A terceirização do serviço de recepção oferece uma série de benefícios para o bolso da empresa e otimização de seus processos.
O serviço de recepção é o cartão de visita das organizações. A construção da imagem de uma empresa depende do atendimento que ela oferece aos seus públicos internos e externos. Por isso, contar com uma mão de obra qualificada faz toda a diferença para causar uma boa primeira impressão nos clientes, fornecedores e visitantes em geral.
Além disso, o serviço de recepção é importante para garantir o controle de acesso, a comunicação entre os setores da empresa, entre outras atividades essenciais para o pleno funcionamento do local.
Neste cenário, a terceirização da recepção tem se tornado cada vez mais frequente, assim como já acontece com os setores de limpeza e segurança, já que se trata de uma boa alternativa nos quesitos qualidade de serviços prestados, preparação profissional e redução de custos.
Por que terceirizar o serviço de recepção?
Encontrar pessoas capacitadas para realizar o atendimento de uma recepção costuma ser uma tarefa penosa e que demanda tempo. No entanto, ao contratar uma empresa terceirizada, essa missão pode ser mais fácil, pois há uma garantia de que os profissionais disponibilizados são treinados e qualificados para cumprir o papel da função.
Desse modo, o gestor tem acesso a profissionais com qualificação de uma maneira rápida e ainda tem a possibilidade de focar completamente no seu core business, ou seja, na atividade principal de seu negócio, deixando as preocupações sob a responsabilidade da terceirizada.
A terceirização de serviços, que não englobam o produto final de uma empresa, permite que os tomadores de decisão tenham mais tempo para expandirem suas atividades sem precisar direcionar esforços para tarefas burocráticas.
Vantagens de terceirizar o setor de recepção
Além de ser uma opção que livra o gestor de preocupações que envolvem contratar um profissional de forma direta, a terceirização de serviços oferece outros tipos de benefícios, tais como:
Redução de custos
Um dos principais benefícios da terceirização de serviços de recepção é a redução de custos, uma vez que confere uma economia com a mão de obra, contratação, folha de pagamento, encargos sociais, férias, treinamentos, capacitações, uniformes, coberturas de faltas, entre outras questões. A empresa contratada é quem ficará responsável por tais fatores.
Sendo assim, o dinheiro que seria gasto com esses itens, podem ser investidos em outras áreas que demandam mais atenção no edifício ou empresa, além de facilitar a administração dos custos totais, já que tendem a ser menores.
Mão de obra qualificada
O trabalho de recepção exige qualidade no serviço prestado para atingir a satisfação dos clientes. Dito isso, é necessário treinamento e capacitação a fim de aprimorar habilidades para cumprir as funções do cargo, fato que requer investimento financeiro para a realização.
Empresas de terceirização de serviços de recepção, como o Grupo Paineiras, focam na qualificação do profissional, desde o treinamento até a rotina de trabalho da empresa contratante. Então, a capacitação passa a ser responsabilidade da terceirizada, que deve garantir um serviço perfeito para atender aos objetivos das organizações.
Otimização de serviço e tempo
Com uma empresa terceirizada à frente da recepção, o gestor não precisa separar um tempo para os processos de admissão e/ou treinamento. O serviço terceirizado já contempla todas as habilidades e o conhecimento de mercado para efetuar as incumbências.
Economizando esse tempo, o gestor pode aplicá-lo em outras atividades e melhorias para a empresa, até mesmo elaborar ideias de projetos ou investir no refinamento do próprio atendimento aos clientes.
Rápida substituição
É comum ocorrer afastamentos e ausências, como férias, faltas, licenças e demissões. Quando algum desses cenários se tornam reais no dia a dia de uma empresa, é difícil achar um substituto para a função no tempo necessário. Com a terceirização da recepção, o gestor fica livre desse problema.
A empresa terceirizada consegue fazer a substituição do profissional sem qualquer prejuízo para o contratante e de forma rápida. Além disso, o novo funcionário já estará com o treinamento especializado para assumir o posto.
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