A limpeza verde tem como principal objetivo proteger a saúde humana e o meio ambiente por meio da utilização de produtos e práticas ecológicas.

A pandemia de Covid-19 provocou um aumento maciço no uso de produtos de limpeza para desinfecção. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Limpeza e Desinfetantes para Uso Doméstico e Profissional (Abipla), em 2020, a produção aumentou 11,31% para alvejantes e 25,9% para detergentes. Assim, as práticas de limpeza da pandemia podem ter altos custos ambientais, pois o manuseio e o descarte inadequados podem contaminar o solo e os recursos hídricos de uma cidade. Por isso, a limpeza verde se apresenta como uma grande aliada no combate dos danos ambientais.

Para ser considerada ecológica, a limpeza deve ponderar processos, fornecedores, trabalhadores, economia de água, além dos produtos biodegradáveis e outras medidas que contribuam com o meio ambiente.

É através das pequenas mudanças que as organizações podem contribuir para a preservação do ecossistema. E uma dessas mudanças é a prática da limpeza verde. As práticas sustentáveis ​​das empresas se iniciam da base, com a limpeza e manutenção dos ambientes, toda empresa tem um papel importante nos locais onde atua.

O que é limpeza verde?

A limpeza verde ou sustentável visa proteger a saúde humana, bem como o meio ambiente, usando produtos e processos de limpeza que tenham menos impacto no planeta e em quem os utiliza. Mudar para produtos de limpeza ecológicos é bom para o bem-estar dos ocupantes do local e também evita a liberação de produtos químicos desnecessários no meio ambiente.

Com a adoção de produtos de limpeza biodegradáveis, aliados a embalagens inteligentes, há um bom aproveitamento do produto em termos gerais. Eles reduzem a exposição aos produtos químicos presentes nelas, além de terem menos impacto na emissão de gases que contribuem para o efeito estufa e aquecimento global na produção de embalagens.

Em um mundo ideal, seria fácil identificar quais produtos são tóxicos e quais são melhores para as pessoas e para o meio ambiente. No entanto, no mundo real, nem sempre é fácil avaliar os produtos de limpeza para tomar uma boa decisão. Por isso, para uma limpeza verde de qualidade os produtos precisam seguir as seguintes características:

  • Sem fosfatos
  • Sem cloro
  • Sem fragrâncias artificiais
  • Sem cores artificiais
  • Embalagens biodegradáveis ​​ou recicláveis
  • Ingredientes cultivados organicamente usando práticas agrícolas sustentáveis

Como adotar a limpeza verde em empresas?

Não importa o tamanho da organização, a limpeza é fator fundamental para a saúde e bem-estar dos colaboradores. Afinal, um ambiente limpo significa segurança e confiabilidade. Porém, o objetivo é ir além, estimulando boas práticas para um planeta mais limpo, por meio da utilização de produtos de limpeza menos impactantes e mais ecoeficientes, além da coleta e descarte de resíduos de forma adequada.

Muitas empresas ainda possuem dificuldades em incorporar a limpeza verde em suas propriedades. Por isso, quando se pensa em limpeza ecológica, é necessário repensar a limpeza no geral, desde produtos a práticas, entre elas:

  • Procurar produtos com baixa concentração de espuma, pois isso economiza água e mão de obra;
  • Verifique alternativas para o uso racional de água, como a coleta de água da chuva;
  • Reconsiderar o uso de embalagens plásticas, principalmente aquelas que não podem ser reutilizadas ou recicladas;
  • Entender os componentes químicos dos produtos e os danos que eles causam ao meio ambiente, por isso, a importância de buscar produtos ecológicos para a operação;
  • Dispensar quaisquer meios que possam prejudicar a saúde do profissional de limpeza e que possam causar problemas respiratórios e/ou dermatológicos.

Benefícios da limpeza verde nas empresas

Optar pela limpeza verde é crucial para contribuir na redução da poluição do ar e da água, além dos impactos das mudanças climáticas. Na fabricação, um sistema de circuito fechado promove a reciclagem, o que reduz o uso de produtos químicos e materiais brutos, muitas vezes nocivos, e que diminui a necessidade de descarte especializado de resíduos tóxicos. Além disso, existem outros benefícios, bem como:

Preservação da saúde

Produtos de limpeza com químicos agressivos têm um grande impacto na saúde. Pode até não parecer, pois não são ingeridos diretamente, mas a cada pulverização expõe as pessoas aos venenos por inalação e contato com a pele, que são então absorvidos pelo corpo.

Portanto, a limpeza verde remove o resíduo tóxico dos produtos de limpeza tradicionais encontrados nas superfícies que a pele pode absorver, enquanto melhora a qualidade do ar, diminuindo os problemas respiratórios como a asma e outros problemas comuns como dores de cabeça e até espirros.

Conservação do ambiente

Pode até ser difícil acreditar que uma pequena garrafa de líquido pode afetar o planeta, mas afeta. E uma pequena garrafa se transforma em bilhões de galões quando é analisada em uma escala maior com amplas aplicações.

Com os produtos ecológicos é possível reduzir a poluição do escoamento na água e solo, protegendo as populações de vida selvagem, mantendo as substâncias nocivas fora do oceano e a poluição química no ar.

Limpeza verde pode reduzir custos

Do ponto de vista financeiro, a boa notícia é que produtos de limpeza ecológicos não precisam ser mais caros. Os preços caíram e muitos itens podem ser encontrados em supermercados ou lojas por quase o mesmo preço que os produtos comuns. É possível comprar a granel, economizando tempo e dinheiro.

Outro fator é a compra de produtos verdes concentrados. Muitos produtos de limpeza corporativa e alguns produtos de consumo estão disponíveis em versões concentradas, que podem custar um pouco mais no início, mas economizarão dinheiro em longo prazo, além de também reduzirem o impacto negativo da embalagem no meio ambiente.

Também há a possibilidade de algumas empresas menores decidirem parar de comprar produtos de limpeza e simplesmente fazerem os seus próprios, o que em muitos casos pode ser feito facilmente com vinagre e bicarbonato de sódio.

Limpeza verde profissional nas empresas

Os profissionais de limpeza são bem treinados e cientes de todos os riscos associados aos aspectos mais práticos desta operação. Para conseguir uma limpeza verde adequada e eficaz é necessário utilizar produtos, técnicas e equipamentos especializados, além de pessoas qualificadas que saibam gerir o tempo e, por exemplo, o consumo de produtos.

Logo, a limpeza do ambiente de trabalho é um processo que toda empresa deve realizar e precisa receber a devida atenção. Então, se você ainda não tem uma equipe dedicada para ajudar nos seus processos de limpeza, entre em contato com um consultor do Grupo Paineiras.