A limpeza sustentável torna-se um diferencial num momento em que, cada vez mais, o público demanda por ações que impactem cada vez menos o meio ambiente. 

Mais um evento global, o COP 26, foi realizado no início de novembro de 2021, abordando a redução das emissões de gases de efeito estufa. O foco foi criar mecanismos mais objetivos para colocar em prática as ações que estão sendo discutidas e abordadas nas últimas décadas. Na indústria de limpeza corporativa, o conceito de limpeza sustentável está cada vez mais disseminado, refletindo em práticas que visam à proteção ambiental, ao engajamento social e até à otimização dos recursos, sejam naturais ou financeiros. Com ela é possível, por exemplo, reduzir o consumo de água, de quilowatts-hora de energia, diminuir a emissão de gás carbônico e o acúmulo de níveis de compostos orgânicos voláteis (VOCs) causados por agentes de limpeza químicos. E não para por aí: segundo a Associação Industrial de Limpeza, “a limpeza sustentável é indiscutivelmente a tendência número 1 na indústria de limpeza e não mostra sinais de desaceleração”.

Limpeza sustentável na prática

Contar com empresas profissionais para prestação de serviços de limpeza é uma forma de assegurar que os métodos e produtos utilizados estão compatíveis com as práticas sustentáveis. Dentre elas, destacam-se:

  1. Adotar um programa de limpeza sustentável de alto desempenho: treinamento e capacitação contínua sobre utilização de produtos, equipamentos e materiais;
  2. Eliminar todos os produtos químicos nocivos ao meio ambiente e às pessoas que manuseiam estes produtos, substituindo-os por compostos cujo princípio ativo é proveniente de fontes renováveis. Muitos solventes de limpeza são em grande parte derivados do petróleo. Classificados como compostos orgânicos voláteis, ou VOCs, seu descarte pode criar grandes problemas para o meio ambiente e para a saúde;
  3. Utilizar menos água. Novos hábitos podem ser adquiridos para redução de água, além da utilização de novas tecnologias;
  4. Fazer escolhas conscientes, como priorizar produtos com selo verde;
  5. Fazer a coleta seletiva dos resíduos sólidos, de acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010;
  6. Adotar a logística reversa;
  7. Estender os cuidados a toda cadeia, incluindo frota de veículos da empresa, parcerias, contratação de prestadores de serviços e fornecedores de produtos.

Com 35 anos de atuação, o Grupo Paineiras já adota essas práticas e está comprometido com a missão de promover melhorias na sustentabilidade em toda a indústria, analisando criteriosamente as necessidades de cada cliente para oferecer serviços terceirizados de asseio, limpeza e conservação totalmente customizados, com o máximo em eficiência e baixo impacto ambiental. 

Mas levar adiante essa transformação por um mundo mais sustentável demanda o engajamento de todos. O melhor é que, além dos benefícios ao planeta, que se revertem na sustentabilidade dos negócios a longo prazo, essas medidas também impactam positivamente os negócios, a forma como a empresa é vista pelos clientes, colaboradores e demais públicos estratégicos, bem como, no compromisso em garantir a saúde e o bem-estar das pessoas.

E a sua empresa, já está pronta para uma prática verde de verdade?