Com a manutenção em dia e devidamente higienizados, equipamentos de ar-condicionado podem contribuir para a melhora do ar dentro das edificações.

Dores de cabeça, tosse, espirros, congestão nasal, irritação nos olhos, entre outros, são sintomas que podem estar relacionados à baixa qualidade do ar interior. Segundo o fundador da Anvisa e Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Gonçalo Vecina, “respiramos em torno de 10 mil litros de ar por dia. Nesse ar podem ter contaminantes, gases, partículas, microrganismos, invisíveis a olho nu, que entram no nosso corpo, podendo causar danos a curto e longo prazos”. 

Como cada vez mais vivemos em ambientes internos, cuidar da qualidade do ar interior, portanto, é indispensável, especialmente no contexto pandêmico atual. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos passam cerca de 90% do tempo em locais fechados.

Como o ar-condicionado contribui para a qualidade do ar interior?

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) lançou uma cartilha sobre a qualidade do ar, destacando a importância do equipamento para manter as condições adequadas de temperatura e umidade nos ambientes internos. No material, são elencadas as principais funções da climatização mecânica para a qualidade do ar em ambientes fechados. Confira:

  • Proporcionar conforto térmico, mantendo a temperatura na média indicada pelas orientações técnicas definidas pela ANVISA e ABNT, ou seja, entre 23°C e 26°C no verão e entre 20°C a 22°C no inverno.
  • Manter a umidade do ar por meio do processo de umidificação e/ou desumidificação, que deve ser de 40% a 65% no verão e de 35% a 65% no inverno.
  • Renovar o ar interior por meio do processo de troca de ar, diluindo, assim, possíveis contaminantes. A renovação do ar deve ser de 27 m³/hora/pessoa em ambientes com circulação normal de pessoas e de 17 m³/h/pessoa em ambientes de alto fluxo.
  • Filtrar o ar, removendo os poluentes. Com o uso de filtros adequados, higienizados corretamente e trocados de acordo com a recomendação técnica, os equipamentos reduzem a concentração de poluentes no ambiente interno, como poeira, compostos orgânicos voláteis, bactérias, mofo, etc.
  • Distribuir o ar para uma melhor homogeneização das condições internas, evitando zonas de estagnação (bolsões de ar estagnados).

Manutenção preventiva do ar-condicionado e higienização são essenciais

Para que o sistema de climatização cumpra seu papel de proporcionar um ambiente saudável onde as pessoas possam também se sentir bem, é essencial que a manutenção preventiva e a higienização correta dos filtros, dutos, unidades internas e externas estejam em dia, inclusive, em cumprimento à Lei do PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle). Além disso, é necessário seguir os padrões de qualidade do ar em ambientes climatizados da ANVISA.

Dessa forma, você garante um ambiente seguro, saudável, que promove bem-estar, o que impacta diretamente no aumento de produtividade e redução nos índices de absenteísmo, além de evitar multas e sanções.