Em um cenário pós-Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento em 1992, a importância do Rótulo Ecológico destaca-se como um recurso crucial para promover um mercado mais consciente e saudável. 

Para começar, para os consumidores conscientes, o selo não é apenas uma etiqueta; é uma ferramenta para identificar produtos e serviços com menor impacto ambiental.

Neste artigo, vamos explorar como as práticas sustentáveis de uma empresa a ajudam a conquistar o selo. Confira.

O que é o Rótulo Ecológico ABNT?

O Rótulo Ecológico da ABNT tem como objetivo estimular a oferta de produtos e serviços sustentáveis, garantindo ao consumidor a confiabilidade nas informações. 

Além disso, a certificação é uma afirmação ao mercado de que a empresa está comprometida com a diminuição dos impactos ambientais, a redução de desperdícios e a busca por iniciativas de reciclagem. 

Esse comprometimento não apenas ressoa nos corredores da empresa, como também impacta diretamente nos negócios dos nossos clientes.

Benefícios do Rótulo Ecológico para empresas

Os benefícios do Rótulo Ecológico vão além da visibilidade no mercado. Ou seja, os consumidores estão cada vez mais conscientes e têm a capacidade de identificar produtos e serviços com menor impacto ambiental, diferenciando a empresa no mercado. 

Isso não apenas atrai clientes preocupados com a sustentabilidade, mas também abre portas para oportunidades de exportação, destacando a empresa como parceira ideal para instituições e indivíduos globalmente.

A importância do Rótulo Ecológico

O Rótulo Ecológico destaca-se como um recurso eficaz para promover um mercado mais consciente e saudável. 

Logo, na área da limpeza e em serviços de manutenção e conservação, o Selo Verde comprova que os produtos e equipamentos usados nos serviços tem menor impacto ambiental. Uma boa prática que impacta diretamente nosso dia a dia, bem-estar, qualidade de vida e garantia de um planeta mais limpo para as futuras gerações.

Como a Paineiras conquistou o selo verde?

O ponto de partida para a limpeza sustentável foi a busca pelo Rótulo Ecológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um processo iniciado em projeto piloto. 

Como resultado, demonstramos nosso compromisso com a redução de impactos ambientais em todas as fases dos processos adotados. Muito além de um simples título e incorporando práticas efetivas.

Queremos oferecer aos nossos clientes a melhor prestação de serviços alinhada às melhores técnicas de governança e sustentabilidade. O Selo e a Certificação fortalecem nossas ações. Nathalia Ueno, CEO do Grupo Paineiras.

Mais do que isso, compreendemos que a sustentabilidade engloba questões fundamentais, como qualidade de vida e recursos. Treinamentos de primeiros socorros, capacitação para práticas sustentáveis e a integridade física dos colaboradores são prioridades. Essa visão ampla fortalece a cultura interna da Paineiras.

A Paineiras utiliza produtos biodegradáveis e capacita seus funcionários para compreenderem a importância das certificações, plantando a semente das boas práticas sustentáveis. O cuidado em todo o processo é enfatizado desde a compra dos produtos até a destinação final e o descarte correto dos materiais. Wilma Jardim, Gerente Operacional do Grupo Paineiras.

Em resumo, práticas sustentáveis são fundamentais para as empresas por uma série de razões que impactam não apenas o meio ambiente, mas também o sucesso a longo prazo e sua reputação. 

Sabemos bem como colocar isso em prática: ao escolher a Paineiras os clientes não estão apenas contratando serviços; estão se aliando a uma visão de negócios sustentável, consciente e orientada para o futuro.

Clique aqui e saiba mais sobre Facilities como parceiro estratégico em sustentabilidade.