A iluminação natural oferece benefícios de bem-estar e produtividade para os ocupantes do edifício, mas também possui alguns desafios.

A iluminação natural tem se tornado uma das principais tendências nos projetos de decoração e arquitetura. Isso porque, além de proporcionar economia de energia elétrica, o recurso oferece inúmeras vantagens para os usuários de um espaço.

Em relação aos aspectos funcionais, destaca-se a melhora da qualidade do ar e da acústica, proporcionando maior conforto e bem-estar aos usuários do espaço. Além disso, pode ser utilizada para destacar elementos específicos do ambiente, como obras de arte ou objetos de decoração de um escritório.

No entanto, é importante destacar que a iluminação natural exige alguns cuidados que devem ser considerados na hora da composição de um ambiente para evitar o efeito contrário. Assim como quase tudo na arquitetura, há vantagens e desvantagens na utilização de tal iniciativa. Confira!

O que é iluminação natural?

A iluminação natural consiste em utilizar a luz do sol em substituição à iluminação artificial. Essa prática tem se tornado uma tendência cada vez mais comum, trazendo benefícios como economia e sustentabilidade.

Além de proporcionar economia de energia elétrica, a iluminação natural em ambientes corporativos pode trazer diversos benefícios, como aumento da produtividade dos funcionários, redução do estresse, melhoria do humor e da qualidade do ar, entre outros. No entanto, é importante lembrar que a iluminação natural também pode apresentar desafios, como a necessidade de controle da intensidade da luz, a prevenção de reflexos indesejados em telas de computador e o cuidado para evitar o excesso de calor no ambiente.

Vantagens da iluminação natural

Investir em iluminação natural traz inúmeros benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários. Basta passar alguns minutos em um ambiente assim para perceber tal cenário. No entanto, é importante destacar que há vantagens não tão óbvias que vale a pena conhecer.

Saúde da equipe

Estudos comprovam que o contato com a luz solar traz diversos benefícios para a saúde das pessoas. Nesse sentido, a iluminação natural se apresenta muito mais vantajosa que a artificial. Essa mudança pode diminuir o risco de doenças cardíacas e aumentar a longevidade, além de ajudar a combater transtornos psicológicos, como a depressão.

Muitos desses benefícios estão relacionados aos hormônios que o contato com a luz do sol produz no corpo humano. Um exemplo disso é a serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar, que está relacionada ao sono, humor e apetite.

A exposição ao sol também auxilia na produção de vitamina D, que é essencial para a saúde óssea e o sistema imunológico dos colaboradores, interferindo positivamente em seu índice de absenteísmo.

Produtividade e relacionamento

Considerando todos os benefícios para a saúde dos colaboradores, é importante destacar como a iluminação natural pode ter um impacto na empresa como um todo. Quando os profissionais estão mais felizes e bem-humorados, sua produtividade aumenta significativamente.

Além disso, o acesso direto à luz solar pode melhorar o relacionamento entre os colaboradores e auxiliar na criação de vínculos no ambiente de trabalho. Os profissionais se sentem menos pressionados e mais bem-humorados, o que facilita o trabalho em equipe.

Melhor proveito da ventilação

No Brasil, é quase impossível não utilizar um sistema de resfriamento em ambientes corporativos, sendo o ar-condicionado uma necessidade para o funcionamento adequado da empresa e para o conforto dos colaboradores.

Porém, muitas pessoas desconhecem que a iluminação natural pode ser uma grande aliada nesse aspecto, já que algumas técnicas contribuem não só para a entrada da luz, mas também para a ventilação natural do ambiente. Isso se deve à melhoria da ventilação que pode ser obtida por meio da instalação de janelas e clarabóias em um projeto de reforma ou construção bem planejado.

Além de proporcionar maior luminosidade ao ambiente, essa opção pode melhorar consideravelmente a circulação do ar dentro do escritório, criando uma sensação de frescor e clima agradável.

