A limpeza no ambiente hospitalar, bem como a higienização, tem papel determinante e, literalmente, vital como uma das medidas de prevenção à infecção.

Por isso, a gestão de facilities em instituições de saúde necessita de um apoio logístico especializado para manter o controle de bactérias e vírus.

Normas e cuidados de limpeza de hospitais são mais rígidos e necessitam de atenção para que os serviços possam ser prestados corretamente, utilizando produtos e técnicas específicas, a fim de evitar contágios e infecções. Veja outros motivos importantes para todo hospital, clínica médica e áreas de ambientes hospitalares manterem a limpeza em dia.

Limpeza no ambiente hospitalar como prevenção

Existem diversas diretrizes que devem ser seguidas durante a limpeza no ambiente hospitalar.

Inclusive, porque quando bem executada, a iniciativa previne doenças e se torna um fator de satisfação entre pacientes e seus familiares, gerando resultados positivos na percepção de qualidade e reforçando o conceito de hospitalidade.

Conheça a seguir um pouco mais dessas diretrizes.

Identificação da área na limpeza hospitalar

Cada área do hospital requer um cuidado diferente se comparado às demais. Antes que a limpeza hospitalar seja realizada, é importante identificar em qual categoria o ambiente se encaixa para executar um trabalho correto e adequado. Desse modo, essas classes são divididas da seguinte forma:

  • Locais críticos: são as áreas com maior número de pacientes em estado grave e com a imunidade comprometida, como Pronto Socorro, Centro Cirúrgico e UTI;
  • Locais semicríticos: são aqueles onde se encontram pacientes internados, como quartos e enfermarias;
  • Locais não críticos: são os ambientes que não contam com pacientes internados, como administração e recepção.

Além de identificar a classificação de cada área, também é necessário prestar atenção ao número de limpezas por dia nesses locais.

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), locais críticos precisam ser limpos três vezes por dia, os semicríticos duas vezes e os não críticos uma vez, diariamente.

No entanto, essas instruções não são regra. Dependendo da necessidade, tais ambientes podem ser limpos com maior frequência, por isso a equipe de limpeza hospitalar precisa ficar atenta à manutenção do local em horários diferentes ao longo do dia.

Um diagnóstico preciso, de acordo com a realidade da instituição, seu fluxos e particularidades faz toda a diferença para a criação de uma rotina efetiva e eficaz.

Limpeza hospitalar exige os produtos certos

A utilização de produtos de limpeza e de desinfecção, quando for o caso, precisa estar de acordo com as determinações da Comissão de controle e infecção da instituição, caso houver.

A escolha do produto deve levar em consideração os seguintes aspectos:

  • A natureza da superfície a ser limpa ou desinfetada, e se pode sofrer corrosão;
  • Grau de sujidade;
  • Tipo de contaminação e sua forma de eliminação (observando microrganismos envolvidos);
  • Método de limpeza, tipo de máquina e acessórios existentes.

O ideal é que a manipulação de tais produtos seja feita por profissionais treinados, como o do Grupo Paineiras, para que a saúde das equipes não seja colocada em risco.

Por isso, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório e auxilia na prevenção de possíveis efeitos, como irritação na pele, olhos, mucosas e até queimaduras.

De acordo com o Conass, os próprios produtos podem sofrer com contaminação. Sendo assim, as soluções químicas devem ser armazenadas em recipientes bem fechados.

Para garantir não só a escolha do produto correto, mas também a forma certa de aplicá-los, manipulá-los e guarda-los, treinamento constante é a palavra-chave. Esse, inclusive, é um dos grandes diferenciais da nossa atuação e da nossa história, como contamos nesse post.

Limpeza Terminal: processo complexo

A limpeza terminal é o processo mais complexo e crítico entre os serviços de desinfecção, pois engloba a higienização de todas as superfícies horizontais e verticais, incluindo parede, teto, vidros, portas e pisos.

Esse tipo de limpeza é um dos principais instrumentos para assegurar a integridade do próximo paciente.

Uma das maneiras de realizar a limpeza terminal eficaz é começar pelo mobiliário com solução detergente e depois aplicar álcool 70. Também pode-se fazer uso de spray desinfetante para matar ou reduzir bactérias em superfícies como balcões e paredes.

Para otimizar o tempo, investir na limpeza mecanizada se mostra como uma solução eficaz. Com o auxílio de uma máquina, o piso pode ser limpo com muito mais eficiência e rapidez, mas claro que cada caso deve ser avaliado individualmente.   

O Conass explica que, após a limpeza terminal, as soluções contidas nos baldes devem ser despejadas em lugar adequado e proceder para a limpeza do recipiente, evitando transportar vírus e bactérias para fora daquele ambiente específico.

Como o Grupo Paineiras é referência em limpeza hospitalar

Nossos profissionais estão atentos às normas e exigências dos órgãos que fiscalizam a limpeza hospitalar. Os processos são bem definidos e estruturados, que garantem uma limpeza eficaz e segura em ambientes hospitalares.

Já as equipes são altamente treinadas e têm as melhores práticas e protocolos de limpeza hospitalar. E os preços são competitivos, combinando qualidade e custo-benefício.

É dessa forma que ajuda outros profissionais de facilities desse segmento nos processos de higienização e cuidados necessários e diversos hospitais.

Afinal, quando se trata de limpeza hospitalar é uma exigência ter profissionais de limpeza qualificados e em constante treinamento. Uma vez que estamos falando de biossegurança e saúde de todos.  

Fale com a gente e saiba como podemos te ajudar!