Além do aspecto estético, essencial para a imagem positiva da edificação, serviços de limpeza e conservação de fachadas são fundamentais para a segurança e a valorização do patrimônio.

Como já tratamos neste post, a fachada, assim como os elementos externos de uma forma geral, são o cartão de visita de um empreendimento. Além do caráter estético, É essencial para compor uma primeira imagem positiva da edificação perante seus públicos estratégicos, a limpeza e a conservação de fachadas também implicam em questões econômico-financeiras. Veja a seguir, quais as vantagens e desvantagens de uma má conservação.

Importância dos serviços de limpeza e conservação de fachadas

Fachadas sujas e mal conservadas podem causar uma má impressão aos visitantes, afetar a imagem e, consequentemente, a desvalorização do empreendimento.

Em casos de edifícios com espaços disponíveis para locação, a fachada também é um fator de influência sobre a atratividade de novos inquilinos e no preço de locação do metro quadrado, fatores que também têm impactos financeiros diretos.

Em casos mais graves, uma fachada mal conservada pode comprometer a estrutura do prédio, uma vez que a exposição constante às intempéries e poluição urbana pode resultar no acúmulo de sujeira, mofo e manchas que, além de prejudicar a estética, podem comprometer a durabilidade dos materiais utilizados na construção.

Serviços de limpeza e conversação também trazem segurança

Além disso, a falta de manutenção pode levar ao surgimento de fissuras e rachaduras, favorecendo a infiltração de água e causando danos estruturais. Não é à toa que fachadas negligenciadas podem acarretar multas e sanções.

Ou seja, manter em dia a limpeza e conservação de fachadas é essencial para garantir a segurança, seja segurança física das pessoas, seja a segurança jurídica dos responsáveis legais por essa demanda, além de impactar em questões econômico-financeiras.

Até onde vai a fachada?

Conceitualmente, a fachada é toda e qualquer área visível do prédio. Isso inclui, obviamente, as áreas externas, como a frente, laterais e fundos de uma construção.

Diferentemente do que pode parecer à primeira vista, áreas internas, como corredores e portas, no caso de apartamentos ou salas comerciais.

Normas e leis reforçam os princípios básicos

Um bom parâmetro para manter a fachada em dia são as normas e legislações vigentes. Em São Paulo, por exemplo, o Código de Obras e Edificações e o Código de Posturas do Município estabelecem alguns pontos fundamentais. São eles:

  • Manutenção periódica: a legislação pode exigir que os proprietários realizem manutenções regulares nas fachadas para garantir sua integridade e segurança.
  • Limpeza e conservação: podem ser estabelecidos padrões e diretrizes para a limpeza adequada das fachadas, incluindo a remoção de sujeira, mofo e outros resíduos.
  • Inspeções técnicas: algumas leis podem exigir inspeções técnicas realizadas por profissionais habilitados para avaliar a condição das fachadas e identificar possíveis problemas.
  • Conservação de patrimônio histórico: no caso de edifícios históricos ou protegidos, podem haver regulamentações adicionais para preservar as características originais da fachada.
  • Segurança: a legislação pode abordar aspectos relacionados à segurança dos trabalhadores que executam a limpeza e conservação, bem como a segurança dos pedestres na área ao redor do edifício durante um processo de intervenção na fachada.

Profissionalização, técnicas e metodologia garantem a qualidade e a segurança

Por ser um ponto estratégico com impacto sobre a saúde e segurança das pessoas e sobre a rentabilidade e performance financeira da edificação, a limpeza e conservação de fachadas demandam serviços profissionalizados, executados por profissionais capacitados munidos de técnicas específicas e equipamentos adequados a cada tipo de cenário.

Entre as técnicas, destacam-se:

  • Hidrojateamento: um jato de água de alta pressão é utilizado para remover sujeiras impregnadas, pinturas deterioradas e até mesmo resíduos de poluição. É uma opção eficiente e ecologicamente correta, pois não requer o uso de produtos químicos. Entre as especialidades do Grupo Paineiras na realização do serviço de limpeza e conservação de fachadas está essa técnica, apresentada como case no Congresso Infra de 2022.
  • Lavagem a vapor: é ideal para fachadas com acabamentos delicados, pois utiliza vapor d’água para dissolver a sujeira sem danificar as superfícies. Além disso, é uma alternativa sustentável, já que minimiza o consumo de água.
  • Lavagem química: indicada para casos mais graves de sujeira e mofo, a lavagem química utiliza produtos específicos para cada tipo de revestimento, garantindo a limpeza profunda, eficiente e segura.

Alpinismo e limpeza e conservação de fachadas

À primeira vista, esses são dois temas totalmente desconexos. No entanto, quando o assunto é limpeza e conservação profissional de fachadas, o alpinismo é uma prática recorrente, mas que só pode ser realizada por uma empresa especializada.

Também chamada de alpinismo industrial, essa técnica permite o acesso a locais de difícil alcance de maneira ágil e segura, sendo uma solução econômica para a limpeza de fachadas em edifícios altos. Funciona como alternativa ou de forma complementar a andaimes e plataformas suspensas.

Embora o ditado diga que não se deve julgar um livro pela capa, quando o assunto é fachada, essa relação é inevitável.

O que a capa da sua edificação está dizendo sobre a sua empresa?

Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços.