“A primeira impressão é a que fica”. Certamente você já ouviu essa expressão popular, mas você sabia que ela também se aplica perfeitamente à limpeza de fachadas de prédios empresariais? Logo ao chegar a um espaço físico, mesmo antes de entrar no local, as pessoas já serão impactadas por uma mensagem, resultado da primeira vista que elas tiveram da edificação. Agora, uma pergunta: qual mensagem a fachada do seu prédio está passando para os seus clientes e público em geral? Se ela for negativa, está na hora de colocar em pauta a limpeza da fachada do seu empreendimento. Mas antes, confira os 6 itens fundamentais que você precisa saber para realizar o serviço.

1. A importância da limpeza de fachadas

A primeira impressão é a razão mais direta e perceptível, pois está ligada à imagem da empresa. No entanto, a limpeza da fachada também é importante por questões financeiras, legislativas e de segurança. Confira a seguir cada uma delas:

2. Questões financeiras

Um empreendimento em pleno estado de conservação e limpeza tem aumento de vida útil, o que contribui para a valorização do ativo imobiliário. Uma fachada limpa e conservada também é um dos fatores que colaboram para a melhor cotação do preço de locação.

3. Questões legislativas

Também compreendida como uma questão financeira está a prevenção de multas, em casos de descumprimento de legislações municipais específicas sobre a matéria. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a lei n° 10.518/88, dá um prazo de 5 anos para que seja feita a limpeza ou pintura das fachadas.

4. Questões de segurança

O desgaste da fachada pode levar a queda de materiais e partes da fachada sobre bens de terceiros ou até mesmo sobre pessoas. A limpeza e conservação visa evitar esse tipo de acidente, pelo qual a administração ou até o síndico do prédio podem responder legalmente.

O objetivo também é a preservação da saúde das pessoas, prevenindo ou eliminando mofo e sujeiras que podem atrair animais ou insetos que transmitem doenças infecciosas.

5. Como fazer a limpeza de fachadas?

Por se tratar de um serviço complexo, custoso e de risco, o planejamento é fundamental. Nele, o diagnóstico é imprescindível, pois é o que vai determinar o escopo do trabalho, bem como a técnica, recursos e prazo necessários para a realização de um trabalho profissional, com qualidade e segurança e, consequentemente, o custo.

A análise inicial deve conter a altura do prédio e os possíveis acessos a ele em toda sua extensão, os tipos de materiais que compõem a fachada, o grau de sujidade e o ambiente em que o prédio está inserido. A partir dessas informações é elaborado o plano de ação, que inclui a escolha da técnica, equipe, equipamento e produtos adequados.

6. Como garantir a segurança na limpeza de fachadas?

Primeiramente, certifique-se de que está contratando uma empresa profissional, especializada nesse tipo de serviço, pois ela terá os profissionais treinados e habilitados para a execução da tarefa, os equipamentos adequados, revisões periódicas e o conhecimento das obrigações especificadas em normas, leis e regulamentos.

A norma de segurança do Ministério do Trabalho (NR35), por exemplo, traz obrigatoriedade para a empresa responsável pela realização do serviço e para os profissionais envolvidos. É o caso do fornecimento e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e a certificação específica de que os funcionários foram capacitados nessa modalidade de limpeza.

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