Cada vez mais empresas estão terceirizando os serviços de facilities de suas organizações para focar, apenas, no core business do negócio.

Os benefícios da gestão de facilities em uma empresa vão muito além da manutenção, segurança e limpeza. A gestão do bem-estar e da saúde dos funcionários, o retrofit para melhorar a eficiência energética, estratégias para redução de despesas entre outros, fazem parte do escopo e entram na lista de serviços prestados por gestores de facilities. Por esta razão, cada vez mais empresas estão terceirizando a gestão de facilities de suas organizações para focar, apenas, no core business do negócio.

Principais razões para terceirizar os serviços de facilities

Gestão centralizada

Um dos principais benefícios de terceirizar a gestão de facilities é poder concentrar os serviços, que não fazem parte do core business da empresa, em um único fornecedor. 

Pode parecer algo simples, mas ao listar todos os serviços que não fazem parte de um determinado tipo de negócio, percebe-se os inúmeros contratos com fornecedores distintos que são necessários administrar. Para citar alguns: Manutenção de ar-condicionado; paisagismo e jardim; segurança; garçonaria; limpeza de fachadas; dedetização; desinfecção de ambientes; portaria e recepção; limpeza de tapetes e carpetes; limpeza geral; qualidade do ar interno; ergonomia, manutenções elétrica e hidráulica preventivas e reparativas; estacionamento e manobristas, entre outros.

Na terceirização de facilities, basta um gestor responsável para resolver todas essas e tantas outras questões.

Serviço especializado técnico e operacional

Empresas especializadas na prestação de serviços de facilities, como o Grupo Paineiras, buscam uma constante atualização e conhecimento sobre leis, normas técnicas, protocolos, produtos, estratégias, processos, legislação etc. 

Por isso, treinam e capacitam seus funcionários para garantir que a saúde e a segurança no ambiente corporativo estejam de acordo com a legislação vigente e que cada tarefa seja executada por um profissional capacitado, resultando em mais qualidade, segurança e otimização dos recursos, como produtos e equipamentos.

Produtividade

Com uma empresa terceirizada você terá sempre alguém à disposição, com o conhecimento técnico necessário para lidar rapidamente com o problema e evitar falhas que afetem a produtividade da equipe, sejam providências pontuais, por exemplo, diante da ausência de um colaborador, ou mais estruturadas, como alinhamento de conduta, comportamento e comprometimento com as rotinas de trabalho.

Redução de custos

Como mostramos neste post empresas especializadas em serviços de facilities assumem a reponsabilidade pela prestação dos serviços. Com isso, ela deve arcar com todas as obrigações legais que regem às relações trabalhistas, incluindo os encargos, garante os profissionais dedicados previstos em contrato, mesmo que um deles venha a faltar ou ter que se afastar, além da redução de custos que a execução profissional das tarefas viabiliza, como economia de produtos, preservação dos equipamentos de trabalho e preservação dos ativos imobiliários ao respeitar as especificações técnicas recomendadas para limpeza e manutenção dos ambientes, equipamentos e móveis.  A sua empresa também pode se beneficiar com a contratação de uma empresa especializada em facilities. Desde 1986 o Grupo Paineiras é uma referência no segmento em função da solidez de suas operações e compromisso com o futuro. Fale com a gente e saiba como podemos ajudar o seu negócio.