Investir em treinamento de funcionários vai além do desenvolvimento profissional. Passou a ser uma estratégia essencial para reter talentos, em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. É um momento interessante também de fortalecer a cultura organizacional, como vamos apontar neste artigo.

Por exemplo, cabem em qualquer treinamento corporativo apresentar conceitos e habilidades necessárias para o bom desempenho da função. Outra prática que funciona é aplicar dinâmicas e simulações de cenários reais. A iniciativa enriquece o aprendizado e complementa aulas conceituais.

Do mesmo modo, para empresas do mercado de facilites, a prática faz toda a diferença e minimiza erros. A seguir, mostramos detalhes de como os treinamentos de funcionários são realizados.

A importância do bom treinamento de funcionários 

A primeira vista, equipes bem treinadas ajudam a valorizar habilidades individuais e há um estímulo do trabalho em equipe. Além disso, nota-se melhorias na produtividade, eficiência e agilidade nos processos da empresa. 

Outro ponto bastante importante é a retenção de talentos e a redução de turnover. Em programas internos e treinamentos corporativos, também é possível não só desenvolver os profissionais e formar novas lideranças, como também reforçar os valores e cultura da empresa. 

Estratégias para o treinamento de funcionários

Como já mencionamos mais acima, treinar funcionários vai além de uma simples transferência de conhecimento; é uma jornada que leva os colaboradores a uma transformação palpável. 

Empresas onde a ação prática faz toda diferença no resultado, como uma limpeza hospitalar e serviços mais pesados de manutenção predial, programas internos de treinamento são fundamentais.

Na Paineiras, as auxiliares de limpeza e as equipes de serviços gerais recebem treinamentos desde a integração, no primeiro dia em que entram na empresa. Além disso, todos participam de atividades práticas e há simulações de situações reais da função, que vão desenvolver no dia a dia.

Iniciativas que vão além dos treinamentos presenciais

Uma boa estratégia para complementar as capacitações presenciais são a oferta de cursos online. No Grupo Paineiras, as equipes internas oferecem cursos online, que podem ser feitos fora do horário de expediente e complementam a função que exercem nos postos de trabalho. Entre os cursos, estão redução de desperdício, higiene e saúde e primeiros socorros. 

Em resumo, existem diferentes formas de treinar um funcionário dentro de uma empresa. As soluções apresentadas neste artigo, são implementadas no Grupo Paineiras e ajudam a reter talentos.

O treinamento de funcionários é uma parte essencial do sucesso corporativo. Adotar os processos corretos garantem resultados positivos. Quando o colaborador é incentivado a fazer parte do processo, valorizado e ativo nas discussões, fortalece o aprendizado e promove-se um ambiente mais saudável e colaborativo.

Clique aqui e faça parte do Grupo Paineiras você também.