Avanço da vacinação e expectativa de melhoras nos casos de Covid-19 são alguns dos motivadores para o aumento da procura pelos serviços de facilities.

O Brasil segue avançando na luta contra a Covid-19. Pelo mapa da vacinação brasileira contra a doença, quase 68% da população está totalmente vacinada e mais de 75% já tomou ao menos a primeira dose. São esses dados que fundamentam a retomada das atividades, a exemplo da volta obrigatória das aulas presenciais e, consequentemente, aumentam a procura por prestação de serviços profissionais de facilities.

Segundo levantamento da oHub, plataforma que conecta empresas a fornecedores, o serviço de recepção, por exemplo, teve um crescimento exponencial de 205% no segundo trimestre de 2021. Mas a tendência de alta também se reflete em outros serviços, como os de limpeza profissional, que tiveram um aumento de 60% na procura no segundo trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, assim como os serviços de portaria, cuja demanda aumentou em 51%, no mesmo período.

Há 35 anos prestando serviços profissionais de facilities, como limpeza e conservação, copa e garçonaria, portaria e recepção, manutenção predial, segurança patrimonial e controle de pragas, o Grupo Paineiras acredita que a retomada do setor deve acompanhar o avanço da vacinação e até se intensificar. “Conforme a população vai sendo imunizada, as pessoas vão tendo mais segurança de retomar suas atividades. Em alguns tipos de serviços, acreditamos até que a demanda possa ser ainda maior que o período pré-pandemia. Um exemplo é o serviço de limpeza, pois a preocupação com as questões sanitárias devem continuar por um bom tempo, já que passaram a fazer parte da rotina das pessoas”, afirma a gerente comercial, Fernanda Guimarães. É o caso das rotinas de limpeza de escolas, hospitais e outras edificações atendidas pelo grupo, que foram intensificadas.

A tendência de crescimento também se explica pela busca por mais eficiência nas atividades. “O pós pandemia é ainda um momento de recuperação econômica, o que vai demandar decisões mais assertivas, focadas em desempenho e resultado. E nesse cenário, não há espaço para amadorismos”, acrescenta Fernanda Guimarães.  A terceirização dos serviços de facilities a uma empresa especializada é uma forma de priorizar essa performance, trazendo o olhar e a experiência focada no serviço, o que viabiliza aos tomadores de decisão da empresa mais tempo para focar em questões estratégicas da área ou em temas relacionados ao seu core business. “Além disso, a empresa não tem preocupações com questões e encargos trabalhistas e nem com gestão de recursos humanos, como seleção, recrutamento e treinamento de profissionais e o gerenciamento da equipe no dia a dia. Tudo fica sob a responsabilidade da empresa contratada, que já tem os profissionais treinados e qualificados para a prestação dos serviços”, finaliza Fernanda.