Ser bom ou excelente em algo pode ser bastante subjetivo, especialmente na área de prestação de serviços. Por isso, as empresas comprometidas com a qualidade na prestação de serviços buscam formas de materializar a qualidade de seu produto final e dar garantias de um excelente trabalho em seu mercado de atuação e aos seus clientes. Uma forma de fazer isso é por meio das associações a entidades reconhecidas pela sua seriedade, seja por meio de filiação ou certificações. A principal delas é a ISO, que você conhece melhor a seguir.

ISO 9001 na área de prestação de serviços terceirizados

O nome ISO é composto pelas iniciais de International Organization for Standardization. Trata-se de uma organização suíça fundada em 1946, sediada em Genebra, com o objetivo de desenvolver e promover normas de referência mundial.

A série de normas mais conhecida e usada mundialmente é a 9000, que contempla a ISO 9001, elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176), voltada para a padronização de processos internos para um sistema de gestão e alta qualidade.

No Brasil, o documento foi traduzido e publicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo a versão mais recente de 2015, por isso seu nome: NBR ISO 9001:2015. Ela é baseada na Estrutura de Alto Nível das normas ISO, sendo, portanto, compatível com outras normas de sistema de gestão.

Em resumo, trata-se de uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos para a implantação do sistema em uma organização, assegurando certo padrão de qualidade nas empresas e, portanto, dando mais confiança e credibilidade.

Qualidade garantida em sete princípios da ISO 9001

A certificação ISO avalia diversos requisitos reunidos sob sete princípios, que resumem o essencial para se ter uma gestão de qualidade bem-sucedida. São eles: foco no cliente, baseado em atendimento satisfatório e fidelização; liderança sólida e que disponha de ferramentas para uma gestão de pessoas eficiente; engajamento das pessoas no todo da empresa com foco em soluções; abordagem de processo e sistemática para a gestão; melhoria contínua como norteador do processo de gestão; tomada de decisão baseada em evidência a partir de indicadores, auditorias e análises, que faz parte da busca por melhoria contínua; e gestão de relacionamento com os fornecedores.

Certificação ISO 9001 – benefícios para todos

A certificação ISO é, portanto, uma forma de atestar padrões que garantem uma gestão de qualidade bem-sucedida de ponta a ponta. Com ela, a empresa desenvolve, organiza e aprimora todos os seus processos internos, seus relacionamentos, seja com os colaboradores, fornecedores e clientes, que conta com uma metodologia de monitoramento e análise que retroalimenta a gestão em um ciclo contínuo de melhorias e passa a adotar registros como parte indissociável da gestão, o que garante um processo documentado e, portanto, mais fidedigno, que sustentará a cultura organizacional a médio e longo prazo.

Os clientes, por sua vez, têm uma segurança a mais por saberem que a empresa passou por um processo de avaliação independente e de reconhecimento internacional, com atualização anual, a quem ele pode, inclusive, recorrer em casos de insatisfação. É por essa razão, que o Grupo Paineiras conta com certificação ISO há muitos anos. Mas a busca por materializar a gestão de qualidade do Grupo e traduzir o seu conceito de excelência em todas as pontas não param por aí. O Grupo também adota SLA’s e KPIs em todos os seus contratos para uma gestão eficiente, aposta em treinamentos como uma das principais ferramentas, integrando, inclusive, as iniciativas da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) para profissionalização de todo o setor, e só utiliza produtos recomendados pelos órgãos reguladores e certificados. Esse conjunto de medidas que marca a cultura da empresa há 35 anos é que permite o reconhecimento do mercado, cuja manifestação de satisfação e fidelização dos clientes é a maior prova.

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