Zelar pela ordem, segurança e limpeza da área sob sua responsabilidade. O verdadeiro papel de um porteiro. Além disso, também é responsável pelo controle de acesso de visitantes, recepção de encomendas e apoio no monitoramento eletrônico.
Cartão de visita de um prédio, esse profissional é de extrema importância para o bom atendimento dos usuários da edificação, da segurança e do bom funcionamento do empreendimento, tanto que ele já tem um dia especialmente dedicado a ele.
Comemorado em 9 de junho, o Dia do Porteiro é uma oportunidade para destacar o papel desse profissional. Neste artigo, veja mais detalhes da profissão.
Porteiro não é vigilante
Saber a diferença entre porteiro e vigilante é necessário para reconhecer o papel do funcionário localizado nas cabines de acesso a prédios residenciais e comerciais.
Ter um porteiro capacitado significa inibir a ação criminosa em condomínios, mas muitas vezes isso acaba gerando confusão acerca de suas funções, o que pode sobrecarregar o profissional, além de poder gerar processos trabalhistas.
Portanto, é importante ter em vista que ele não é o responsável direto por fazer a vigilância do empreendimento, mas sim agir com responsabilidade e prudência no controle de acesso.
Mantendo a ordem e a segurança
O bom funcionamento e a ordem começam pela boa relação e ótima comunicação do porteiro com os moradores e visitantes, para que todos possam colaborar de boa vontade para a segurança coletiva.
Porém, quando necessário, o porteiro deve agir com profissionalismo e fazer valer sua responsabilidade para que as regras sejam respeitadas. Para isso, ele precisa cumprir os protocolos de segurança.
Entre eles está o acesso às informações das pessoas que vão entrar no empreendimento, seja a pé ou de carro. Afinal, segundo o Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-RJ/SP), em 90% dos casos de roubo em condomínios, os criminosos entram pela porta da frente se fazendo passar por prestadores de serviço ou moradores.
Estar sempre pronto para imprevistos também é outra necessidade. O porteiro deve saber o que fazer ou a quem recorrer se algo fugir à normalidade do condomínio.
Seja um morador preso no elevador, atos de vandalismos dentro ou próximo ao empreendimento, uma pessoa estranha rondando o prédio ou até mesmo um caso de assalto ou incêndio. Ter sempre à mão um meio de comunicação e os números de contato com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu anotados e visíveis é imprescindível.
O principal, no entanto, é que o profissional receba muito e constante treinamento, não só técnico, mas, inclusive, para desenvolver sua inteligência emocional.
Principais erros relacionados ao serviço de portaria
- Falta de treinamento dos profissionais: Assim como em qualquer profissão, a falta de preparo e treinamento se torna uma brecha enorme na segurança. Ou seja, não ter informações e orientações claras sobre as condutas geram incertezas no posto de trabalho.
- Falta de orientação no regime interno: Cada empreendimento contém suas normas, conforme suas características. Nesse sentido é de extrema importância que toda orientação seja passada também aos colaboradores e condôminos.
- Falta de identificação de visitantes, principalmente no estacionamento: Uma das falhas mais frequentes dentro dos condomínios ocorre na entrada e saída em garagens/estacionamentos, pois sempre que um veículo está com uma pessoa a mais como visitante, simplesmente passa direto sem ter uma devida identificação. Portanto, é sim uma obrigação do porteiro questionar sobre todas as pessoas que estão acompanhando o morador.
- Distrações: Outra falha muito comum nos condomínios é permitir que o porteiro tenha distrações enquanto está no horário de trabalho. Celulares, televisões, livros e outros objetos que “ajudam a passar o tempo” podem se tornar verdadeiros vilões, facilitando o acesso de criminosos ao empreendimento.
- Deixar de investir em tecnologia para facilitar o monitoramento: Os sistemas e recursos tecnológicos são grandes aliados para a segurança no condomínio. Ao contrário, deixar de investir em equipamentos e soluções pode ser um grande erro.
Porteiro terceirizado ou próprio, qual é o melhor?
Durante toda a batalha contra a pandemia do Coronavírus, o crescimento da terceirização de serviços no facilities foi um fator notável. Segundo o eHub, plataforma que conecta empresas a fornecedores, a contratação deste tipo de serviços teve um crescimento exponencial de 205% no segundo trimestre de 2021. Entre os serviços de portaria, a demanda aumentou em 51%.
Além das diversas vantagens oferecidas pela terceirização dos serviços de facilities, o serviço de portaria, especificamente, também pode usufruir da profissionalização de uma empresa especializada.
Neste caso, contam como importantes diferenciais, todo o processo qualificado de recrutamento, seleção e o constante treinamento dos profissionais, o acompanhamento contínuo com suporte qualificado de uma equipe especializada, além das questões relacionadas à imagem e reputação do condomínio ao contar com um profissional devidamente uniformizado, com boa comunicação e conhecimento sobre a importância do relacionamento profissional e cortês com os usuários.
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