Principal tendência em tecnologia de limpeza, os robôs autônomos se tornarão cada vez mais comuns no futuro. Conheça os benefícios. 

Com o início da Covid-19 em 2020, a limpeza tornou-se uma grande preocupação em todos os níveis da sociedade e não foi diferente no universo empresarial, principalmente entre os gestores de facilities, que precisaram de soluções imediatas, eficientes e visíveis. Afinal, a pandemia trouxe uma maior conscientização sobre saúde, segurança e bem-estar a todos.

Nesse contexto, diversas tecnologias foram aceleradas para atender à nova realidade. Entre elas, os equipamentos de higienização profissional. Um exemplo é o interesse por robôs móveis autônomos (RMA) destinado à limpeza, que disparou nesse período. Trata-se de um tipo de robô que pode entender e se mover em seu ambiente de forma independente. “Em geral, essas máquinas são equipadas com câmeras, sensores, um sistema de mapeamento de navegação e um dispositivo de armazenamento de dados”, informou o presidente da Segura Associates Ron Segura à Revista Higiplus.

Vantagens do uso de robôs autônomos na limpeza

Durante a pandemia, os robôs autônomos tiveram uma oportunidade significativa de mostrar seus recursos e benefícios para o setor de limpeza. Eles são consistentes e capazes de executarem um nível de serviço elevado, além de se adaptarem às diferentes necessidades de cada negócio. 

Além de limpar, higienizar e desinfetar, a tecnologia oferece diversos benefícios como:

  • Aumento da produtividade;
  • Eficiência operacional;
  • Precisão na execução;
  • Economia de tempo e dinheiro para as empresas;
  • Coleta de dados, que pode ser utilizada para fornecer métricas;
  • Maior flexibilidade;
  • Redução nos acidentes de trabalho sofridos pela equipe de limpeza;
  • Limpeza de alta qualidade;
  • Programação prévia, que possibilita a operação por qualquer pessoa.
  • Otimização da equipe de limpeza, possibilitando que as pessoas se concentrem em tarefas de maior valor, deixando para que os robôs executem as tarefas repetitivas;
  • Flexibilidade de horário, já que podem funcionar, com segurança, durante e fora do expediente.

Segundo Segura, “essas máquinas podem custar mais do que um equipamento tradicional, mas para empresas que limpam grandes instalações, com muitos corredores longos e pisos que exigem limpeza noturna, o retorno do investimento e a economia de custos no trabalho podem ser significativos”. 

​​ Aproveitar os benefícios do poder das tecnologias e análises de automação no setor de limpeza se tornará cada vez mais comum. Para fazer frente às novas demandas na velocidade que o mundo atual precisa, é necessário perceber o valor da automação e aproveitar ao máximo essas inovações com antecedência. No entanto, por mais eficientes que sejam, os robôs ainda exigem uma supervisão remota de equipe profissional e especializada.

Profissionalização, portanto, é a palavra-chave para fazer a diferença. Só assim é possível elencar os melhores recursos para cada necessidade, tendo como foco o resultado: promover a saúde e o bem-estar das pessoas com eficiência.