Você sabia que a primavera é a estação que favorece a reprodução de pragas urbanas, causando infestações? Essa é a hora de contar com um serviço especializado.

A primavera é a estação das flores, gramas verdes, árvores bonitas, chuvas e temperaturas mais elevadas, mas este cenário de beleza que vislumbra a alegria de pássaros e borboletas também viabiliza a aparição de outros bichos, como baratas, cupins e animais considerados pragas urbanas.

O aumento das temperaturas acelera o metabolismo dessas criaturas, favorecendo um ciclo reprodutivo mais rápido. Sendo assim, o resultado é caótico: fileiras de formigas invadindo locais e ninhos de vespas alojados em cantos de casas e edifícios. Por isso, o controle de pragas é fundamental nessa época do ano e deve ser incluído na manutenção de condomínios para eliminar quaisquer riscos à saúde dos ocupantes.

Riscos das pragas urbanas à saúde

O contato com as pragas urbanas pode resultar em várias doenças que causam sérios riscos à saúde. Na primavera, as chuvas ficam mais frequentes e a reprodução de mosquitos também. A junção desses dois fatores leva ao surgimento de doenças como a dengue, que pode provocar um quadro de choque hemorrágico no ser humano, causando até óbito.

Os roedores, por sua vez, transmitem cerca de 40 diferentes tipos de doenças, incluindo a leptospirose. Esta, em geral, costuma ter sintomas que desaparecem em três ou quatro dias. No entanto, de acordo com o artigo do médico e cientista, Antônio Drauzio Varella, existe a possibilidade de a leptospirose evoluir para quadros mais graves, como complicações renais e hemorragias.

Já as baratas contaminam alimentos e objetos que, se manipulados ou consumidos, podem disseminar febre tifoide e hepatite A. Segundo um relatório da OMS, a cada ano até 600 milhões, ou quase 1 em cada 10 pessoas no mundo, adoecem após consumirem alimentos contaminados. Destas, 420 mil casos acabam em mortes. Por isso a importância de armazenar os alimentos de maneira adequada e bem lacrada, além de lavá-los após a compra para evitar infecções virais e bacterianas transmitidas por pragas urbanas.

As aranhas e escorpiões, que tendem a sair de suas tocas durante a primavera para procurar insetos como alimentos, podem ser venenosos e as picadas podem apresentar danos sérios ao organismo humano.

Vale destacar que, segundo dados do Ministério da Saúde, as mortes por envenenamento de escorpião vêm crescendo no Brasil. Nos últimos três anos, o aumento foi de 76%. Neste ano de 2022, de janeiro a maio, foram registradas 52 mortes e mais de 65 mil acidentes no país.

Principais fatores para o aparecimento de pragas na primavera

Os insetos, aracnídeos e roedores se reproduzem rapidamente quando as temperaturas e a umidade aumentam. Devido a estação propiciar uma grande oferta de alimento e água, eles saem em busca de comida e parceiros para iniciar o ciclo reprodutivo. Com as condições climáticas ideais para formar novas colônias e chegar à fase adulta com mais rapidez, a infestação das pragas urbanas é iminente.

Esse comportamento biológico vai de encontro com o hábito das pessoas de deixarem portas e janelas abertas em razão do calor, possibilitando a entrada de seres indesejáveis que estão procurando um espaço para se multiplicar.

Outros pontos que facilitam a proliferação e atração de pragas urbanas são migalhas de alimentos no chão ou em superfícies, como mesas e bancadas, louças com resíduos na pia ou mesmo em lixeiras. Atitudes acabam promovendo um habitat confortável para elas, além de oferecer muito o alimento que precisam para procriar. Por isso, o diagnóstico e a prevenção são as premissas do trabalho de empresas especializadas, como o Grupo Paineiras, que conta com mais de 35 anos de experiência na prestação de serviços profissionais terceirizados.

Como prevenir infestações de pragas urbanas na primavera?

Algumas medidas podem ser tomadas para ajudar no controle de pragas nessa estação do ano. O ideal é ficar sempre atento ao surgimento de buracos – independentemente do tamanho – e tapá-los, evitando que esses animais indesejados estabeleçam seus ninhos. Instalar barreiras de proteção em janelas e portas é outro passo fundamental para impedir que pragas tenham acesso aos interiores de escritórios, hospitais, restaurantes e casas.

Manter o ambiente higienizado regularmente e retirar o lixo, impossibilitando o seu acúmulo, também são ações vitais para afastar as pragas urbanas. É recomendado utilizar sempre o aspirador de pó e produtos químicos para uma limpeza eficaz.

Como a primavera consiste em um período de muita fertilidade na natureza, principalmente nos jardins e áreas verdes, as pragas urbanas tendem a se assentar em tais espaços e causar estragos, além de propiciar doenças fúngicas. Desse modo, se fazem necessários a manutenção e o controle de pragas em áreas verdes periodicamente.

Por que contratar um serviço de controle de pragas?

Ter um local livre de ameaças de pragas urbanas é uma questão de saúde pública. Baratas, ratos e escorpiões são vetores de doenças graves e até fatais. Restaurantes e outras empresas alimentícias costumam ser mais sensíveis a esse fator, bem como indústrias farmacêuticas e ambientes corporativos onde há a circulação de diversas pessoas.

A Vigilância Sanitária existe para fiscalizar essas operações e garantir as devidas condições de higiene. Inclusive, uma das exigências do órgão é o controle de pragas em estabelecimentos, seja ele qual for.

Por isso, contratar os serviços para esse fim é importante, pois a equipe especializada possui recursos altamente eficazes contra as pragas urbanas, trabalhando desde a prevenção até à eliminação, além de gerar o certificado que atesta para a Vigilância Sanitária que a imunização está em dia, evitando multas, interdição das atividades e cancelamento do alvará de funcionamento. 

Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa.