A tecnologia na limpeza profissional tem sido uma grande aliada, permitindo ganho de eficiência, redução de custos e minimização do impacto ambiental.

Desde o surgimento dos primeiros equipamentos de limpeza mecânicos conhecidos como MOPs, na década de 1970, até os dias atuais, a tecnologia na limpeza profissional tem se mostrado uma grande aliada.

Hoje em dia, é possível contar com softwares e aplicativos para dispositivos móveis que permitem monitorar e orientar procedimentos de limpeza de forma eficiente e sustentável, como mostramos a seguir.

Por que implementar tecnologia na limpeza profissional

Graças a essas inovações tecnológicas, a limpeza profissional tem conseguido aumentar sua eficiência, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental. Os softwares e aplicativos disponíveis no mercado permitem planejar e executar tarefas de limpeza de maneira mais organizada e otimizada. Logo, evitam desperdícios e reduzem o consumo de produtos químicos e água.

Para a diretora da Câmara de Prestadores de Serviços de Limpeza Profissional, Edilaine Siena, em entrevista à revista Higiplus,”a tecnologia e inovação estão nas pequenas coisas e em todos os procedimentos”.

Implementação da tecnologia na limpeza profissional

Fabricantes de equipamentos e produtos químicos para limpeza profissional têm a missão de atender à crescente demanda por novas técnicas, processos, produtos e tecnologias. O desafio é educar o mercado e fazer com que os prestadores de serviços busquem a melhor solução para cada aplicação. Em outras palavras, levam em conta a alta performance e a sustentabilidade.

A preocupação em relação à sustentabilidade dos produtos químicos utilizados é uma tendência. As tecnologias empregadas visam alcançar níveis de performance elevados em diversas camadas, com o intuito de obter maior eficiência com menor impacto ambiental.

Nesse sentido, destacam-se três pontos importantes: aplicação, composição e apresentação. A aplicação de tecnologia permite a realização de mais limpeza úmida e menos molhada, contribuindo para o consumo consciente de água.

Enquanto a tecnologia de composição busca desenvolver produtos químicos biodegradáveis e extraídos de fontes renováveis, a fim de minimizar o impacto ambiental. Além disso, a apresentação das embalagens também está em processo de mudança, contribuindo para  mudar a cultura do desperdício, além de promover economia de água.

Utilização de dosadores, sistemas de diluição integrados e MOPs com mínimo de água e uso de materiais mais sustentáveis, biodegradáveis ou reciclados, são exemplos de inovações com esse fim.

No entanto, ainda há desafios a serem superados no Brasil, principalmente fora dos grandes centros. Há locais onde centros cirúrgicos são limpos com pano e rodo, mostrando que a limpeza profissional ainda precisa evoluir.

Isso só reforça a necessidade de investir em capacitação, tecnologia e empresas profissionais especializadas.

Capacitação faz parte do uso da tecnologia na limpeza profissional

De acordo com o diretor da Câmara de fabricantes de Máquinas na Abralimp, André Stopiglia, a cultura doméstica ainda persiste em muitos ambientes profissionais, mesmo com os avanços tecnológicos dos últimos anos. “Temos o MOP desde 1970, lavadoras de pisos desde a década de 1980, não há novidade, o que falta é profissionalização. Os fabricantes se esforçam e os prestadores tentam levar um trabalho profissional, mas muitas vezes os contratantes não seguem a evolução. A implantação é sempre um desafio porque quem vai usar as ferramentas não tem preparo”, disse.

Para mudar esse cenário, treinamento contínuo é o caminho. Para o representante da Câmara de Fabricantes de Equipamentos, Dosadores e Acessórios, Heitor Mazziero,os equipamentos e acessórios são apenas uma parte da história, pois é preciso pensar em ajudar o prestador de serviço, valorizar o profissional e prevenir doenças relacionadas ao trabalho. Ele destaca a importância de oferecer treinamento e capacitação para que essas tecnologias sejam utilizadas de forma profissional e efetiva.

Por essa razão, o Grupo Paineiras tem a capacitação de seus colaboradores como recurso estratégico. Por meio dela, são promovidas a segurança no trabalho, a eficiência na execução das tarefas, a economia de recursos e, consequentemente, a satisfação dos clientes e dos clientes dos clientes, o público final.

A tecnologia pode tomar a mão de obra humana?

Com a quarta revolução industrial – a tecnológica – muitas atividades antes desenvolvidas exclusivamente por humanos têm sido realizadas por soluções tecnológicas, parcial ou totalmente.. Ao contrário de ser um problema, elas contribuem para processos mais eficientes e seguros. Em locais como centros logísticos, por exemplo, que podem ter até 60 mil metros quadrados, uma limpeza totalmente manual seria inviável.

Embora a automação reduza a quantidade de pessoas envolvidas no processo de limpeza, é importante ressaltar que esses profissionais podem ser realocados para outras funções em que as habilidades humanas são indispensáveis.

Fale com um consultor e conheça nossos serviços.