Economia de energia e sustentabilidade

A economia proporcionada pela iluminação natural vai além da redução do consumo de energia elétrica. A longo prazo, o investimento em janelas e claraboias que permitam a entrada de luz natural pode reduzir consideravelmente os custos com manutenção e substituição de lâmpadas e luminárias, uma vez que a luz do sol é uma fonte de luz gratuita e renovável.

Além disso, a economia gerada pela redução do consumo de energia elétrica contribui para a sustentabilidade, uma vez que a geração de energia pode ser uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa. No Brasil, embora as hidrelétricas sejam a principal fonte de energia renovável, ainda há uma quantidade considerável de emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes do setor de energia.

Segundo dados do Observatório do Clima de 2020, esse setor foi responsável por 19% das emissões totais do País, ficando atrás apenas da agropecuária (28%) e das mudanças no uso da terra, como desmatamentos e queimadas (44%). Desse modo, investir em iluminação natural é uma estratégia econômica e sustentável para a empresa.

Desafios da iluminação natural

Além dos benefícios elencados até aqui, a iluminação natural em ambientes corporativos também pode apresentar desafios. Veja a seguir.

Investimento inicial

É verdade que, no longo prazo, a utilização da luz solar pode trazer uma economia significativa de gastos. Entretanto, é importante estar ciente de que essa estratégia pode afetar o orçamento original da obra, uma vez que o vidro é um material mais caro e delicado em comparação com outros materiais de construção.

O ideal é que se tenha um planejamento financeiro bem estruturado, de forma a avaliar os custos e benefícios da utilização da iluminação natural no longo prazo, bem como encontrar formas de compensar os gastos adicionais na fase inicial.

Uma alternativa é reavaliar os custos de outros itens da obra e encontrar maneiras de economizar em outras áreas para compensar os gastos adicionais com a iluminação natural. Além disso, é preciso lembrar que a sustentabilidade é um fator cada vez mais valorizado no mundo empresarial e pode ser vista como um diferencial competitivo, justificando o investimento.

Orientação do sol

Um projeto de iluminação natural requer um estudo prévio cuidadoso do posicionamento do sol. Embora não seja exatamente uma desvantagem, isso é fundamental para evitar efeitos indesejados, como a entrada de luz da tarde, que pode incomodar as pessoas e aumentar a temperatura do ambiente.

Portanto, antes mesmo de iniciar a construção ou reforma, é imprescindível realizar um estudo cuidadoso sobre a orientação solar para entender a posição exata de cada uma das aberturas. Caso contrário, um projeto mal elaborado pode gerar grandes problemas e custos adicionais com cortinas, insulfilme e outros métodos de bloqueio de luz.

Dependência das condições climáticas

Um ponto importante a ser considerado é a dependência da iluminação natural em fatores externos, como o clima. Embora seja uma excelente opção, não pode ser a única solução para a iluminação em um ambiente corporativo. Em dias chuvosos ou nublados, a luz solar pode ser insuficiente para as atividades profissionais, exigindo uma alternativa como a iluminação artificial.

Por outro lado, em dias muito ensolarados, a iluminação natural excessiva também pode ser prejudicial ao trabalho dos colaboradores. Em resumo, é importante considerar um plano B para lidar com as variações de luz natural e garantir um ambiente de trabalho adequado em qualquer situação.

Iluminação natural e limpeza

A manutenção e limpeza podem ser bastante desafiadoras em um prédio envidraçado. Isso ocorre porque muitos dos materiais utilizados para permitir a entrada da luz são transparentes ou translúcidos, o que torna a sujeira muito mais visível.

Em grandes prédios, por exemplo, é comum utilizar paredes de vidro para maximizar a entrada de luz solar, enquanto edifícios horizontais podem usar claraboias para o mesmo fim. Em ambos os casos, a limpeza e manutenção podem exigir uma equipe externa especializada, especialmente no caso das fachadas (veja aqui 6 coisas que você precisa saber sobre a limpeza delas). O Grupo Paineiras, especializado neste segmento de atuação, trabalha com diferentes técnicas para realização desse serviço com eficiência e segurança, a exemplo da limpeza técnica com hidrojateamento de alta propulsão, feita a partir da filosofia Samurai que norteia a atuação do grupo.