Tecnologias inovadoras redefinem o serviço de portaria moderno, combinando eficiência e segurança. Mas integrar as pessoas é essencial para a assertividade da transformação.

A profissão de porteiro tem passado por uma transformação significativa graças aos avanços tecnológicos. Antes limitada a funções básicas de identificação de visitantes e controle de acesso, o serviço de portaria moderno foi aprimorado com a adoção de ferramentas inovadoras.

No Brasil, essa evolução vem acompanhada do conceito de condomínio 4.0, uma realidade cada vez mais presente, que consiste no uso de novas tecnologias para garantir mais segurança e eficiência no controle de acesso de pedestres e veículos. São soluções que estão tornando o trabalho do porteiro mais eficiente, seguro e conveniente para todos os envolvidos, embora também possam apresentar desafios.

Conheça a seguir algumas das principais ferramentas que auxiliam o papel do porteiro nesse contexto de modernização e inovação.

Serviço de portaria moderno com controle de acesso inteligente

Uma das inovações mais impactantes no serviço de portaria é o controle de acesso inteligente.

Por meio de sistemas avançados, como leitores de cartões, biometria ou aplicativos móveis. Além disso, existem dispositivos que dispensam o uso de chaves, os moradores podem acessar o condomínio com rapidez e segurança através de um aplicativo exclusivo com chave QR Code ou por meio de tags e controles de garagem com tecnologia anticlonagem.

Ou seja, isso aumenta a segurança do local, evitando a entrada de pessoas não autorizadas e reduzindo o risco.

Portaria remota

A portaria remota é uma solução moderna cada vez mais adotada por condomínios.

Logo, nesse modelo, os porteiros são alocados em uma base de monitoramento remota, utilizando câmeras para acompanhar em tempo real os acessos. Isso aumenta a segurança, reduzindo o risco deles se tornarem vítimas de criminosos.

Além da segurança, a portaria remota também proporciona vantagens financeiras para o condomínio, pois ao contratar uma empresa que oferece esse serviço, o condomínio elimina gastos com folha de pagamento e encargos trabalhistas. A mudança pode resultar em uma redução de até 50% nesse tipo de despesa.

Comunicação instantânea

As ferramentas de comunicação instantânea, como intercomunicadores e aplicativos de mensagens, têm facilitado a troca de informações entre o porteiro e os moradores ou funcionários.

Por isso, com um simples toque é possível esclarecer dúvidas, notificar sobre visitantes ou entregas e coordenar a entrada de prestadores de serviços. Essa comunicação, direta e ágil, agiliza a rotina do porteiro e melhora a experiência de todos os envolvidos.

Registro de dados e relatórios

Algumas ferramentas tecnológicas de comunicação permitem o registro detalhado de dados e a geração de relatórios. Assim, o porteiro pode acompanhar métricas importantes, como o fluxo de pessoas, horários de maior movimentação e incidentes registrados. Essas informações são valiosas para aprimorar a segurança e a gestão do local ao longo do tempo, fornecendo insights para tomadas de decisões estratégicas.

Em resumo, não há dúvidas que as novas ferramentas agregam mais eficiência ao serviço de portaria, mas para que todo seu potencial seja realmente aproveitado é preciso considerar a capacitação dos porteiros.

Como toda inovação, conhecer, entender seus benefícios e vulnerabilidades e saber usar essas ferramentas inovadoras são essenciais para que sejam verdadeiramente funcionais.

O equilíbrio entre as habilidades humanas e a inteligência tecnológica é o ponto ideal para um serviço de portaria eficiente e de excelência. E é esse equilíbrio que as empresas especializadas podem oferecer, agregando experiência e conhecimento que só quem tem o tema em seu core business consegue agregar, estando em dia com as mudanças frequentes e rápidas que estão em curso.

Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços.