A limpeza escolar regular é fundamental para garantir um ambiente mais saudável, o que contribui para o melhor rendimento dos alunos.

Manter um ambiente escolar limpo e organizado significa ter um ambiente seguro para todos alunos, professores e funcionários. Mas os benefícios vão além: um ambiente devidamente limpo é capaz até mesmo de contribuir para um melhor desempenho acadêmico.

Um espaço em condições ideais de limpeza é um ambiente mais produtivo, que desperta boas sensações, favorecendo também o relacionamento social. Há até casos em que a limpeza é aproveitada como ferramenta de prosperidade e qualidade de vida.

Qual é o impacto da limpeza escolar nos alunos?

Um estudo recente, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comprovou a importância de um espaço limpo no ambiente escolar. O estudo concluiu que a limpeza é um dos fatores determinantes para o sucesso do processo de aprendizagem.

Outro levantamento realizado pelo Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serc) constatou que os alunos que tinham à disposição uma infraestrutura escolar mais completa apresentaram um desempenho superior em comparação aos demais. Esses resultados reforçam o papel estratégico dos serviços de limpeza e o quanto as atividades-fim e as atividades-meio, neste caso, estão ainda mais integradas.

A atenção à qualidade do ambiente em que se desenvolvem as atividades, incluindo a manutenção da higiene e organização do espaço é uma responsabilidade que envolve todos os atores da instituição, desde a direção até os funcionários, passando pelos professores, alunos e suas famílias, mas que também requer profissionalização.

Por isso, contar com uma empresa especializada experiente na prestação de serviços de limpeza e manutenção escolar faz toda a diferença para as pessoas e para a instituição em si.

Afinal, é preciso ser criterioso na escolha de produtos que não impacte na saúde dos usuários dos espaços, conciliar as rotinas com a programação escolar, preservar os materiais expostos e objetos de estudo, que podem incluir peças delicadas, e ter um planejamento estratégico que demande menos recursos, de tempo, produtos e pessoas, sem abrir mão da excelência.

Ambiente escolar e saúde

O cuidado com a saúde em ambientes de uso coletivo é uma premissa. Quando se trata de um ambiente frequentado por crianças, esse cuidado deve ser ainda mais específico.

Ou seja, uma limpeza escolar profissional contribui para a prevenção de doenças alérgicas, mas no cronograma dos serviços deve também estar incluído o controle sistemático de pragas. Mais uma vez, a segurança de uma empresa especializada é indispensável. Com técnicas, produtos e profissionais específicos, ela poderá executar o serviço com o máximo de segurança e o menor tempo.

Fale com um consultor e conheça nossos serviços.