A limpeza sustentável pode ser uma parte importante das práticas ESG de uma empresa, ajudando-a na redução de seu impacto ambiental.

Gestores de instalações têm buscado maneiras de implementar iniciativas para ganhos de eficiência, abrangendo desde iluminação LED até certificação LEED e, mais recentemente, ações com foco especial em questões ambientais, sociais e de governança (ESG). É justamente neste quesito que a limpeza sustentável pode ser uma grande aliada.

Por meio da utilização de produtos e métodos que são menos prejudiciais ao meio ambiente, como as opções de produtos biodegradáveis, assim como a utilização racional de água e de produtos químicos tornam a limpeza mais sustentável, ampliando seus benefícios em prol de um ambiente que promova bem-estar e saúde.

O ganho de eficiência também pode ser conquistado por meio da utilização de tecnologias mais modernas. Com isso, reduzem a quantidade de tempo de execução de tarefas, a condição ergonômica dos colaboradores e o grau de exposição deles a riscos.

Por que as empresas devem se preocupar com limpeza sustentável?

Uma pesquisa realizada pelo Contracting Profits em parceria com a Building Service Contractor Association International (BSCAI) analisou o relacionamento entre clientes e prestadores de serviços de limpeza em relação às metas ESG.

Segundo os dados, os executivos de instalações classificaram a limpeza em terceiro lugar no ranking de importância, atrás de metas mais óbvias, como economia de energia e de água.

Embora a redução do uso de energia e água possa resultar em grandes benefícios financeiros, é surpreendente ver que a limpeza foi classificada acima de outros aspectos relevantes. Entre eles, materiais de construção, controle de solo, pesticidas e tintas/revestimentos.

Isso acontece porque a implementação de práticas de limpeza sustentáveis pode ajudar as empresas também a reduzirem seus custos operacionais, bem como a reduzirem sua pegada ambiental.

A redução de resíduos e poluição, por exemplo, pode levar a uma redução significativa nos custos de gerenciamento de resíduos e na emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a melhoria da saúde e segurança dos funcionários pode levar a uma diminuição nos custos relacionados à doença e lesões ocupacionais.

Como a limpeza sustentável se tornou grande facilitadora de práticas ESG?

A sustentabilidade tornou-se um valor verdadeiro para indivíduos, o mundo e empresas, graças à evolução natural e necessária. O Índice de Sustentabilidade Empresarial, por exemplo, é agora considerado um valor real pela bolsa de valores. Larry Fink, CEO da BlackRock, uma das maiores gestoras de fundos do mundo, destaca a sustentabilidade como um ponto central e orientador em suas cartas anuais.

Na busca por este caminho ecológico, a pesquisa da Contracting Profits trouxe uma boa notícia: a limpeza pode ser uma maneira fácil e relativamente barata de atingir essas metas!

Especialmente quando comparada aos custos de implementação de esforços de economia de energia ou água, a limpeza pode ser uma opção mais acessível para empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental.

Ao garantir que as instalações estejam limpas e bem conservadas, as corporações têm a oportunidade de melhorar a qualidade do ar interno, reduzir o desperdício e prevenir a contaminação do solo e da água.

Além disso, a utilização de produtos de limpeza ecológicos e a adoção de práticas sustentáveis, como a reciclagem de resíduos, podem ajudar a atingir metas ambientais sem gastar uma fortuna.

A limpeza, portanto, pode ser uma solução eficaz e acessível para empresas que desejam atingir suas metas ESG. Ao priorizar a limpeza e a conservação das instalações, pode-se gerar um impacto positivo no meio ambiente e ainda colher benefícios financeiros a longo prazo.

De que forma a limpeza pode ajudar na melhora dos índices ESG?

