Tendências em facilities

Estudo da CBRE aponta as principais tendências em facilities e mostra como a sociedade, a demografia e a tecnologia estão moldando o setor.

A gestão de facilities integra pessoas, ambientes e processos, dentro das empresas, com o objetivo de promover mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas, e contribuir para a alta performance do core business. Por isso, as mudanças na sociedade, na demografia e a evolução tecnológica podem moldar o setor. Foi com base nesse tripé, que a consultoria CBRE apresentou o estudo sobre tendências em facilities. Confira a seguir.

Primeira tendência em facilities: Terceirização

A terceirização oferece cada vez mais e complexos serviços profissionais especializados para as organizações e ganhou força com a nova lei de terceirização, que permitiu às companhias contratarem empresas para executarem todas as atividades não relacionadas à atividade-fim. Até 2025, segundo pesquisa da Frost & Sullivan, a expectativa é que a terceirização de facilities chegue avaler US$ 1 trilhão.

Com os serviços agrupados e integrados, como a atuação multisserviços do Grupo Paineiras, o setor terceirizado de facilities continua subindo na cadeia de valor dentro das operações das empresas ao entregar conformidade, consistência, otimização de recursos e processos mais eficazes para tomadas de decisões. Veja aqui o crescimento da demanda por esse tipo de serviços.

Segunda tendência em facilities: Local de trabalho

Os locais de trabalho já acomodam diversas gerações no mesmo ambiente, com culturas e expectativas diferentes, todos juntos e misturados: dos baby boomers, que hoje vivem mais e trabalham por mais tempo, à geração Y, formada por pessoas que nasceram entre os anos 1981 e 2000, também conhecidos como millenials

Enquanto os colaboradores mais experientes, que trabalham por opção ou necessidade, querem ter seu próprio escritório, os da geração Y, que representa metade da força de trabalho global, preferem trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento, com diversos aparelhos, o famoso anywhere office. 

Para aproveitar melhor a riqueza dessa diversidade, é essencial que as pessoas colaborem umas com as outras. Mas, para isso, elas precisam de ambientes propícios à interação. Nesse cenário, o layout dos escritórios com espaços para convivência e o uso de tecnologias são algumas das estratégias que podem ser utilizadas pelas empresas para que haja mais integração e trabalho colaborativo.

É também no ambiente de trabalho que se nota uma das tendências destacada pela pandemia: a gestão do bem-estar, que envolve, por exemplo, limpeza, design, qualidade do ar, iluminação, espaços para descompressão, entre outros. Conforme apontado no estudo da CBRE, existe uma “pressão crescente sobre os profissionais de facilities para fornecer programas de bem-estar que aumentam a produtividade, atraem talentos e reduzem doenças e ausências”.

Terceira tendência em facilities: Tecnologia digital

A tecnologia é uma aliada fundamental para a gestão de facilities eessencial para redução de custos, promovendo uma transformação sem precedentes no ambiente empresarial, além deapresentar uma riqueza de opções para as pessoas em termos de onde e como elas trabalham. As novidades não param de surgir e vão ganhando força entre os gestores de facilities.

Segundo o artigo “Tecnologia: aliada fundamental na Gestão de Facilities”, publicado no site da Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace (ABRAFAC), um estudo da CA Technologies aponta que investimentos em transformação digital tiveram grande relevância no sucesso de empresas, aumentando em 37% a receita de companhias globais e 50% quando consideradas apenas as empresas brasileiras. A pesquisa apontou, ainda, que a tecnologia no mercado brasileiro aumenta a produtividade dos funcionários em 52% e reduz os custos em TI em até 48%.

Segundo estudos da Mckinsey, existem hoje mais de 15 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo, incluindo smartphones e computadores, porém esse número pode mais que dobrar até 2025, atingindo 35 bilhões de dispositivos conectados (em 2015 eram 4,9 bilhões). São edifícios inteligentes que contam com sensores de luz, janelas, unidades HVAC, portas e CFTV integrado em uma só rede, possibilitando até o gerenciamento do trabalho em home office.

Quarta tendência: Utilização de robôs

A Revista Digital Higiplus publicou um artigo no início de 2021 sobre o futuro da gestão de FM apontando os Robôs Móveis Autônomos (RMA) como a principal tendência em tecnologia de limpeza.

Ainda pequeno, mas crescente, o mercado de robótica é um dos que mais inova. A venda de robôs para unidades de limpeza profissional mais que dobrou em 2015, aumentando a eficiência através da automação. Com robôs, é possível executar serviços após o horário do expediente, além das tarefas mais perigosas.

Segundo o artigo da Higiplus, “clientes também já estão vendo os benefícios da utilização da automação robótica para lidar com tarefas diárias, além de terem ao alcance as análises de dados para mostrar como o trabalho está sendo feito e medir seus resultados.”

← Post anterior

Post seguinte →

2 Comentários

  1. Arisvaldo Lopes da Silva

    Venha avisa,que quando estiver contratando vigilante,por gentileza, mim convidar pra participar de um processo seletivo, obrigado fica no aguardo !!!

  2. Estou a procura de uma vaga de emprego na ária de auxiliar de limpeza obrigada pela oportunidade ficarei aguardando sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *