Um ambiente de trabalho saudável tem como foco a saúde, motivação e o bem-estar dos colaboradores.

Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para garantir a excelência no desempenho dos colaboradores. O escritório é o local em que os colaboradores passam grande parte do dia e pode impactar diretamente na produtividade, motivação e satisfação dos profissionais.

Por essa razão, os gestores devem concentrar-se em estratégias que tenham como objetivo o estabelecimento de um ambiente construtivo, agradável e equilibrado. Dessa forma, a organização alcançará benefícios mútuos e todos usufruirão de uma rotina de trabalho mais saudável.

O que é um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável proporciona condições físicas e emocionais adequadas para que os colaboradores possam realizar suas tarefas de maneira eficiente e satisfatória. Isso inclui, por exemplo, uma infraestrutura adequada, como iluminação e ventilação, além de um clima organizacional positivo, que valorize a colaboração, a empatia, o respeito e o diálogo.

Também faz parte desse processo a preocupação com a saúde física e mental dos colaboradores, incluindo a oferta de benefícios, como assistência médica, ginástica laboral e programas de prevenção de doenças. Além disso, é importante que haja um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com políticas que favoreçam a flexibilidade e o bem-estar.

6 estratégias para um ambiente de trabalho saudável

As atividades profissionais cotidianas ocupam uma grande parte do tempo das pessoas, correspondendo a mais da metade do período diário em que estão acordados. Como os profissionais dedicam todo esse tempo e esforço para contribuir com o crescimento de uma empresa, é justo e produtivo fornecer condições favoráveis para eles.

Adotar estratégias e ações para promover o bem-estar no trabalho tende a ter impactos positivos na percepção do profissional em relação à empresa e em sua própria performance dentro dela. No entanto, uma pesquisa da Gallup mostrou que somente 13% dos profissionais ao redor do mundo estão engajados, o que é alarmante, considerando que o engajamento tem um impacto direto na imagem e na lucratividade do negócio. Confira a seguir 6 sugestões para reverter esse quadro e tirar o melhor proveito de um ambiente favorável para as pessoas e, consequentemente, para os negócios:

1. Limpeza profissional

A higienização de ambientes é crucial para prevenir a propagação de doenças, especialmente em locais com alta concentração de pessoas, onde a probabilidade de proliferação de microrganismos nocivos, como vírus e bactérias, tende a ser maior. Ambientes como banheiros, refeitórios e escritórios devem ser limpos regularmente. Esse cuidado se tornou ainda mais importante após a pandemia da Covid-19, quando as pessoas foram obrigadas a reforçar suas práticas de higiene.

Com protocolos de higiene cada vez mais aprimorados, a limpeza convencional já não é suficiente para atender às demandas corporativas. A limpeza profissional é a mais indicada para realizar uma higienização eficaz, pois as equipes compreendem as necessidades específicas das empresas, adotando práticas como:

  • Limpeza geral: essa é a forma mais básica de limpeza, na qual o profissional remove a poeira dos móveis, varre os ambientes e utiliza produtos para deixar o local com cheiro agradável;
  • Limpeza leve: é mais completa do que a limpeza geral e requer a utilização de produtos químicos para garantir uma higienização completa. É especialmente importante em estabelecimentos como consultórios médicos e restaurantes, e deve ser realizada diariamente;
  • Limpeza pesada: conhecida como esterilização, tem o objetivo de eliminar todos os agentes contaminantes presentes nos ambientes, como vírus e bactérias.

Além de dominarem as melhores técnicas para uma limpeza eficiente, os profissionais da limpeza são treinadas para usar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e são conscientes do uso correto de produtos e descarte de materiais, contribuindo significativamente para a sustentabilidade ambiental e financeira das empresas.

2. Manutenção de áreas verdes

A jardinagem profissional não só proporciona um ambiente agradável e estético, como também tem um impacto significativo na imagem das empresas em relação aos colaboradores e clientes. Além disso, o paisagismo pode contribuir positivamente para o posicionamento da marca.

De acordo com um estudo realizado na Austrália, a simples introdução de plantas no ambiente de trabalho não só aumentou a produtividade em 15%, mas também melhorou a concentração e a satisfação dos funcionários. Há vários benefícios em incorporar elementos naturais em espaços corporativos, seja através de um jardim, vasos de plantas ou outras soluções de design natural. Entre os benefícios, destacam-se:

  • Contribui para a realização, criatividade e colaboração entre colegas;
  • Reduz o estresse;
  • Aumenta a produtividade;
  • Reduz o absentismo;
  • Melhora a memória, raciocínio e aprendizado, ajudando no desempenho cognitivo;
  • Traz sensação de bem-estar para a mente, corpo e alma.

A manutenção adequada das áreas verdes também melhora a saúde das pessoas. Isso se deve ao fato de que o trabalho de jardinagem envolve o constante controle de pragas, limpeza, poda de árvores e corte de grama, o que evita a proliferação de mosquitos e, consequentemente, a propagação de doenças transmitidas por eles. Portanto, a presença de áreas verdes bem cuidadas também melhora a qualidade do ar e reduz o risco de doenças respiratórias.

3. Controle de pragas

As pragas urbanas representam um risco à saúde das pessoas e sua presença em ambientes corporativos pode prejudicar não apenas a integridade física dos colaboradores, mas também a reputação da empresa. Baratas, moscas, formigas, mosquitos, cupins e roedores são algumas das pragas mais comuns, por isso é importante tomar medidas preventivas para evitá-las.

Para o controle integrado de pragas é necessário contar com profissionais especializados, que possuem métodos para identificar as pragas existentes no ambiente e estudar seus hábitos para impedir que encontrem abrigo e alimento. No entanto, é importante também que os ocupantes do local observem diariamente qualquer indício de pragas nos arredores e adotem práticas que impeçam seu surgimento.

4. Diversidade nas equipes

Diferentes estudos já destacaram a relação entre a diversidade e a rentabilidade das empresas. Por exemplo, em 2020, a consultoria McKinsey realizou uma pesquisa em 15 países, incluindo o Brasil, que revelou que as empresas que consideram a diversidade como parte de sua estratégia podem ter um lucro 21% acima da média de mercado.

Além disso, equipes diversificadas promovem uma cultura de inovação 600% maior, como mostrou a pesquisa Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation, realizada pela consultoria Accenture. Empresas que promovem a diversidade também se alinham ao pilar Social do ESG, o que as torna mais bem avaliadas pelos stakeholders.

Ao promover uma convivência mais inclusiva e respeitosa dentro da empresa, as diferenças são valorizadas, o que pode resultar em maior segurança e sensação de acolhimento para os colaboradores, contribuindo para a redução do turnover.

De acordo com um estudo da Harvard Business, empresas que adotam uma cultura de diversidade observam um aumento de 17% no engajamento dos funcionários, que se mostram mais dispostos a ir além de suas responsabilidades.

Logo, um ambiente de trabalho que reconhece e celebra a diversidade pode melhorar significativamente o clima organizacional, estimulando a criatividade e o potencial dos funcionários.

5. Bem-estar dos colaboradores

Existem duas razões pelas quais é fundamental se preocupar com o bem-estar dos funcionários. Primeiro, cuidar da saúde mental e do conforto dos colaboradores é a atitude mais humanitária que se pode tomar, e isso pode levar a uma melhoria nas relações interpessoais dentro da empresa.

Em segundo lugar, a necessidade de as empresas adotarem uma abordagem centrada nos funcionários, ou employee-centric, está se tornando cada vez mais importante. Isso significa reconhecer que o capital humano é o maior ativo da empresa. Esse aspecto abrange não apenas o pilar da saúde mental, mas também todas as questões relacionadas à saúde física, incluindo a criação de um ambiente de trabalho seguro, confortável e ergonômico para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

6. Qualidade do ar

A Qualidade do Ar Interno (QAI) é um tema de grande importância que diz respeito a todos, uma vez que a maioria das pessoas passa mais de 70% do tempo em ambientes internos. O problema é que estudos demonstram que, frequentemente, a qualidade do ar interno é pior do que a do ar externo.

A QAI inadequada pode levar a problemas de saúde a curto e longo prazos, reduzir a produtividade e aumentar o absenteísmo, além de ter um impacto negativo na economia.

Dessa forma, a manutenção do ar-condicionado é fundamental para garantir o seu bom funcionamento e prolongar sua vida útil. Além disso, a manutenção regular do sistema oferece uma série de benefícios importantes. Tais como:

  1. Melhora da qualidade do ar: a manutenção regular do ar-condicionado ajuda a prevenir o acúmulo de poeira, sujeira e bactérias, o que contribui para a melhora da qualidade do ar e redução do risco de doenças respiratórias;
  2. Redução do consumo de energia: um sistema de ar-condicionado sujo ou mal conservado pode consumir mais energia do que o necessário para funcionar, o que aumenta as contas de energia. Logo, a manutenção adequada ajuda a garantir que o sistema funcione com eficiência energética;
  3. Prolongamento da vida útil: a manutenção regular do ar-condicionado ajuda a prevenir falhas e desgaste excessivo, ajudando a prolongar a vida útil do sistema e evitar custos de reparo ou substituição;
  4. Maior conforto: um sistema de ar-condicionado bem conservado  mantém o ambiente interno com temperatura e umidade adequadas, oferecendo um ambiente mais confortável para os colaboradores;
  5. Conformidade com regulamentos e normas: edifícios e empresas têm obrigações legais e regulamentares em relação à manutenção de sistemas de ar-condicionado para garantir a segurança e a saúde das pessoas que os utilizam.

Ciente das necessidades dos edifícios corporativos, o Grupo Paineiras reconhece a importância de boas estratégias para um ambiente de trabalho saudável. Por essa razão, oferecemos serviços terceirizados de manutenção e limpeza, com análise criteriosa do perfil de cada cliente. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.