Em um mundo em constantes e rápidas mudanças, é preciso estar preparado. Entenda as tendências do futuro do trabalho e analise como cada uma pode ser aplicada na sua empresa. 

Funcionários e gestores aprenderam a se adaptar ao Coronavírus, estabelecendo novos padrões de comportamentos. No entanto, a pandemia ainda não acabou e a Covid19, infelizmente, deve continuar a desempenhar um papel significativo no local de trabalho, mantendo os gestores atentos às novas campanhas de vacinação e seguindo os protocolos de limpeza que ajudam a promover bem-estar no retorno ao trabalho presencial, comprometidos em manter os escritórios seguros para as pessoas, com o mínimo de risco possível. Nesse contexto, o mundo continua mudando e novas tendências do trabalho vem se confirmando. Conhecê-las é o primeiro passo para não ficar para trás. Confira a seguir 5 tendências do trabalho que devem estar nos eu radar.


1. Saúde e bem-estar nos escritórios

Ter uma gestão voltada à saúde e ao bem-estar dos colaboradores passa a ter ainda mais importância. Além da já comprovada relação de um ambiente agradável com a produtividade, a gestão do bem-estar nos escritórios ganha novo destaque devido aos impactos da pandemia na saúde mental das pessoas. O tema se tornou um dos maiores desafios para funcionários e empregadores nos anos de 2020 e 2021 devido à rápida mudança na dinâmica de trabalho, que segue em constante evolução, com modelos de atuação remota, presencial e híbrida – o famoso anywhere office – conciliados com filhos, finanças, parceiros, afazeres domésticos, além das preocupações e ansiedade desencadeadas pelo cenário de crise sanitária e, consequentemente, crise econômica.

Paralelamente, diante do novo papel que os escritórios passam a desempenhar com a maior adesão ao trabalho híbrido, os ambientes corporativos precisam oferecer mais para serem um espaço atrativo, como ponto de interação social, conexão com a cultura organizacional e ponto de vivência com a marca.

Esta é uma tendência desafiadora para 2022, já que as empresas terão que encontrar maneiras de atingir seus objetivos, mantendo a integração, a interação e o engajamento das equipes em qualquer lugar e a qualquer tempo, sem serem intrusivos na vida pessoal dos colaboradores, e fazendo a gestão do bem-estar dentro e fora dos limites físicos da empresa.

  • Trabalho híbrido

Presencial (centralizado), digital ou híbrido. É assim que o modelo de trabalho está divido hoje. Porém, o trabalho híbrido ganhou força durante a pandemia, tornando-se uma forte tendência no mercado, já que reúne o melhor dos “dois mundos”, dando às pessoas a liberdade de escolherem onde e quando trabalhar.

Nesse formato, as estruturas corporativas vão desde a manutenção de escritórios físicos permanentes à eliminação total dos escritórios, tendo como substitutos os espaços compartilhados, como os coworkings.

Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey em agosto de 2020 com 278 executivos descobriu que as empresas planejavam reduzir o espaço dos escritórios em uma média de 30%. Em outra pesquisa, realizada pela plataforma de mensagens de vídeo Loom, 90% dos entrevistados, incluindo trabalhadores e gerentes, diziam estarem mais felizes com a maior liberdade que passaram a ter para trabalhar em casa, sugerindo que esta é provavelmente uma tendência que veio para ficar à medida que avançamos 2022.

  • Sustentabilidade

O debate trazido pela COP 26 mostra que a pressão pública para que as empresas e governos assumam compromissos com metas claras e objetivas de sustentabilidade está aumentando. Levar as questões climáticas ao planejamento estratégico, portanto, precisa ser um compromisso autêntico com fundamentos nos planos de ação da empresa a longo prazo. O planeta clama por ações imediatas de empresas e governos e a consolidação de uma agenda ESG 2030 é imprescindível para isso, mas também para a própria sustentabilidade dos negócios. Carbono Zero, entre outras tantas ações, é uma das estratégias possíveis que a sua empresa pode adotar para seguir nesse caminho.

  • Conhecimento técnico sobre novas tecnologias

Cada vez mais será preciso focar em habilidades e menos em cargos e funções. A tecnologia abre oportunidades para novas formas de trabalhar e até mesmo trabalhadores da linha de frente, como das áreas de saúde, ensino, varejo, transporte e segurança, estão vivendo ou vão viver o impacto da tecnologia em seus trabalhos. “A evolução da tecnologia faz com que as competências técnicas oscilem cada vez mais rápido e é preciso se adaptar rapidamente a elas e se preparar profissionalmente para uma nova era, que será marcada pelo aprendizado contínuo, pelas grandes ‘disrrupções’ e pela importância de habilidades fundamentalmente humanas”, afirmou a CEO da consultoria FRST Falconi, Juliana Scarpa, em entrevista publicada no site Você RH, sobre o Futuro do Trabalho.

Ainda segundo a consultoria, existem comportamentos e competências que o mercado futuro vai pedir, mas as empresas ainda não os têm em alta escala, nem em alto nível de excelência. Segundo a pesquisa “O Futuro do Trabalho”, realizada pela FRST – Falconi Road Skills and Talents, 80% das Companhias não desenvolvem as pessoas nas habilidades essenciais para prosperar no futuro. Investir em treinamentos, diversidade e novos perfis de profissionais é, portanto, uma premissa para o futuro.

  • Diversidade, equidade e inclusão

Uma força de trabalho formada por pessoas de diversas gerações, gênero, limitações, raças, religiões e orientações sexuais, oferece muitos benefícios e pode aumentar a taxa de sucesso de uma empresa. Mas, para isso, é preciso ser capaz de gerenciar com eficácia as diversas expectativas, valores e estilos de trabalho, a fim de formar equipes e organizações coesas, com equidade.

Preparar todos os funcionários para o sucesso, independentemente de quem seja, requer um entendimento profundo de como a organização funciona e uma adaptação de todos para alinhar os objetivos de negócios. É preciso investir em comunicação, para que não haja lacunas entre as pessoas, o que pode prejudicar significativamente a eficácia da organização e a experiência dos colaboradores. 

Conforme apontamento da pesquisa realizada pela FRST Falconi, muitas empresas acreditam que não estão preparadas para o futuro do trabalho, pois faltam lideranças capacitadas, investimentos em novas tecnologias e automação ou devido à própria cultura da empresa. Tendo essas cinco tendências do trabalha em vista, com certeza você já estará um passo à frente.