Como a valorização da experiência do funcionário no workplace contribui para a criação de uma cultura corporativa saudável?

Antes de falarmos sobre isso, importante trazer um pouco de conceito. O termo Employee Experience, ou “EX,” significa experiência do colaborador, ou jornada do profissional e se tornou conhecido a partir de uma matéria da jornalista Denise Lee Yohn na revista Forbes, em 2018.

Contudo, o bem-estar dos funcionários tem se tornado cada vez mais relevante. Tem reformulado os ambientes de trabalho, fazendo com que as empresas notem que a satisfação e a felicidade dos colaboradores têm impacto direto na produtividade e no sucesso geral do negócio. Veja mais sobre como valorizar a experiência do funcionário no workplace.

Importância da boa experiência do funcionário no workplace

O conceito integra todo o esforço da organização em promover experiências saudáveis para o profissional, desde o momento em que ele desperta interesse pela vaga na empresa.

Isso inclui criar um canal para mostrar a missão, visão, valores e tudo que compete à cultura organizacional, sendo aplicada no workplace por meio de uma série de ações e estratégias que visam criar um ambiente de trabalho positivo, envolvente, saudável e totalmente satisfatório.

Benefícios de uma experiência do funcionário positiva

A experiência do funcionário engloba como ele interage e é impactado em todos os pontos de contato com a empresa, desde o recrutamento e seleção até a integração, o desenvolvimento profissional e o ambiente de trabalho.

É o conjunto de percepções, sentimentos e interações que um funcionário tem durante sua jornada na organização. Garantir uma experiência positiva é fundamental para empresas que buscam maximizar o engajamento e o bem-estar.

E uma experiência bem-sucedida traz diversos benefícios não só aos colaboradores.

Afinal, pessoas satisfeitas e engajadas tendem a ser mais produtivas, o que impacta diretamente na qualidade dos serviços e na eficiência operacional da empresa.

Além disso, um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e estimulante contribui para a retenção de talentos, reduzindo os custos associados à rotatividade de funcionários.

Elementos-chave para promover a experiência do funcionário

Diversos elementos desempenham um papel fundamental na criação de uma experiência do funcionário positiva. Alguns deles são:

  • Cultura organizacional: uma cultura corporativa forte, com valores claros, comunicação transparente e uma atmosfera de confiança, promove um senso de pertencimento e alinhamento entre os colaboradores.
  • Desenvolvimento profissional: investir em programas de capacitação e desenvolvimento pessoal ajuda os funcionários a expandirem suas habilidades, crescerem profissionalmente e se sentirem valorizados pela empresa.
  • Equilíbrio trabalho-vida pessoal: promover políticas flexíveis que permitam aos colaboradores conciliar suas responsabilidades profissionais e pessoais contribui para a satisfação geral e o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Implementando a experiência do funcionário

Para implementar uma experiência positiva do funcionário, as empresas devem começar criando um processo de escuta ativa, que possibilite identificar os principais pontos positivos e negativos desta jornada do funcionário.

A partir desse levantamento é possível mapear os pontos críticos e começar a transformação gradativa a partir deles, sempre em total alinhamento à alta direção, pois para que a experiência do funcionário seja uma realidade, ela precisa estar inserida na cultura empresarial. Ou seja, todos precisam enxergar o valor da abordagem.

Medidas para melhorar a experiência do funcionário

  • Segurança no local de trabalho: a segurança é um fator essencial para a experiência do funcionário. Portanto, as empresas devem garantir que os colaboradores não só estejam, mas que também se sintam seguros no ambiente de trabalho. Isso deve ser feito por meio de medidas de prevenção de acidentes, fornecendo treinamentos adequados e oferecendo equipamentos de proteção individual (EPIs) quando necessário, além de uma infraestrutura que atenda às normativas de saúde e segurança. A adoção de protocolos de segurança claros e eficientes ajuda a promover a confiança e o bem-estar dos colaboradores. É o famoso básico bem feito.
  • Limpeza e higiene: um ambiente limpo e bem cuidado é fundamental para promover a saúde e o conforto dos funcionários. Empresas de facilities devem garantir a manutenção regular das instalações, por exemplo, a atenção nos cuidados com o ar-condicionado, diretamente relacionado ao bem-estar e à saúde, e investir em serviços de limpeza eficientes, com produtos que priorizem a saúde e tenham impactos reduzidos no meio ambiente. A limpeza adequada contribui para criar um ambiente agradável, com impacto na produtividade.
  • Áreas verdes e ambiente sustentável: a presença de áreas verdes no local de trabalho traz benefícios significativos para a experiência do funcionário. O contato com a natureza contribui para reduzir o estresse, aumentar a criatividade e melhorar o bem-estar geral. Além disso, as empresas que adotam práticas sustentáveis, como o uso de energia renovável e a redução do desperdício, demonstram preocupação com o meio ambiente, o que pode fortalecer o orgulho e a identificação dos funcionários com a organização, especialmente para as gerações que procuram um  propósito.
  • Áreas de descompressão e espaços de convivência: a abordagem pioneira da Google em relação aos espaços de convivência e descompressão inspirou muitas outras empresas a adotarem práticas semelhantes. E mesmo não sendo uma inovação atual, esses ambientes proporcionam um local com total liberdade para os funcionários relaxarem, interagirem e recarregarem as energias. Podem incluir espaços de descanso, salas de jogos, cantinas ou até mesmo jardins. Esses espaços promovem pausas saudáveis durante a jornada de trabalho, estimulando a criatividade, a socialização e a redução do estresse.
  • Pets nos escritórios: a nova tendência chamada escritórios pet friendlys tem se tornado cada vez mais comum. Estudos mostram que a presença de pets reduz o estresse, aumenta a produtividade e melhora o clima organizacional. No entanto, é importante estabelecer diretrizes claras, como políticas de comportamento e cuidados, para garantir a segurança e o conforto de todos os envolvidos.

Reconhecer a satisfação dos colaboradores como forma de impulsionamento do negócio é uma estratégia assertiva adotada por empresas competitivas e com visão de médio e longo prazos.

Como resultado, tem-se colaboradores engajados, dedicados e talentosos, além de uma atmosfera de trabalho que promove a produtividade e a criatividade. Tudo isso contribui para mais um diferencial competitivo estratégico: a fidelização dos colaboradores.

Principalmente em áreas onde há escassez de mão-de-obra qualificada, como profissionais de tecnologia, cuja expectativa é um verdadeiro apagão nos próximos anos, contar com uma experiência do funcionário positiva e diferenciada é um investimento estratégico que resulta em empresa comprometida com a perenidade do negócio, preparada para enfrentar os desafios do mercado em constante evolução.

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