Detalhes, demandas simples do dia a dia e inimigos ocultos são justamente onde podem estar os principais (e caros!) erros.

O episódio que viralizou na internet, de parte de um estacionamento desabando dentro de um shopping center na cidade de Osasco, em São Paulo, traz um alerta sobre a importância da gestão profissional e manutenção desses espaços, muitas vezes negligenciada no escopo da gestão predial.

A falta de um plano de manutenção que integre intervenções corretivas e medidas preventivas, baseado no diagnóstico preciso da condição do espaço, instalações e equipamentos, pode ter impactos relevantes na integridade estrutural, na segurança e até na valorização de uma edificação.

Até mesmo questões aparentemente simples do dia a dia, como superfícies sujas e escorregadias, neste cenário, representam um perigo iminente, pois aumentam o risco de incidentes graves, expondo as pessoas e bens materiais a riscos, os responsáveis legais a possíveis processos judiciais, e o espaço à uma mácula em sua reputação. A perceptível deterioração também contribui para a desvalorização patrimonial, prejudicando a percepção de valor e contribuindo para uma experiência negativa do usuário.

É por isso que cada detalhe conta, a começar pelo básico que, justamente por ser considerado “simples”, pode acabar sendo deixado para depois. O resultado é o acúmulo de problemas, que transforma em grandes demandas as pequenas necessidades, resultando em intervenções corretivas mais dispendiosas e morosas.

Para não cair nessa armadilha, confira os 6 itens fundamentais para a manutenção de garagens e estacionamentos.

1. Inspeção detalhada é prioridade na manutenção de garagens e estacionamentos

As inspeções são o ponto de partida para uma gestão operacional de qualidade em garagens e estacionamentos. É por isso que empresas terceirizadas especializadas começam por essa ação. É também a partir de uma vistoria técnica que o diagnóstico é elaborado, fomentando a criação de um plano de ação e prioridades, incluindo a proposição de SLAs e KPIs.

2. Produtos e técnicas customizados

Além de adequar o plano de manutenção às necessidades de cada garagem ou estacionamento, a limpeza também deve ser customizada. Afinal, o nível e tipo de sujidade de um espaço como esse não é comparável aos da área comum de um prédio, por exemplo. Portanto, é necessário utilizar produtos desengraxantes específicos para a remoção de óleos, graxas e resíduos industriais, com uma aplicação adequada para evitar danos químicos às superfícies, ter cuidado com produtos inflamáveis e até com o local e a forma de armazenamento. Considerando que neste tipo de ambiente a limpeza também deve ser vista como uma medida preventiva, contar com os produtos e os profissionais devidamente capacitados faz toda a diferença.

3. Hidrojateamento controlado

O hidrojateamento é uma opção eficaz para a remoção de sujeira incrustada e resíduos persistentes, garantindo uma limpeza profunda sem causar danos estruturais. É uma técnica específica, que deve ser aplicada por empresas especializadas, para que seja executada com segurança e eficiência. O Grupo Paineiras, por exemplo, tem cases de sucesso no uso deste tipo de limpeza técnica em fachadas.

4. Revestimentos de proteção

Além de intervenções para evitar danos e acidentes ou para repará-los, o trabalho de manutenção em garagens e estacionamentos também deve contemplar medidas protetivas. Além da selagem da superfície, deve-se considerar, por exemplo, a aplicação de revestimentos epóxi ou poliuretano, que oferecem proteção contra abrasão, produtos químicos e impactos.

5. Manutenção das calhas e drenagem

Os perigos também estão onde os olhos não veem. Por isso, faz parte da lista básica da manutenção de garagens e estacionamentos manter a funcionalidade das calhas e sistemas de drenagem, assegurando o correto escoamento da água e evitando o acúmulo que pode levar a danos estruturais a longo prazo. Ou seja, nada de “o que os olhos não veem o coração não sente”. 

6. Monitoramento das marcas e pintura

A segurança também requer um tráfego fluido. Para isso, a sinalização é extremamente relevante. Um simples desgaste de um sinal no piso ou em uma placa aérea já pode ser o suficiente para um acidente. Monitorar o desgaste das marcas de sinalização e retocá-las quando necessário é primordial para garantir a orientação eficaz do tráfego e otimizar a utilização do espaço. Além das questões de segurança, um tráfego eficiente significa uma experiência mais positiva para o usuário e, para muitos tipos de negócio, mais rentabilidade.

Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços.