tarefa essencial em um hospital. O grande volume de lixo gerado requer uma atenção específica, pois o descarte de resíduos hospitalares precisa ser realizado com cautela, evitando possíveis contaminações. É importante criar uma consciência coletiva entre os colaboradores sobre o impacto positivo do descarte correto. E, mais que isso, na fonte do problema, criando estratégias e políticas para redução de resíduos gerados, em especial os que são mais nocivos ao meio ambiente e às pessoas. Um exemplo são os exames radiológicos em filme, que são prejudiciais devido à presença de componentes químicos perigosos, como metanol, plástico, amônia, prata e bromo. Nesse ponto, os pacientes também precisam estar cientes da importância do descarte adequado deste tipo de material, além de cobrar mudanças.

Uma alternativa para reduzir os danos desses rejeitos é o uso da digitalização dos exames de imagem, diminuindo a presença de tais itens no lixo. É, portanto, um sistema de radiologia mais eficiente e sustentável.

3. Eficiências hídrica e energética

A construção e a forma como o prédio é alimentado com água e energia têm impacto direto na minimização do dano ambiental de um hospital. Instituições com certificações de edifícios “verdes”, como o selo LEED, estão na vanguarda da sustentabilidade. Tais selos enfatizam a excelência da gestão da água e energia, com o mínimo de desperdício, a redução do consumo e a captação de fontes sustentáveis e renováveis.

Por exemplo, ao ter uma estação de tratamento de efluentes própria, não há a necessidade de despejar águas não tratadas na rede pública e ainda é possível reutilizá-las, reduzindo o consumo. Além disso, a captação e armazenamento de água da chuva também podem ser aproveitados para fins não potáveis, tais como lavagem de pisos, irrigação, paisagismo e sistemas de resfriamento. É importante dar prioridade à aquisição de equipamentos e materiais que possam ser reciclados, que tenham baixo consumo de energia e/ou que possam ser reutilizados.

Já em relação à eficiência energética, o uso de painéis solares tem se tornado um caminho eficiente, graças ao aumento de opções acessíveis e práticas disponíveis no mercado. O sistema já é utilizado por instituições em toda a construção ou em áreas específicas, como o aquecimento de água para banho.

 4. Uso de materiais impressos

Quando se trata de impressão, o papel é o primeiro material que vem à mente. De acordo com uma pesquisa feita pelo site “Two Sides”, o Brasil tem uma quantidade significativa de papel reciclado, coletado após seu uso e convertido em novos produtos. Desde 2015, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a taxa de recuperação de papel reciclado em relação ao total de papel entregue no mercado brasileiro é de, aproximadamente, 61%.

Em hospitais, a preocupação é justamente em reduzir a quantidade de insumos e impulsionar a reciclagem de materiais produzidos. Sendo assim, é preciso ter consciência da necessidade de diminuir o desperdício, preservar os recursos naturais e evitar o uso de substâncias tóxicas presentes em tonners e tintas, que podem acabar sendo descartadas de forma inadequada e prejudicar rios e solos. Por isso, um hospital também deve encontrar fornecedores que garantam o correto descarte destes materiais em um modelo de logística reversa.

5. Novas práticas de limpeza e manutenção

Os hospitais sustentáveis estão incorporando cada vez mais produtos orgânicos em seu dia a dia. O uso de produtos de limpeza biodegradáveis, por exemplo, é uma medida eficaz e simples para reduzir o impacto ambiental das substâncias tóxicas. Esses produtos não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também a Companhia, já que são mais eficientes e menos propensos a causar alergias ou lesões na pele devido à sua baixa abrasividade química.

O mesmo princípio se aplica a equipamentos, como o sistema de climatização. Manter em dia a manutenção e a limpeza profissionais fazem toda a diferença para uma operação mais eficiente e, consequentemente, mais econômica e menos nociva ao meio ambiente e à saúde e ao bem-estar das pessoas, assim como as manutenções preventivas e monitoramento nos sistemas elétricos.

Contar com uma empresa especializada na prestação desses serviços e que, ao mesmo tempo, esteja alinhada a uma visão de sustentabilidade com práticas socioambientais responsáveis é uma forma eficiente de trazer essa prática para a Companhia de forma mais rápida e econômica. O Grupo Paineiras, por exemplo, tem em sua gestão a preocupação com os aspectos socioambientais. Como evolução dessa abordagem sustentável, já está em processo de obtenção do Rótulo Ecológico concedido pela ABNT.

Saiba mais sobre limpeza sustentável como estratégia de negócio, sustentabilidade empresarial na gestão de facilities, entre outros conteúdos no nosso blog!