Organizações podem reduzir potencialmente o estresse e a ansiedade dos funcionários que retornam ao trabalho presencial, com práticas de limpeza.

Com o avanço da vacinação, muitas empresas já se encontram em vários estágios de retorno ao trabalho presencial. Nessa volta ao ambiente corporativo, a segurança, especialmente no que se refere à limpeza e à higienização, é uma forte preocupação para os colaboradores e, consequentemente, causa de ansiedade e estresse, como mostra um estudo realizado pela consultoria Mckinsey & Company. Segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados relataram que a melhoria da filtragem do ar poderia diminuir o estresse ao retornar ao local de trabalho.

É nesse cenário, de retomada, mas também de insegurança, que as  intervenções que incluem práticas novas ou modificadas de limpeza e desinfecção podem ajudar o colaborador a se sentir mais seguro no ambiente corporativo.

Algumas ações, inclusive, podem ser adotadas pelos próprios colaboradores, como limitar o contato físico, higienizar frequentemente as mãos, aumentar os protocolos de higiene em sua estação de trabalho e usar equipamento de proteção individual ou EPI adequado a cada tipo de atuação.

Outras intervenções mais específicas, no entanto, como a filtragem do ar, já exigem um serviço de limpeza profissional com equipe treinada, que estará apta a mapear todos os pontos de atuação e estabelecer rotinas e práticas de acordo com as recomendações de órgãos nacionais e internacionais, fazendo uso de técnicas, produtos e equipamentos adequados. É para garantir a eficiência e eficácia desse processo, com profissionalismo, que as empresas profissionais de limpeza são grandes aliadas, colocando sua expertise e experiência a favor da empresa para uma retomada segura ao trabalho.

Comunicação também é um forte aliado no retorno ao trabalho presencial

Além das práticas de limpeza e higienização, a comunicação é uma importante aliada para gerenciar o clima organizacional e transmitir a desejada sensação de segurança. Entre elas, três condutas se destacam:

  1. Estabeleça o “porquê” por trás de cada protocolo de limpeza. Saber o motivo de cada ação fará com que os colaboradores se sintam mais seguros em seu local de trabalho. Além disso, a conscientização cria uma confiança natural.
  2. Seja transparente. Conversas frequentes e fluidas com as pessoas são vitais para gerar e fortalecer confiança. Compartilhe atualizações de protocolos, informe as medidas que foram e estão sendo adotadas para manter os ambientes limpos e seguros e abra espaço para que as pessoas também possam falar sobre as suas preocupações pessoais.
  3. Enfatize a importância da segurança no ambiente corporativo. Como ensina a professora de comportamento organizacional e políticas públicas na Carnegie Mellon University, Denise Rousseau, em seu artigo publicado no portal da revista amerciana INC Magazine, “funcionários podem ter opiniões diferentes sobre quais precauções de segurança são necessárias no local de trabalho”. Crie materiais de treinamento e se comunique claramente com todos.