A prestação de serviços especializados terceirizada tem o desafio de levar soluções eficientes a empresas de acordo com a identidade, cultura, rotina e peculiaridades de cada uma delas. No atendimento a Consulados esse trabalho precisa ser ainda mais preciso, tanto por se tratar de uma cultura de outra nação, quanto por todas as peculiaridades que envolvem a operação em um órgão de governo internacional. Confira a seguir os quatro pontos fundamentais da prestação de serviços de limpeza e conservação para Consulados:

1. Serviços de limpeza e conservação para Consulados de acordo com a cultura de cada país

Conhecer bem o cliente é uma das premissas de qualquer negócio, mas na prestação de serviços especializados para Consulados essa necessidade vai muito além. É preciso conhecer bem uma cultura, por vezes, completamente diferente, respeitá-la e, o mais desafiador, transmitir esse conhecimento e respeito para os colaboradores que estarão no dia a dia do cliente.  

O respeito à cultura vai desde o comportamento no local de trabalho até às práticas, técnicas, equipamentos e produtos utilizados. Em uma das atuações do Grupo Paineiras, especializado na prestação de serviços de limpeza e conservação com experiência em Consulados, as máquinas selecionadas para o trabalho foram as mais silenciosas possíveis e o treinamento dos colaboradores focou em questões comportamentais para garantir a discrição e a concentração, tão valorizadas pela cultura do Consulado em questão.

2. Recrutamento e seleção certeiros para mão-de-obra qualificada

Falar sobre cultura é invariavelmente falar sobre pessoas. Por isso, contar com uma equipe capacitada e diversa é essencial para atender aos mais variados perfis de empresas. Além disso, a assertividade do setor de recursos humanos faz toda a diferença para encontrar as pessoas que se encaixam no perfil de cada cliente, que se identifiquem e sintam-se bem no ambiente onde vão trabalhar.

Na experiência do Grupo Paineiras esse foi um ponto fundamental. Um dos clientes exigia profissionais com no mínimo três anos de casa, o que foi possível de atender graças à valorização do capital humano, que está no cerne do DNA da empresa desde a sua fundação, com profissionais que já fazem parte da equipe há muitos anos.

3. Planejamento e cronograma para rotinas complexas

O planejamento faz parte da execução de um serviço que preza pela eficiência. Antes de dar início à prestação de serviços em um novo cliente, é preciso analisar toda a infraestrutura do espaço, suas rotinas, pontos críticos e necessidades. É por esse diagnóstico, seguido de um planejamento, que o trabalho do Grupo Paineiras começa.

No caso de prestação de serviços de limpeza e conservação em Consulados, o planejamento também é indispensável para que o trabalho possa ser realizado com o máximo de organização. Isso porque, segurança é um ponto fundamental para esse tipo de operação e só com um cronograma preciso é possível conciliar a rotina da limpeza com a rotina da área de segurança, que necessita acompanhar os profissionais em locais confidenciais. “Não pode haver falhas porque você interfere na rotina de outros profissionais”, destaca a Gerente Comercial do Grupo Paineiras, Fernanda Guimarães.

4. Segurança de ponta a ponta

E já que o tema é segurança, ela também deve fazer parte do dia a dia do prestador de serviço, sendo tratado como prioridade. Isso vai desde a escolha de equipamentos e materiais até questões comportamentais da equipe in loco. Em um dos clientes do Grupo Paineiras, por exemplo, como explica Fernanda, “a escada não pode ser de metal, os produtos não podem ser abrasivos, os prestadores de serviços, que tiveram que passar por uma ampla pesquisa prévia, precisam ser pessoas calmas e não podem entrar com garrafas ou qualquer outro recipiente com líquido, além de não ser permitido tirar fotos no espaço, entre uma série de outros procedimento previstos em um protocolo previamente estudado”.

É por isso que não basta experiência na prestação de serviços especializados, é preciso entender que cada cliente tem suas necessidades e peculiaridades, portanto é importante trabalhar com foco, estratégia e comprometimento para entregar soluções compatíveis. O Grupo Paineiras completa 35 anos de experiência, atuando também nas áreas de portaria, recepção, manutenção, segurança, serviço de copa, garçonaria, controle de pragas, dentre outros, e tem em seu portfólio de clientes importantes Consulados.

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