O porteiro e o vigilante fazem parte das medidas de segurança patrimonial. Mas não são a mesma coisa. Conheça as diferenças!

Um porteiro e um vigilante desempenham funções muito diferentes, cada um com uma atribuição específica. Seu modus operandi também é distinto, com finalidades que atendem a diferentes requisitos em suas respectivas funções dentro da segurança patrimonial.

Embora existam inúmeras diferenças, ainda é comum a confusão sobre a atuação de cada um desses profissionais. Antes de contratar os serviços de segurança e portaria, o gestor condominial deve definir as necessidades do ambiente para evitar transtornos pós-contratação e saber exatamente qual serviço contratar e o que esperar do profissional.

Por que o porteiro e o vigilante são confundidos?

Um dos fatores da confusão é atribuído pela falta de uma legislação de segurança privada mais abrangente e eficaz no País. Isto é, a atual legislação de segurança regulamenta, por meio da Lei 7.102, de 1983, apenas a atividade específica de vigilante, deixando outras, como porteiros, livres e sem regulamentação legal específica. Esta determinação também exige o treinamento para o exercício adequado das funções, além da licença para o porte de armas.

Já o porteiro também possui uma atividade relacionada, superficialmente, à segurança patrimonial, já que precisa ficar atento às movimentações e fluxo de pessoas do perímetro. No entanto, ele age como um elo de comunicação com o gestor e condôminos, impedindo a entrada de pessoas não autorizadas.

Neste cenário, essas ocupações entram em conflito e geram problemas operacionais e jurídicos. Em alguns casos, porteiros sem treinamento adequado acabam exercendo a função de seguranças. No entanto, é fundamental entender a diferenciação de ambos e a importância de contratar o profissional certo para uma segurança patrimonial eficaz.

O que é o serviço de portaria?

É a função mais famosa e popular entre as duas. O cargo de porteiro é amplamente reconhecido no mercado e é um profissional essencial para o dia a dia de edifícios, tanto residenciais quanto comerciais. Ao contrário de um vigilante, o porteiro não é considerado um profissional de segurança, mas um integrante da equipe de instalações e amenidades, que inclui limpeza, manutenção e outras atividades associadas.

O porteiro é a parte mais importante do serviço de portaria e recepção, pois ele é  responsável por diversas solicitações. A seguir estão algumas das responsabilidades deste profissional:

  • Anunciar a chegada de visitantes;
  • Receber pacotes;
  • Distribuir correspondência (no caso de condomínios);
  • Receber mensagens e fornecer informações de localização;
  • Abrir e fechar cancelas e portões;
  • Comunicar qualquer reclamação.

Em suma, as funções do porteiro se limitam a todas as entradas possíveis da empresa ou condomínio. É fundamental que esse serviço seja bem executado, pois na maioria das vezes o porteiro é a primeira pessoa com quem o visitante entra em contato ao chegar no local.

O que é o serviço de vigilância?

A vigilância, por sua vez, é um serviço que visa trazer segurança para o condomínio em todos os seus ambientes. Geralmente, os vigilantes atuam no local de modo estacionado, mas também podem ser escalados para patrulhar a região em que atuam. As habilidades para se tornar um vigilante incluem manuseio de armas e resolução de conflitos, além de auxiliar nos primeiros socorros. Aprender a lidar com situações de risco também faz parte do treinamento de segurança.

Os vigilantes trabalham em instalações privadas ou públicas para garantir a segurança de pessoas, bens e valores, assim como eventos, áreas ou edifícios. Ele é o profissional mais indicado para quem precisa de mais proteção física ou patrimonial. Em alguns casos, o monitoramento é feito de forma contínua, o que requer escala entre os funcionários. Os vigilantes podem ou não estar armados, isso vai depender do estudo prévio e dos riscos envolvidos.

Por que contratar uma empresa terceirizada de vigilante e porteiro?

Em suma, o porteiro é responsável por controlar e receber. No caso do vigilante, a ênfase é colocada na segurança do edifício como um todo. Vale ressaltar que o serviço de portaria é exclusivo para as áreas de entrada e não se aplica aos demais espaços. Por outro lado, a vigilância cuida da segurança de todos os ambientes.

Se o síndico não possui experiência na contratação desses profissionais, a ajuda de uma empresa terceirizada, como o Grupo Paineiras, otimiza tempo e ajuda na redução de custos, já que a empresa é responsável ​​por selecionar a mão de obra para atender o condomínio corporativo ou residencial, além de fazer toda a gestão dos serviços e ainda ser responsável pelas obrigações jurídicas, financeiras e administrativas.

Portanto, a terceirizada cuida de toda a parte burocrática da contratação, selecionando os profissionais corretos para manter a segurança patrimonial, assim, o gestor pode se dedicar a questões mais estratégicas de seu core business.

Fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre nossos serviços.