O serviço de limpeza e conservação de ambientes externos podem garantir beleza, funcionalidade e longevidade dos espaços ao ar livre.

Seja em um jardim, pátio, varanda ou espaço de lazer, cuidar dessas áreas é fundamental para manter o ambiente convidativo e acolhedor. É como diz a expressão popular “A primeira impressão é a que fica”.

Neste artigo, vamos mostrar o que envolve um serviço de limpeza e conservação, como manter o mobiliário em bom estado e a importância de manter em dia a limpeza das áreas externas e do controle as pragas.

Importância dos serviços de limpeza e conservação

Em primeiro lugar, os ambientes externos estão expostos diariamente a diversos elementos naturais, como chuva, sol, poeira e poluição, que podem causar danos ao mobiliário, pisos e plantas, levando a proposta de bem-estar ao oposto.

Para driblar essas situações e aproveitar ao máximo todo o potencial da sua área externa da sua edificação, confira a seguir um checklist obrigatório.

Questões financeiras, legislativas e de segurança em serviços de limpeza e conservação

Além disso, a limpeza e conservação de ambientes externos envolvem uma série de considerações financeiras, legislativas e de segurança para garantir o funcionamento eficiente e seguro dos espaços.

Financeiramente, é essencial considerar os custos operacionais que esse tipo de área demanda em serviços de limpeza e conservação. Investir em tecnologias eficientes para reduzir gastos em longo prazo, pode ser uma solução. Contar com uma empresa terceirizada e especializada é outra estratégia interessante.

No âmbito legislativo, seguir normas ambientais é crucial, incluindo o correto descarte de resíduos e a obtenção de licenças necessárias.

Também é fundamental proteger os funcionários com treinamentos adequado e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Vale também implementar medidas de prevenção de acidentes, como a sinalização adequada.

Limpeza de calçadas, bueiros e estacionamentos

A importância da limpeza de calçadas, estacionamentos, ralos e bueiros não pode ser negligenciada quando se trata da limpeza e conservação de ambientes externos.

No entanto, essas áreas são frequentemente esquecidas. Mas são de extrema importância para manter a beleza, a funcionalidade e a segurança do espaço ao ar livre. Abaixo, os principais pontos a serem considerados:

  • Calçadas e estacionamentos

As calçadas e estacionamentos são áreas de alto tráfego e estão sujeitas a uma grande quantidade de sujeira, como poeira, folhas, detritos e resíduos de veículos. A limpeza regular dessas superfícies é essencial para evitar o acúmulo de lixo e o surgimento de manchas persistentes.

Uma calçada limpa cria uma primeira impressão positiva e convidativa para os visitantes. Além da aparência, a limpeza dessas áreas também é importante para a segurança. Folhas molhadas ou óleo derramado em uma calçada ou estacionamento podem tornar o piso escorregadio, logo, aumentam o risco de acidentes.

A limpeza e a remoção rápida de derramamentos podem prevenir possíveis lesões e litígios. E, ao contrário do que pode parecer, a manutenção das calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel e não da prefeitura local.

  • Ralos e bueiros

Os ralos e bueiros são componentes cruciais para o sistema de drenagem em ambientes externos. Eles ajudam a evitar o acúmulo de água, especialmente durante chuvas intensas, prevenindo inundações e danos à infraestrutura. Entretanto, essas estruturas podem ficar facilmente obstruídas por folhas, galhos, lixo e outros detritos.

Isso porque a limpeza periódica dos ralos e bueiros é essencial para garantir seu funcionamento adequado. Por exemplo, isso pode ser feito por meio de varredura manual ou com o auxílio de equipamentos específicos para remoção de resíduos. A falta de limpeza regular pode levar a problemas sérios, como transbordamentos, inundações e danos estruturais.

Manutenção do mobiliário

Móveis de exterior, como mesas, cadeiras e espreguiçadeiras também exigem atenção especial. Verifique se há sinais de ferrugem, rachaduras ou desgaste e, se necessário, faça os reparos adequados. Utilize capas de proteção quando os móveis não estiverem em uso, para prolongar sua vida útil.

Lembre-se de limpar as almofadas regularmente e guardá-las em local seco quando não estiverem sendo utilizadas. E, claro, muito cuidado já na hora de comprá-los, escolhendo os materiais adequados aos ambientes externos. A madeira plástica, por exemplo, é uma boa pedida. Além de garantir o aspecto natural da madeira, é considerada ecológica.

Serviços de limpeza e conservação de jardim

Um jardim bem cuidado é a alma de um ambiente externo. Podar regularmente as plantas, remover ervas daninhas e adubar o solo são práticas fundamentais para o seu desenvolvimento. No entanto, verifique a necessidade de rega, considerando as condições climáticas e as especificidades de cada espécie e região.

Utilize fertilizantes orgânicos para garantir uma floração exuberante e o crescimento saudável das plantas, sem impacto negativo sobre o solo e a água. Aliás, ter o apoio de uma empresa de controle de pragas também é estratégia interessante, que certamente vai ajudar na manutenção sustentável de áreas verdes é uma escolha inteligente e assertiva.

Limpeza protege contra agentes naturais

Além da limpeza e conservação regulares, considere a instalação de elementos de proteção. Toldos, coberturas e guarda-sóis podem proteger os espaços externos da exposição excessiva ao sol e chuva.

Utilize materiais impermeáveis e resistentes para aumentar a durabilidade dessas estruturas. Logo, o controle preventivo de pragas urbanas deve ser associado à manutenção das áreas verdes e aos serviços de limpeza e conservação, para prevenir o local de pragas urbanas e seus efeitos nocivos à saúde humana e à imagem da empresa.

Sustentabilidade e ecologia

Ao realizar a limpeza e conservação de ambientes externos, busque adotar práticas sustentáveis. Por exemplo, utilize produtos de limpeza biodegradáveis e evite o desperdício de água. Opte por móveis e materiais ecologicamente corretos, como madeira certificada e plástico reciclado, reduzindo o impacto ambiental de suas escolhas.

Com as tecnologias avançadas, incluindo o uso da robótica, e a profissionalização de empresas especializadas, as áreas verdes cumprem com excelência os papéis que lhe cabem em um empreendimento, sem o ônus que esses espaços podem ter.

Em resumo, investir em serviços de limpeza e conservação devem fazer parte de qualquer negócio. Assim, bem-estar, saúde e beleza são agregados à edificação, contribuindo para o que, no final das contas, é o mais importante: uma experiência agradável aos usuários.

Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços.