O ChatGPT na gestão de facilities já é uma realidade que pode trazer grandes benefícios aos gestores.

De assistente virtual em sites a professor ou até mesmo criador de obras literárias, como romances e poesias, a plataforma de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT tem ganhado cada vez mais espaço em diversos setores, como uma tecnologia disruptiva.

Entre eles está o setor de gestão de facilidades. Com um modelo de processamento de linguagem natural (NLP) dotado de inúmeras possibilidades, o ChatGPT no facilities é uma ferramenta valiosa na automatização de tarefas rotineiras, contribuindo, consequentemente, para o ganho de produtividade. Veja mais detalhes a seguir.

ChatGPT na gestão de facilities

Embora haja questionamentos acerca do impacto da tecnologia no contexto socioeconômico, com o tradicional receio de que ela substitua o trabalho humano, ela pode se tornar uma aliada para o setor, como mostra o artigo da empresa de consultoria em gerenciamento de instalações FM-House.

De acordo com o texto,  a IA pode oferecer um “benefício significativo” na elaboração de contratos, orçamentos, acordos de trabalho, solicitações de propostas e outras atividades consideradas “trabalhos pesados”. Mas não é só. Confira a seguir!

O que é o ChatGPT?

A sigla “GPT” significa “Generative Pre-Trained Transformer”. Trata-se de um modelo de processamento de linguagem natural (NLP) baseado em deep learning (aprendizagem profunda), criado pela OpenAI – uma organização de pesquisa que se dedica à inteligência artificial (IA) e ao aprendizado de máquina.

O objetivo do ChatGPT é conversar com seres humanos de forma natural, utilizando um vasto conjunto de dados de conversas humanas para gerar respostas coerentes e adequadas ao contexto.

Fundada em 2015, a OpenAI tem como propósito desenvolver a IA de maneira responsável e amigável. Como uma das principais referências em pesquisas de IA, a organização tem contribuído para o desenvolvimento de técnicas e algoritmos de aprendizado de máquina. Entre seus projetos, destacam-se o ChatGPT e o GPT-3 – modelos de processamento de linguagem – além das pesquisas em robótica e o desenvolvimento de agentes de jogos baseados em IA.

Como o ChatGPT ajuda na gestão de facilities

Para o setor de facilities o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa ao contribuir para a automatização de tarefas e processos rotineiros.

Desde atividades simples, como escrever um e-mail, responder a perguntas frequentes, até a estruturação de projetos complexos, o ChatGPT no facilities pode contribuir para que os profissionais de FM tenham mais tempo para dedicarem-se a tarefas mais complexas e estratégicas.

Com essa tecnologia, os profissionais de FM também podem gerenciar tarefas de manutenção e reparo, incluindo o agendamento e reporte das atividades, bem como a gestão do inventário. Comandos diretos, como “criar um relatório com esses dados, incluindo as conclusões resultantes da sua análise, com riscos potenciais e recomendações“, permitem que o ChatGPT processe e classifique solicitações, além de executá-las, se integrado a outros sistemas.

Ademais, o ChatGPT pode ser muito útil na geração de contratos e orçamentos, por exemplo, automatizando a elaboração desses documentos e produzindo resultados mais eficientes e eficazes.

Ao receber um comando direto, como “ajude-me a fazer um contrato para o reparo de um gerador auxiliar modelo x“, o ChatGPT pode gerar documentos consistentes que atendam aos requisitos legais em qualquer contexto, embora seja sempre necessário (pelo menos por ora) a validação humana. Entre as aplicações possíveis, ele mesmo destaca:

  1. Atendimento ao cliente: pode ser usado para fornecer um canal automatizado de atendimento ao cliente, que pode responder a perguntas comuns, como agendamento de salas de reuniões, solicitações de manutenção, reservas de equipamentos e muito mais.
  2. Gerenciamento de tarefas: pode ser usado para gerenciar tarefas, como a programação de manutenção preventiva, rastreamento de pedidos de suprimentos e gerenciamento de estoque.
  3. Monitoramento e controle de sistemas: pode ser usado para monitorar e controlar sistemas, como iluminação, climatização e segurança em edifícios, com atualizações em tempo real.
  4. Gestão de dados: pode ser usado para gerenciar dados relacionados às operações de facilities, como histórico de manutenção, inventário de equipamentos e registros de atendimento ao cliente.

Benefícios do ChatGPT no Facilities

  1. Produtividade: ao diminuir a necessidade de dedicação de tempo a tarefas repetitivas, o ChatGPT contribui para ganho de produtividade.
  2. Tomadas de decisões assertivas: com a capacidade de analisar grandes quantidades de dados, o ChatGPT pode fornecer insights valiosos sobre o desempenho dos ativos e a eficácia das operações.
  3. Foco: com menos tempo dedicado a tarefas simples e repetitivas, os gestores têm melhores condições de focar em questões complexas e estratégicas, que podem ampliar a eficiência e gerar maiores retornos.
  4. Comunicação clara e objetiva: ao ser programado para responder a perguntas frequentes dos clientes e fornecer informações rápidas sobre os serviços oferecidos, ele reduz a possibilidade de erros e consequências de variações de humor, tornando a comunicação com os clientes mais clara e objetiva.
  5. Monitoramento e prevenção: ao ser programado para monitorar anomalias, o ChatGPT pode alertar os gerentes das instalações sobre possíveis problemas, antes que eles se tornem grandes dores de cabeça, contribuindo para uma atuação preventiva, que é menos dispendiosa e mais segura.

À medida que o ChatGPT na gestão de facilities avança com as milhares de utilizações diárias, se torna cada vez mais preciso, ampliando, assim, o escopo de suas implementações.

Essa evolução contínua juntamente a uma abordagem responsável por parte dos profissionais abre um universo de possibilidades a ser explorado em prol de todos, empresas e pessoas.

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