Em projeto piloto, o Grupo Paineiras busca o Rótulo Ecológico da ABNT, que certifica a qualidade de produtos e serviços em relação ao meio ambiente.

O Rótulo Ecológico, também chamado de “Selo Ecológico ou Selo Verde”, se transformou em uma ferramenta valiosa perante aos mercados globais. Entre os programas mais visados está o de Rotulagem Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), classificado como um Rótulo Tipo I, ou seja, validado por terceira parte. Neste caso, a ABNT Certificadora, que assegura a imparcialidade e atesta a credibilidade do rótulo adicionado nos produtos ou serviços.

Esta categoria de selo ecológico leva em consideração o ciclo de vida dos produtos e serviços, buscando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as fases dos processos adotados pela empresa.

Além de ser uma forma de atestar as práticas, o processo de certificação também funciona como um ciclo de aprendizado e melhorias, ou seja, uma importante ferramenta de gestão para análise e aperfeiçoamento sob a perspectiva ambiental, dentro do tripé ESG. O Grupo Paineiras, por exemplo, deu início neste processo de transformação em dois clientes onde presta serviços de limpeza profissional terceirizada – a Atech São Paulo e o Shopping Parque da Cidade. Saiba mais sobre o Rótulo e o processo de certificação do Grupo a seguir.

Qual o objetivo do Rótulo Ecológico ABNT?

O Rótulo Ecológico ABNT tem como intuito estimular a procura e oferta de produtos e serviços sustentáveis, que prezam pela qualidade e segurança ambiental de maneira contínua, garantindo ao consumidor a confiabilidade nas informações.

Segundo a ABNT, o certificado é a afirmação ao mercado de que a empresa está comprometida com a diminuição dos impactos ambientais do seu processo, com a redução de desperdícios, procurando estabelecer iniciativas de reciclagem de resíduos, além de melhorar os seus processos produtivos, com aumento de eficiência.

Deste modo, a rotulagem ambiental é uma ferramenta de mercado para alcançar a minimização de impactos ambientais, por meio da informação crível sobre processos produtivos, tendo como meta principal a conscientização ambiental do produtor e do consumidor.

Benefícios do Rótulo Ecológico ABNT

Por meio do Rótulo Ecológico os consumidores conseguem vislumbrar qual produto e serviço possui menor impacto ambiental dentre as opções disponíveis nas prateleiras, imprimindo uma visibilidade que diferencia a empresa no mercado.

Além disso, mostra que a corporação se importa com as próximas gerações e está trabalhando para estar de acordo com as iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com isso, traz o aumento das possibilidades de exportação, além da atração de vendas e negociações no geral, já que o selo verde é buscado por instituições e pessoas de todo o globo. 

A importância do Rótulo Ecológico

O Rótulo Ecológico se tornou ainda mais relevante, principalmente, depois da ênfase que lhe foi dada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. O tópico foi incluído em um de seus principais documentos, no qual a rotulagem ambiental é tida como um dos principais recursos eficazes de incentivo para o alcance de um mercado mais consciente e saudável.

Isto é, o Rótulo Ecológico contribui para a promoção da ecoinovação e da adoção de tecnologias voltadas para a eficiência energética, o uso racional da água e para a mitigação dos gases de efeito estufa.

Vale destacar que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com os impactos da produção sobre o meio ambiente. Existem momentos em que costumam boicotar marcas ou empresas por causa de comportamentos com os quais não concordam e valorizam a separação do lixo para reciclagem. Conforme a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Consumo Consciente, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 38% dos entrevistados sempre verificam se os produtos foram produzidos de forma ambientalmente correta. O levantamento foi feito com duas mil pessoas em 126 municípios.

Além das contribuições sólidas para produtores e consumidores, o Rótulo Verde pode ser utilizado para a implementação de políticas públicas, com o objetivo de contribuir para a mudança dos padrões de produção vigentes para processos considerados mais sustentáveis.

Rótulo Ecológico ABNT no Grupo Paineiras

Com o objetivo de buscar a certificação no Rótulo Ecológico da ABNT, o Grupo Paineiras modificou processos a fim de se adaptar aos requisitos da PE-311 para serviços de limpeza e conservação. “Contratamos uma empresa para dar assessoria na implementação do Rótulo Ecológico. Estamos fazendo visitas constantes aos clientes buscando monitorar consumo de água, luz, resíduos e outros itens que colaboram para uma pratica ecologicamente correta”, disse Josefa Maria da Silva Santos, colaboradora envolvida no processo de obtenção da rotulagem.

De acordo com a profissional, também houve a adoção de procedimentos, equipamentos e produtos que estão em conformidade com o meio ambiente. Aparelhos com potência sonora inferior a 70dB, materiais de limpeza que respeitam os ecossistemas, além do controle de registros de produtos e equipamentos in loco são apenas alguns dos exemplos realizados em meio a busca do Rótulo Ecológico.

Vale ressaltar que a sustentabilidade vai além da questão ambiental, pois deve-se incluir tópicos fundamentais como a qualidade de vida e recursos. Por isso, passou-se a promover treinamentos de primeiros socorros aos colaboradores e capacitação para buscar o conhecimento sustentável, visando à integridade física dos envolvidos nos processos e a diminuição de atos prejudiciais à natureza.

Se você também quer contar com parceiros comprometidos com a sustentabilidade, estendendo os princípios ESG para a sua cadeia de fornecedores, fale com um de nossos consultores!