A limpeza de tapetes, carpetes e capachos deve ser feita de maneira correta e é essencial para a saúde das pessoas nos ambientes.

No ambiente corporativo, esses elementos são muito mais que um acessório decorativo e existe uma diferença entre eles. Neste artigo, você tem mais detalhes.

Os capachos, por exemplo, servem como uma barreira de contenção nas áreas de acesso, sendo um item essencial para a higiene e a limpeza dos ambientes, já que retêm parte do pó, fuligem e outros poluentes mais grosseiros, protegendo os espaços internos.

Já os tapetes ou passadeiras servem para remover partículas menores de sujeira. Bem como óleos e outros líquidos que possam ser levados adiante. Como manter a limpeza, explicamos a seguir.

Manutenção da limpeza de tapetes, carpetes e capachos

A forma como os tapetes, carpetes e capachos são mantidos e higienizados faz toda a diferença para que seu uso não apresente riscos à saúde e ao bem-estar das pessoas. Só de utilizá-los de forma correta, reduz-se entre 70% e 90% os resíduos que ficam depositados nesses itens.

Métodos e processos adequados na hora de fazer a higienização e a manutenção garantem resultados ainda melhores, além de prolongarem a vida útil das peças. Por isso, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) lançou o primeiro guia prático de higienização e conservação de tapetes, carpetes e capachos.

O trabalho tem como base pesquisas técnicas, científicas e estudos de caso, reunindo as melhores práticas para higiene e conservação de tapetes, carpetes e capachos, em ambientes corporativos e residenciais. Confira as principais ações sugeridas:

Limpeza de tapetes, carpetes e capachos deve ser contínua

A limpeza e a manutenção de tapetes, carpetes e capachos precisam ser rotineiras. Não apenas quando estes apresentem manchas ou sujeiras aparentes.

Uma manutenção periódica minimiza o desgaste pelo uso, mantém a firmeza das fibras e fios, e trazem benefícios à saúde, contribuindo com a proteção ambiental, pois os revestimentos texteis atuam como um filtro de resíduos.

Cada tipo de revestimento pede processos e rotinas de limpeza diferentes. Portanto, existem soluções e equipamentos que atendem melhor a cada necessidade. É importante obedecer às especificações do fabricante, para manter as garantias do produto e para que a qualidade do revestimento, cor e textura permaneçam inalteradas. 

Plano de manutenção e cuidados

A limpeza periódica dos ambientes revestidos de superfícies têxteis é dividida em três níveis, conforme o “Plano de manutenção e cuidados”:

1. Limpeza de rotina

Deve-se fazer a aspiração de rotina com técnicas que variam de acordo com o tipo de carpete ou tapete. No entanto, a frequência de manutenção deve ser diferente para áreas de tráfego pesado e de moderado a leve. Usar aspirador profissional vertical retém as micropartículas potencialmente nocivas à saúde.

Limpe as manchas pontuais ou de derramamento de líquidos imediatamente. Do contrário, elas podem se tornar permanentes, além de que o resíduo que fica no carpete, geralmente, atrai mais sujeira. Também é importante usar produtos profissionais, pois receitas caseiras podem danificar as fibras.

A equipe de manutenção deve se concentrar nos cantos e no entorno de paredes e móveis. Nesses lugares, são usados equipamentos, ferramentas e acessórios apropriados.

2. Higienização intermediária

A higienização intermediária é preventiva e, portanto, a mais importante e fundamental para garantir a higiene, longevidade e boa aparência do carpete ou tapete, adiando ou limitando drasticamente a necessidade da limpeza profunda.

3. Limpeza profunda 

A Limpeza profunda ou restaurativa será necessária quando o ambiente ficou fora de controle, normalmente por descuido nos processos anteriores – prevenção, rotina e higienização. Ela precisa ser realizada por profissionais capacitados, que removem a sujeira negligenciada no plano de manutenção. A frequência depende da eficiência dos cuidados rotineiros anteriores e das variáveis relacionadas ao carpete ou tapete e ao ambiente. 

Os cuidados com a limpeza e manutenção de tapetes, carpetes e capachos é tão importante quanto a dos dutos e filtros do ar-condicionado e a dos mobiliários.

Por isso, é fundamental trabalhar com uma empresa profissional para o desenvolvimento de um plano eficiente de manutenção e higienização de tapetes e carpetes. Essas empresas contam com profissionais treinados que utilizam equipamentos adequados e produtos registrados ou notificados na Agência Nacional de Saúde – ANVISA.

Entre em contato e faça uma cotação dos nossos serviços de limpeza profissional.