A pandemia do Coronavírus colocou os profissionais da limpeza sob os holofotes, destacando seu verdadeiro papel e importância na sociedade, como agentes de preservação e promoção de saúde e bem estar. Agora, mais um grande passo é dado para o desenvolvimento e valorização do setor como um todo: a criação da Fundação da Unidade Nacional de Formação do Mercado Brasileiro de Limpeza Profissional, a Fundação UniAbralimp.

Instituída oficialmente em 20 de abril pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a fundação amplia os serviços prestados pela UniAbralimp para a coletividade engajada no desenvolvimento solidário, competente e eficaz do setor de Limpeza, sejam as empresas e profissionais de limpeza, bem como os usuários e contratantes.  

Presidida por Sandro Haim, a entidade tem como diretores Nathalia Ueno, CEO do Grupo Paineiras e filha do idealizador da UniAbralimp Sr. Lidio Nobuo Ueno, Ricardo Nogueira e David James Drake. Também compõem a fundação um Conselho Curador e um Conselho Fiscal. No Conselho Curador estão Carlos Eduardo Panzarin de Castro Mello, João Carlos da Silva Moreira, Luciano Henry Galea e Paulo Gonçalves Peres. Já o Conselho Fiscal é formado por André Stopiglia, Cleonir Nti Bertipaglia e Cátia Zucoloto.

O objetivo é que a entidade seja referência na geração de conhecimento técnico e qualificação em todo o País, trazendo as inovações da limpeza profissional para os setores. Por isso, a grade atual da UniAbralimp será ampliada, incluindo conteúdos segmentados em indústria, hotelaria, supermercados, restaurantes, varejo, instituições de ensino, hospitais, entre outros, além de temas atuais, tais como inovação, tecnologia, lançamentos e melhores práticas, sob diferentes formatos, com cursos de formação, palestras, certificações e publicações, todos com a chancela da equipe técnica da Abralimp.

A rede de instrutores e os serviços oferecidos também devem ser ampliados em todas as regiões do Brasil, conforme contou para a Revista Higiplus a coordenadora da Fundação, Ana Claudia Marigliani Chelucci. “Além da expansão educacional, com uma grade diversificada tanto para o setor quanto para seus usuários e contratantes, teremos novas atividades, como projetos de ações culturais e assistenciais, um espaço físico com estrutura preparada para treinamentos práticos e transmissões ao vivo conectadas ao universo digital, certificações, publicação de livros e manuais atualizados pelos Comitês da Abralimp, entre outros”.

O uso da tecnologia também estará a favor da disseminação de conhecimento, com conteúdos presencial, online, híbridos e por videoaulas na plataforma de Ensino a Distância, facilitando e ampliando o acesso. Ao menos dez novos cursos já estão confirmados.

Para os associados, os benefícios serão ainda maiores com a ampliação de todo o conteúdo oferecido, descontos especiais em cursos específicos, além de poderem contar com parcerias firmadas com consultorias e assessorias especializadas do mercado de limpeza.

Para a diretora Nathalia Ueno, esse é um passo fundamental para o setor, com o qual todos só têm a ganhar. “É uma honra fazer parte de um projeto como esse, tanto profissionalmente, pelo que ele representa ao setor, como uma plataforma de conhecimento e profissionalização de acesso universal, principalmente pela importância que dou ao treinamento, mas também pessoalmente, por sentir que estou levando adiante o legado do meu pai, idealizador da primeira escola profissionalizante do setor de limpeza, que recebeu o nome dele e deu origem à atual UniAbralimp, a qual também tenho o privilégio de integrar”.

Clique aqui e assista o vídeo sobre a Fundação UniAbralimp