Com novas tecnologias, a limpeza profissional ganha aplicações e benefícios para mais eficiência e gestão de alta performance.

O uso da tecnologia no setor da limpeza e manutenção tem se tornado cada vez mais comum, principalmente, nos edifícios corporativos durante a retomada das atividades presenciais, após dois anos de pandemia devido ao surgimento do novo Coronavírus.

Embora os recursos tecnológicos de limpeza profissional já estivessem presentes no cotidiano corporativo, a Covid-19 trouxe destaque para o tema à medida que os protocolos de higiene se tornaram cruciais em ambientes nos quais há risco de disseminação da doença.

Ao longo deste período de rígidas regras sanitárias, o avanço tecnológico se mostrou crescente, causando um grande impacto no setor de limpeza e manutenção das corporações. Uma das inovações foi o dispenser de álcool gel e sabonete bactericida em forma de totem informatizado.

Basta o gestor de facilities utilizar o ponto de Wi-Fi embutido no aparelho para visualizar as estatísticas dos níveis de desinfetante no totem, ter acesso aos dados de uso e fazer ajustes de dosagem de maneira remota, a partir de qualquer lugar.

Recursos tecnológicos aplicados na limpeza profissional

No período pós-pandemia, este legado da união entre o setor de facilities e a tecnologia deve permanecer para ampliar o aproveitamento de recursos. Terá desempenhando um papel importante no aumento da confiança no retorno ao trabalho presencial nos edifícios corporativos.

Entre os recursos tecnológicos que possuem o poder de colaborar para uma retomada mais tranquila e higienizada estão os purificadores de ar. O objetivo é filtrar o ar dos espaços de trabalho e combater os vírus invisíveis a olho nu. Os purificadores podem ser de suma importância na limpeza empresarial para garantir um ambiente seguro, de forma a evitar que os colaboradores contraiam doenças.

No entanto, não é só no ar que há vírus e bactérias. Os carpetes e estofados dos prédios empresariais também podem reter impurezas que colocam em risco a saúde dos colaboradores. Sendo assim, já existem no mercado aparelhos que utilizam a luz UVC para desinfetar objetos e móveis sem danificá-los, mostrando-se como uma ótima alternativa para limpezas rápidas e de rotina.

Aplicativos também são aliados na limpeza profissional

Ter as informações qualitativas e quantitativas dos serviços de limpeza na palma da mão e em tempo real é fundamental para uma gestão eficiente no tempo que os dias de hoje exigem. O Grupo Paineiras, por exemplo, oferece a seus clientes a opção do aplicativo de monitoramento Kantan. Por meio dele é possível acessar os dados de forma instantânea a qualquer momento em dashboards, no smartphone ou computador. Para análises mais aprofundadas e um acompanhamento dos KPI’s e SLA’s – de extrema importância para o negócio conforme tratamos no artigo publicado em nosso blog – ele também tem a opção de acessar os registros fotográficos ou exportar relatórios em Excel, além de funcionalidades que podem ser customizadas de acordo cada necessidade.

Tecnologia em Limpeza e Manutenção Predial

A manutenção predial não engloba apenas os cuidados com os sistemas de edificação de prédios corporativos, mas inclui também a limpeza do local e equipamentos para manter a vida útil do ambiente. Para isso, robôs com inteligência artificial têm se destacado no papel atuante de manutenção contínua do espaço de trabalho.  

No início de 2021, a Revista Digital Higiplus publicou um artigo sobre o futuro da gestão de FM e indicou que os Robôs Móveis Autônomos (RMA) figuram como a principal tendência em tecnologia de limpeza, sendo capazes de executar tarefas de limpeza e manutenção de forma autônoma. A venda de robôs para unidades de limpeza profissional mais que dobrou em 2015 e continuou crescendo ao longo da pandemia.

Prédios corporativos que possuem muitos corredores longos e pisos, por exemplo, podem optar pela utilização de tais robôs para manter áreas específicas higienizadas após o período do expediente, apenas programando-o por aplicativo ou software, gerando praticidade e otimização de recursos.        

O uso da tecnologia, no entanto, deve estar aliado à expertise e um olhar profissional capaz de selecionar soluções estratégicas, que realmente fazem sentido para operação e agreguem valor sem onerar os custos deliberadamente. Par isso, empresas profissionais especializadas em limpeza realizam um diagnóstico prévio das condições das edificações e traçam um planejamento para a execução eficiente dos serviços.

Fale com um de nossos consultores!