Manutenção preventiva e técnicas inovadoras evitam que empresas tenham problemas futuros com a QAI.

A pandemia trouxe à sociedade algumas questões que antes passavam despercebidas. Além da limpeza, pensar na qualidade do ar que se respira é uma delas. Evitar a proliferação de vírus e bactérias se tornou uma preocupação constante na vida das pessoas, sobretudo para as empresas cujos funcionários trabalham em ambientes fechados.

Para prevenir o impacto negativo da má qualidade do ar interior sobre as pessoas além de profissionais capacitados em sistemas de climatização e ar-condicionado, novas tecnologias e técnicas são grandes aliadas.

A Qualidade do Ar Interior é garantida por lei

Os ambientes climatizados artificialmente precisam de um cuidado especial de higienização. Conforme imposição legal, a manutenção preventiva desses ambientes precisa ser feita periodicamente para se evitar eventuais problemas de saúde dos funcionários.   

Desde janeiro de 2018, vigora a Lei nº 13.589 – conhecida como ‘Nova lei do ar-condicionado’ -, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes e do monitoramento da qualidade do ar interior. Ou seja, as empresas precisam se adequar às normas se não quiserem ter problemas com a fiscalização trabalhista.

No entanto, como muitos Estados e Municípios possuem legislação relacionada à qualidade do ar interior, é recomendável se fazer uma pesquisa para verificar a existência de eventuais normativos locais sobre o assunto, antes de implantar novas medidas de gestão.

Novas tecnologias para a Qualidade do Ar Interior diminuem custos

Para além de sanções legais, as empresas também devem se preocupar com a saúde dos funcionários. Estudos internacionais – como esta pesquisa realizada pela Universidade de Harvard – demonstram que a boa manutenção dos sistemas de climatização, assim como a adoção de normas e procedimentos regulares, como a limpeza de dutos, a troca de filtros e a utilização de tecnologias complementares como a foto-catálise, podem trazer enormes benefícios econômicos a médio prazo.

Muitas empresas têm investido na prevenção como forma de diminuir custos. O conjunto de procedimentos, conhecido como retro comissionamento de instalações, inclui a troca de filtros periódica, medições de queda de pressão de bancos de filtros; de valores de qualidade do ar interno, como CO2 PPM; e das rotações por minuto (RPM) de ventiladores e bombas.

Com relação à filtragem do ar, é importante lembrar que cada ambiente requer um nível de filtragem apropriado para garantia de segurança dos funcionários. Segundo a norma ABNT NBR16401-3, seja por meio de ventilação mecânica ou captação de ar externo, a velocidade do ar no filtro não deve ser excessiva para que se alcance filtragem adequada.

Técnicas avançadas de climatização podem eliminar vírus e bactérias

O mercado de climatização tem como referência as normativas da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE) e da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Ambas têm apresentado tecnologias eficientes para inativação de vírus e bactérias, além de mofos e fungos em aparelhos de ventilação e refrigeração de ambientes.

Atualmente já é possível, por exemplo, adotar um sistema de limpeza de ar catalítico da Trane (TCACS), que além de eliminar mofo, fungos e odores, reduz bactérias e vírus do ambiente. Segundo as associações são três tecnologias dispostas em sequência: filtragem de partículas de alta eficiência MERV 13, luz ultravioleta de alta intensidade (UV) e oxidação fotocatalítica (PCO). Além disso, o processo conhecido como foto hidro ionização (PHI) também pode ser feito antes da instalação dos aparelhos, nos equipamentos ou nos dutos dos sistemas existentes. Nele, a ação germicida direta da lâmpada UV, o peróxido de hidrogênio e os íons gerados eliminam os microrganismos.

Outra técnica – inclusive premiada no 36° Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, promovido pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN) – é a UV-C, difundida pela comunidade científica pela sua função germicida. Trata-se de lâmpadas ultravioletas que emitem ondas na faixa de radiação C, também chamadas de lâmpadas germicidas ou lâmpadas azuis. Essas luzes já têm uso consolidado em ambientes públicos dos Estados Unidos e alguns países da Europa para a descontaminação de superfícies, equipamentos de proteção pessoal e purificação de ar.

Orientação para funcionários é trunfo para melhoria da Qualidade do Ar Interior

É importante salientar que é dever da empresa disponibilizar novas técnicas e ações para melhorias no ambiente de trabalho, mas também é necessário levar aos funcionários orientações básicas que podem contribuir com a melhoria da qualidade do ar interno.

Ações simples para a renovação do ar interno, como abrir as janelas e manter o ar-condicionado desligado por um período do dia; conservar o ambiente sempre limpo e higienizado; usar o ar-condicionado em temperatura mediana, evitando, assim, a baixa umidade relativa do ar; e nunca fumar dentro dos locais de trabalho podem fazer toda a diferença. A gestão e manutenção preventiva do ar ainda são as formas mais eficientes para se diminuir custos e problemas futuros.

Acesse www.paineiras.com.br e conheça nossos serviços.