A manutenção sustentável de áreas verdes requer um serviço de jardinagem inteligente, eficiente e ecológico.

Projetos de paisagismo e jardins são comuns em empresas de vários segmentos e tamanhos, seja para proporcionar lazer aos funcionários e clientes ou para decorar e tornar o ambiente mais agradável.

Por isso, ao criar um projeto de jardinagem, não basta se concentrar apenas na arborização, a manutenção sustentável de áreas verdes também é essencial para preservar a qualidade do ambiente.

Inicialmente, o conceito de “manutenção sustentável” pode parecer paradoxal. Afinal, uma área verde é, por definição, uma parcela da natureza sob controle que ajuda o microecossistema a ter ar puro e clima agradável. Sem com isso comprometer os benefícios intangíveis, como paz, tranquilidade e conforto associados à presença da natureza.

No entanto, durante a implementação do projeto paisagístico de um jardim podem ocorrer danos aos biomas já existentes e ecologicamente importantes. Há o risco, por exemplo, de desperdício de recursos naturais, uso de produtos que agridem o meio ambiente, entre outros.

Estender o conceito de sustentabilidade às áreas verdes é essencial para usufruir devidamente de seus benefícios. Entre eles, a melhora na qualidade do ar, a redução da poluição ambiental e, é claro, contribuindo para o bem-estar dos funcionários.

O que é a manutenção sustentável de áreas verdes?

A manutenção sustentável em áreas verdes é uma abordagem de cuidado com a vegetação que visa minimizar o impacto negativo no meio ambiente e promover a sustentabilidade.

Essa prática envolve a adoção de métodos e técnicas que preservam a biodiversidade local, reduzem o consumo de água, energia e produtos químicos, além de priorizar o uso de materiais orgânicos e recicláveis.

A manutenção sustentável também incentiva a conservação do solo e o uso responsável dos recursos naturais, de forma a criar um ambiente equilibrado e saudável para todos.

Como realizar a manutenção sustentável de áreas verdes?

O cuidado sustentável com as áreas verdes requer um planejamento adequado, considerando o tipo de plantas presente. Além da região e as condições específicas do ambiente em questão.

Isso porque cada espécie requer um cuidado diferente, que ainda pode variar de acordo com as condições do ambiente em que ela está. Confira a seguir, as principais práticas sustentáveis para uma manutenção correta de áreas verdes.

1. Escolher plantas nativas

Escolher plantas nativas traz muitos benefícios para o meio ambiente e para a manutenção sustentável de áreas verdes. As plantas nativas são aquelas que fazem parte naturalmente de uma determinada região, e portanto, estão adaptadas às condições climáticas e ambientais locais.

Ao optar por plantas nativas para uma área verde, é possível reduzir o consumo de água e fertilizantes, pois essas plantas são mais resistentes e se desenvolvem bem sem a necessidade de cuidados especiais. Além disso, as plantas nativas também atraem a fauna local, como pássaros e insetos, contribuindo para a preservação da biodiversidade.

Por fim, a escolha de plantas nativas para áreas verdes ajuda a promover a identidade e a cultura locais, pois fazem parte da história e da paisagem natural da região.

2. Utilizar compostagem

Fazer compostagem é uma prática importante para a manutenção sustentável de áreas verdes e para o meio ambiente de modo geral. A compostagem é um processo de decomposição de resíduos orgânicos, como restos de alimentos, folhas e galhos, que resulta em um composto rico em nutrientes para plantas.

Portanto, o uso de compostagem é uma maneira de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos transformando-os em adubo natural.

3. Minimizar o uso de produtos químicos

Muitos produtos químicos, como herbicidas e pesticidas, podem ser prejudiciais ao meio ambiente, causando a contaminação do solo, da água e do ar, além de afetar a fauna e a flora locais.

Ao minimizar o uso de produtos químicos na manutenção de áreas verdes, é possível contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde humana, além de promover uma jardinagem mais sustentável e equilibrada.

Existem diversas alternativas naturais e orgânicas que podem ser utilizadas para o controle de pragas e doenças nas plantas, como o uso de adubos orgânicos, a rotação de culturas e a escolha de plantas resistentes às condições do ambiente.

4. Economizar água

A irrigação é uma das principais necessidades para manter a vegetação saudável, contudo, é possível reduzir o consumo de água ao adotar sistemas de irrigação por gotejamento. Por exemplo, já que este método fornece água diretamente às raízes das plantas, reduzindo o desperdício por evaporação ou escoamento.

Além disso, ajustar a frequência e duração da irrigação de acordo com as necessidades de cada planta e das condições climáticas também auxilia na redução do uso de água. Uma boa dica é colher e armazenar água da chuva em cisternas ou tanques para utilizá-la na irrigação de áreas verdes.

5. Priorizar o uso de materiais recicláveis e orgânicos

Na hora de escolher materiais para a manutenção da área verde, o ideal é adquirir aqueles que são recicláveis ou biodegradáveis. Por exemplo, utilizar vasos de fibra de coco ao invés de plástico, ou usar cobertura orgânica para o solo, como folhas secas e palha.

Também é possível reaproveitar materiais, como pneus antigos, para usá-los como vasos de plantas. Basta cortar o pneu ao meio, forrar com um pedaço de tecido ou papelão para evitar vazamentos e plantar as mudas dentro dele. Utilizar paletes de madeira como base para canteiros elevados também pode ser uma alternativa, uma vez que os paletes podem ser empilhados e preenchidos com terra e composto para plantar hortaliças e ervas.

Por anos, o Grupo Paineiras tem se dedicado a essas atividades, contando com profissionais supervisionados e treinados constantemente para fornecer os melhores serviços para a sua empresa. Entre em contato e saiba mais!