A terceirização profissional de atividades-meio viabiliza mais tempo para dedicação ao core business da empresa, mais eficiência na execução dos serviços, uma vez que ele estará sendo desempenhado por uma empresa especializada, e até mesmo mais economia, se levarmos em conta despesas com pessoal, equipamentos e tributos, por exemplo. Integrá-los é mais um importante passo para levar essa prática a um novo patamar em termos de eficiência, qualidade e economia. Nesse post, você confere as quatro principais razões de os serviços terceirizados integrados estarem se tornando cada vez mais recorrentes.

1) Serviços terceirizados integrados – ganho de tempo

O intelectual americano do século 18 Benjamin Franklin imortalizou a expressão “Time is Money”, que cabe perfeitamente nos tempos modernos como um lembrete sobre o valor do tempo – um dos recursos mais valiosos da modernidade, justamente pela sua escassez. No mundo dos negócios, a tecnologia imprime cada vez mais uma velocidade sem precedentes que leva a máxima ao extremo. Cada segundo faz a diferença. É nesse contexto que poder gerir diversos serviços por meio de apenas um contrato ganha destaque.

Além do ganho de tempo nos processos burocráticos, reunir diversos contratos em apenas um também representa ganho de agilidade na gestão diária, concentrando comunicação, processos, indicadores, acordos de serviços e avaliação.

2) Ganho de escala com serviços terceirizados integrados

Em um processo inovador para o setor público, o Ministério da Economia (ME), com apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, está em processo de integração de diversos serviços terceirizados. Ao todo, 16 contratos diferentes para a manutenção predial do bloco B da Esplanada dos Ministérios serão substituídos pela nova contratação. Em matéria publicada pela revista Infra, o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert, foi objetivo ao resumir a razão da iniciativa: “Ao contratar de forma fragmentada, a Administração perde duas vezes, pois perde em escala e também na gestão contratual”. A estimativa do órgão é uma economia entre 8% e 20% no valor pago.       Como disse o subsecretário substituto de Planejamento, Orçamento e Administração do MMA, Mario Ribeiro, “… fazer mais e melhor gastando menos. Esse trabalho vai possibilitar que a gente tenha uma diminuição do trabalho com gestão contratual e de fiscalização”

3) Integração significa mais sinergia

Ter diferentes serviços sob um único contrato e prestador também representa mais sinergia. Por um lado, no próprio planejamento e execução dos serviços prestados, já que muitas atividades se correlacionam ou são interdependentes, como os serviços de recepção e segurança, copeiragem e limpeza, controle de pragas e jardinagem, entre outros. Estando sob o mesmo guarda-chuva, a comunicação e o entrosamento entre as rotinas das equipes e especialidades se dão de forma mais orgânica. Paralelamente, a sinergia do fornecedor com a cultura da empresa também é mais rápida quando o relacionamento das diferentes equipes com o dia a dia e equipes internas da empresa estão mais concentrados.

4) Inteligência, tecnologias e visão holística

Por fim, nada melhor que uma visão holística da gestão, pautada por dados e amparada por tecnologia, o que viabiliza informações em tempo real para acompanhamento e tomadas de decisão rápidas e assertivas. Tudo isso fica mais viável com um contrato integrado e faz diferença não só na forma como as coisas são feitas, mas no resultado final – a qualidade traduzida em bem-estar e conforto às pessoas.

Fale com um de nossos consultores e conheça as vantagens de integrar diferentes serviços com o Grupo Paineiras. São 35 anos de experiência na prestação de serviços profissionais, como copeiragem e garçonaria, portaria e recepção, segurança, limpeza e conservação, controle de pragas, manutenção de áreas verdes, manutenção predial além de serviços especializados em diferentes tipos de segmentos empresariais e industriais.