Grupo Paineiras realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) com o objetivo de promover segurança e bem-estar.

Entre os dias 5 e 9 de setembro o Grupo Paineiras realizou a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) 2022. Em formato presencial, o evento foi promovido em postos de trabalho na grande São Paulo e na sede da empresa, em Poá, com o tema “O impacto da tecnologia na vida social”.

SIPAT mobiliza equipes nos postos de trabalho

Em 2022, o retorno às atividades presenciais depois de dois anos de ações remotas destacou a importância da SIPAT. O evento contou com uma programação especial que foi preparada pelas equipes de treinamento e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O impacto da tecnologia no trabalho foi o principal tema discutido, ressaltando a busca por um padrão de vida que priorize o bem-estar, a saúde e a segurança em um momento em que os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no dia a dia e foram fundamentais para que os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 fossem superados.

De encontro a essas questões, os palestrantes Rodolfo Santos e Lucélia Rocha Carvalho também trataram de assuntos que envolvem segurança e tecnologia, além de obesidade e saúde mental no mundo digital. Houve, ainda, exposição de óculos e exame de visão nos locais onde ocorreram as atividades presenciais.

SIPAT e o conteúdo online

Devido à importância desse momento de disseminação de informações, conhecimento e conscientização das equipes acerca dos temas relacionados às práticas seguras de trabalho e à saúde, mesmo diante das restrições de eventos presenciais, nos últimos dois anos, a SIPAT não deixou de ser realizada pelo grupo. Aproveitando agora a familiaridade com as plataformas digitais que se criou nesse período de eventos online, as ações e alguns conteúdos foram divulgados nas redes sociais, criando um ambiente híbrido com maior potencial de alcance e engajamento.

No encerramento da SIPAT, por exemplo, as palestras foram transmitidas em tempo real pelo Youtube, onde ficaram disponíveis para acesso a qualquer momento. Um vídeo sobre primeiros socorros, no qual a técnica de enfermagem Deise Medina ensina como proceder em situações que envolvem crianças, engasgos e sangramentos, também pode ser revisto por meio da plataforma.

Mas afinal, qual é o verdadeiro papel da SIPAT?

 O intuito da SIPAT é capacitar e conscientizar os colaboradores para que mantenham posturas e atitudes adequadas no espaço profissional, a fim de evitar quaisquer tipos de acidentes de trabalho. Sendo assim, o evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), instituídas no âmbito da administração municipal de São Paulo pela lei 13.174/01, com foco em mostrar quais são as práticas necessárias para promover a segurança de todos e realizar as funções de modo que preserve a integridade física e mental do colaborador. A SIPAT está prevista na lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214, como uma das atribuições da CIPA.

É importante frisar que a comissão atua na prevenção de acidentes, verificando condições e aspectos que afetam a saúde e a segurança do trabalhador nos postos de trabalho. Trata-se de uma atividade incentivada pelo Grupo Paineiras, uma vez que tem o propósito de mobilizar seus profissionais a agirem de forma conjunta e contínua na prevenção de acidentes e na melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.

Além disso, as ações também visam levar conscientização para locais de moradia e lazer, já que segurança e saúde não se restringem somente aos postos de trabalho. Portanto, entre os principais objetivos da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho estão:

  • Divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho e em casa;
  • Resgatar as orientações de segurança nas tarefas do dia a dia na empresa e fora dela;
  • Criar uma atitude vigilante para que os próprios colaboradores reconheçam e corrijam práticas inadequadas no ambiente de trabalho;
  • Promover interação entre colaboradores e gestores de diferentes áreas.

Qual a importância de promover a SIPAT?

O Brasil é o segundo País do G20 com a maior taxa de mortalidade em relação a acidentes de trabalho. Apenas entre 2002 e 2020, a cada 100 mil empregos formais, ocorreram 6 óbitos segundo o relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.

Outro levantamento realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostrou que entre 2012 e 2021, 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no Brasil. Apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020.

Acesse www.paineiras.com.br e confira mais fotos em nossas redes sociais.