A tendência eco-friendly que está redefinindo o cenário dos ambientes corporativos e impulsionando a responsabilidade ambiental nas grandes cidades: telhados verdes.

Já considerados uma solução inovadora que vem ganhando espaço em ambientes corporativos sustentáveis. Com o aumento da conscientização ambiental e a busca por práticas ecologicamente responsáveis, empresas estão adotando essa prática para tornar seus espaços mais verdes.

O artigo a seguir explora o conceito, seus benefícios ambientais, aspectos financeiros e curiosidades, destacando como essa opção pode transformar os empreendimentos e instalações corporativas.

O que são telhados verdes?

Os telhados verdes, também conhecidos como coberturas verdes ou telhados vivos, são sistemas de cobertura que incorporam vegetação e substratos em sua estrutura.

São compostos por diferentes camadas, como uma membrana impermeabilizante, um sistema de drenagem e uma camada de solo ou substrato onde as plantas são cultivadas. Essa combinação cria um ambiente propício para o cultivo, transformando os telhados convencionais em coberturas vegetadas.

Quando construídos, projetados e mantidos adequadamente, telhados verdes apresentam mais vantagens que desvantagens. Para os ocupantes da edificação, a vegetação reflete a maior parte da luz solar direta, em vez de absorvê-la, enquanto a umidade presente na vegetação e no substrato impedem o ganho de calor da estrutura proporcionando economia de energia para resfriamento.

Em climas áridos, o aumento da inércia térmica, por conta do substrato, aumenta o conforto, reduzindo as oscilações de temperatura no interior. Além disso, geralmente se trata de um espaço verde potencialmente utilizável, extremamente agradável.

Importante destacar que existem certificações e padrões de construção verde, como o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), que incentivam e reconhecem práticas sustentáveis nas estruturas urbanas. Esses padrões podem incluir critérios específicos para a implementação de telhados verdes como parte de um projeto sustentável.

Benefícios ambientais dos telhados verdes para instalações corporativas

De acordo com a Environmental Protection Agency (EPA), o uso em cidades ou outros ambientes construídos com vegetação limitada pode moderar o efeito da ilha de calor, especialmente durante o dia.

As temperaturas dos telhados verdes são entre 16°C e 22°C mais baixas do que os telhados convencionais e podem reduzir a temperatura ambiente da cidade em até 2,7°C.

Ou seja, trata-se de instalações altamente eficientes para reduzir as ilhas de calor urbanas. Além disso, é importante destacar outros benefícios:

1. Isolamento e redução do estresse térmico

Os telhados verdes atuam como uma camada adicional de isolamento térmico, reduzindo a necessidade de consumo de energia para resfriamento ou aquecimento do edifício. As plantas absorvem a radiação solar e reduzem a temperatura interna dos ambientes, proporcionando conforto térmico. As camadas de vegetação e substrato dos telhados verdes também auxiliam e ajudam a reduzir o estresse térmico, proporcionando temperaturas mais amenas no interior do edifício e reduzindo a necessidade do uso excessivo de sistemas de refrigeração.

2. Qualidade do ar

As plantas dos telhados verdes absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, contribuindo para melhorar a qualidade do ar e reduzir a poluição atmosférica. Além disso, elas filtram partículas e poluentes presentes no ar, auxiliando na redução de doenças respiratórias.

3. Gestão de águas pluviais

Os telhados verdes ajudam a reduzir o escoamento das águas pluviais, absorvendo parte da água da chuva e liberando-a lentamente, minimizando os problemas de enchentes e o impacto sobre o sistema de drenagem urbana.

4. Bem-estar e produtividade

Os telhados verdes proporcionam um ambiente mais agradável para os colaboradores, criando espaços de convivência e relaxamento. As áreas verdes podem ser utilizadas para atividades ao ar livre, promovendo o bem-estar e aumentando a produtividade dos funcionários.

Vantagens dos telhados verdes nas empresas

Esse tipo de cobertura ajardinada auxilia fortemente com a redução da carga térmica proporcionada pelas estruturas, resultando em economia de energia para a climatização dos ambientes. A longo prazo, essa economia pode compensar o investimento inicial mais elevado em relação a um telhado convencional.

As coberturas verdes contém também uma vida útil mais longa do que telhados convencionais, pois a vegetação protege a membrana impermeabilizante das variações climáticas, prolongando sua durabilidade.

A partir de incentivos e créditos, instituições financeiras oferecem incentivos e créditos para projetos sustentáveis, incluindo telhados verdes. O conceito é tão bem aceito que existem leis e regulamentos específicos a respeito dessas coberturas verdes que variam conforme o país, estado ou cidade. Esses programas podem tornar a implantação dos telhados vivos mais viáveis financeiramente.

No Brasil, muitas jurisdições estão implementando políticas e regulamentações para promover a adoção de práticas sustentáveis, por exemplo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Piauí e São Paulo. Cada um à sua maneira, esses quatro estados estão sintonizados às demandas de sustentabilidade urbana.

Segundo um estudo da Universidade de Santa Maria, intitulado “Green roof: a sustainable alternative for stormwater management”, os telhados verdes também têm impacto na relação com a água. A partir da simulação da dinâmica da água em dois telhados verdes com vegetações distintas, observou-se uma redução entre 15% e 30% no escoamento superficial em telhados verdes. Segundo os resultados a respeito de um monitoramento de telhado verde na cidade de Curitiba/PR realizado em 2012 pelo arquiteto Silva Maria Nogueira Baldessar, verificou uma redução no escoamento pluvial da ordem de 31% e, a partir de experimentos realizados na cidade de São Carlos/SP em 2004 pelo aluno da USP Arã Pereira da Silva Rodrigues da Cunha juntamente com o professor Eduardo Mario Mendiondo, foi demonstrado que, graças ao sistema, foi possível armazenar cerca de 14 mm/m² de água.

Os telhados verdes são uma solução sustentável que traz uma série de benefícios para as instalações corporativas. Além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, eles proporcionam espaços agradáveis, melhoram a qualidade do ar, reduzem a carga térmica e podem resultar em economia de energia a longo prazo. Com sua capacidade de transformar os ambientes corporativos, os telhados verdes se apresentam como uma escolha inteligente para empresas comprometidas com a sustentabilidade.

Acesse www.paineiras.com.br e conheça nossos serviços.