A limpeza adequada pode ajudar as empresas a atingir seus objetivos de ESG de várias maneiras, incluindo na redução de resíduos e poluição, proteção da saúde e segurança dos funcionários e melhora da imagem da marca. A seguir é possível encontrar algumas maneiras pelas quais a limpeza pode ajudar as empresas a alcançar esses objetivos:

1. Diminuição de resíduos

A implementação de sistemas de gerenciamento de resíduos e a adoção de práticas de limpeza sustentáveis podem ajudar a reduzir a quantidade de lixo que as empresas produzem e, consequentemente, diminuir sua pegada ambiental.

O uso de produtos de limpeza ecológicos e a adoção de práticas de reciclagem, por exemplo, podem ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários.

Os sistemas de gerenciamento de resíduos podem incluir a separação de resíduos recicláveis, compostáveis e não recicláveis, bem como a adoção de medidas para reduzir o uso de materiais descartáveis.

Essas práticas não só ajudam a reduzir o impacto ambiental das empresas, mas também podem significar economia financeira a longo prazo, uma vez que incentiva a reutilização de materiais.

2. Redução da pegada de carbono

A limpeza sustentável pode ajudar a reduzir as emissões de carbono da empresa de várias maneiras, como a limpeza de filtros de ar-condicionado, que pode ajudar a melhorar a eficiência energética do sistema, permitindo que ele funcione com menos esforço e, portanto, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa associadas ao uso de energia.

Além disso, a limpeza regular de equipamentos e áreas pode ajudar a prevenir o acúmulo de sujeira e detritos que podem interferir no funcionamento eficiente de equipamentos e máquinas. Isso também pode levar a desperdícios de energia, aumentando as emissões de carbono. Por essa mesma razão, a manutenção de equipamentos também é fundamental para garantir um funcionamento otimizado.

3. Preservação de recursos naturais

A limpeza regular de equipamentos e áreas pode, ainda, ajudar a evitar vazamentos e derramamentos que possam contaminar o meio ambiente. Isso é particularmente importante em setores como o hospitalar, onde as substâncias potencialmente contaminantes são geradas.

Dessa forma, a contaminação do meio ambiente pode ter impactos graves na saúde humana e na vida selvagem, além de resultar em custos significativos para a empresa em termos de limpeza e compensação de danos.

4. Saúde e bem-estar

Áreas de trabalho sujas e equipamentos mal mantidos representam riscos significativos à saúde e segurança dos trabalhadores, incluindo riscos de torções, quedas, cortes e lesões por esforço repetitivo. Por isso, as práticas de limpeza de áreas de trabalho e equipamentos podem auxiliar na melhora da saúde e na segurança dos funcionários, pois reduz o risco de acidentes e doenças ocupacionais.

A limpeza sustentável também é uma forma de prevenção à exposição das pessoas, em especial os profissionais de limpeza, a substâncias perigosas, como produtos químicos ou agentes biológicos, que possam causar doenças. Da mesma forma que processos e equipamentos  adequados e treinamento favorecem a condição ergonômica ideal, que previne lesões.

5. Cumprimento de leis

O Brasil tem diversas leis que exigem que as empresas sigam padrões específicos de limpeza e higiene em seus processos de produção e operações diárias. Essas leis podem variar de acordo com a indústria e o tipo de empresa, mas, em geral, visam proteger os trabalhadores, o meio ambiente e a comunidade em geral.

A Lei do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) é uma delas. O ordenamento jurídico estabelece a obrigatoriedade de um plano de manutenção e limpeza de sistemas de climatização em ambientes fechados de uso coletivo, como edifícios comerciais, residenciais, hotéis, hospitais, entre outros. As punições para quem não cumpri-la podem variar de acordo com a gravidade da infração e da legislação estadual ou municipal. As penalidades mais comuns incluem multas, interdição e até suspensão das atividades.

Como se vê, a limpeza do ambiente de trabalho é extremamente estratégica quando executada de forma profissional, de acordo com as normas e leis e alinhada ao conceito de sustentabilidade, da escolha do produto, à forma de planejamento e execução do trabalho, incluindo o devido preparo dos profissionais.

Fale com um consultor e saiba mais sobre nossos serviços.