Conheça a Filosofia Samurai, usada pelo Grupo Paineiras, que traz ensinamentos, como honra, coragem e disciplina.

“Bushido” significa, literalmente, “Caminho do Guerreiro”. Esse era um código de honra não-escrito e um modo de vida para os samurais, que fornecia parâmetros para esse guerreiro viver e morrer com honra. Conhecido como Filosofia Samurai, os ensinamentos ajudam a desenvolver habilidades mentais exemplares, especialmente, manter a calma em momentos de tensão, estresse ou ansiedade.

Nos dias atuais, no campo de batalha corporativo, entender e aplicar algumas das filosofias dos Samurais ajudará a obter o sucesso e a manter o desempenho ideal. Por isso, a filosofia de origem japonesa já faz parte do trabalho do Grupo Paineiras, integrando os treinamentos dos colaboradores.

Confira os 7 princípios da Filosofia Samurai

1. Perseverança 

Seja para iniciar ou para manter um negócio, são inúmeros os desafios enfrentados no mundo empresarial. Por isso, empreendedores devem treinar o corpo e a mente para desenvolver concentração, julgamento e atitude positiva para perseverar em meio a grandes desafios. 

Para isso, compreenda o setor a que a sua empresa pertence, tenha uma visão clara sobre ele e defina estratégias sólidas. Seja resiliente para lidar com incertezas, diversidades e o estresse. 

2. Autoconfiança e coragem

Com autoconfiança é possível realizar qualquer coisa. Para enfrentar obstáculos, pense com fluidez e flexibilidade para olhar os problemas de diferentes pontos de vista.

Muitas vezes será necessário mudar a estratégia, avaliar novas oportunidades e ameaças e reinterpretar seu próprio conhecimento. É preciso ser capaz de processar novas informações rapidamente e agir de forma decisiva para superar obstáculos que possam surgir repentinamente. Mas, com autoconfiança, tudo fica mais fácil.

3. Cuidado e discrição. 

Os samurais eram muito cuidadosos com a forma como tratavam os outros. Eles possuíam uma maneira altamente ritualizada de etiqueta onipresente em todas as transações pessoais. 

Como os samurais, demonstre respeito aos potenciais investidores, parceiros de negócios, clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade em geral, dentro e fora da empresa.

4. Integridade 

Empresários devem ter e demonstrar moralidade em sua conduta. É importante manter a integridade e a lealdade em todas as relações comerciais.  Sinceridade e honestidade são as virtudes que definem suas vidas. Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai do Japão, dizia: “Não faça nada desonestamente”.

5. Equilíbrio

Mantenha o equilíbrio entre o trabalho e a sua vida pessoal. O trabalho excessivo na ausência de um estilo de vida mais completo pode ser prejudicial à saúde e às relações pessoais. “Não faça nada que não tenha utilidade”: seu tempo deve ser utilizado com o que de fato importa.

6. Benevolência e caridade

Indispensável no caráter de um empreendedor, assim como na operação dos negócios. No momento atual, os clientes estão mais seletivos em seus alinhamentos de marca. Empresas que fabricam produtos mais seguros e saudáveis ​​têm um desempenho melhor.

7. Esperança

Não importa o quão difícil as coisas possam se tornar para o empreendedor, ele deve se lembrar de rir, dar um passeio e buscar a felicidade. Miyamoto Musashi ainda dizia: “Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você ver o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho”.

Acesse www.paineiras.com.br ou fale com um de nossos consultores.