Mais do que cuidar da manutenção de estabelecimentos, o Gestor de Facilities (FM), pensa estrategicamente, cria experiências e garante a segurança e o bem-estar dos funcionários.

Em um setor que movimenta mais de R$ 60 bilhões no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace (Abrafac), a gestão de facilities demanda por profissionaiscom competências que atendam a um novo cenário. Mas, o que faz, realmente, um gestor de facilities ou Facility Manager (FM) no atual contexto?

Segundo definição da Associação Internacional de Facility Managers, a IFMA, os FM “são responsáveis ​​por garantir que equipamentos, sistemas, instalações e serviços funcionem de forma adequada, garantindo a segurança do edifício e das pessoas”.  

Dessa forma, possibilitam que a atividade-fim da empresa seja executada com processos, ambientes e pessoas de forma mais integrada, em um ambiente confortável, tranquilo e seguro, garantido o bem-estar do funcionário e aumentando sua produtividade. Mas com diversas novas tecnologias e demandas surgindo no ambiente corporativo, além dos desafios para um ambiente de trabalho em tempos de anywhere office, como deverá ser o papel desse profissional? Afinal, a edificação não se restringe mais a ela mesma com o formato de trabalho híbrido, mas a necessidade de zelar pela segurança, saúde e bem-estar das pessoas continua sendo uma responsabilidade ainda mais latente, considerando o momento pandêmico e pós-pandêmico.

Segundo o IFMA, uma coisa é certa: esses profissionais serão ainda mais importantes, vide o crescimento em ritmo acelerado da profissão, com novas funções e orçamentos maiores sob a gestão da área. Para a entidade, sete tendências já começam a impactar o gerenciamento de facilidades. São elas:

  1. Surgimento da “Internet das Coisas”.
  2. Automação/Monitoramento predial.
  3. Envolvimento dos funcionários.
  4. Saúde e bem-estar dos funcionários.
  5. Infraestrutura de TI em constante evolução.
  6. Modelos imobiliários mais funcionais e ergométricos.
  7. Sustentabilidade e Impacto Ambiental.

Competências de um gestor de facilities

No livro “Gerenciamento de Facilities e Properties”, Francisco Abrantes, um dos fundadores da ABRAFAC, aborda as 11 principais competências que englobam a gestão de facilities:

  1. Comunicação.
  2. Plano de Emergência e Continuidade de Negócio.
  3. Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
  4. Negócios e Finanças.
  5. Fatores Humanos.
  6. Planejamento Estratégico e Liderança.
  7. Manutenção e Operação.
  8. Gerenciamento de Projetos.
  9. Qualidade.
  10. Gestão Imobiliária e de Propriedades.
  11. Tecnologia.

Outras tantas poderiam ser acrescentadas para o momento atual, seja para atender à mudança do foco de ambiente de trabalho para espaço de trabalho, seja para suprir às necessidade de ESG, cada vez mais cobradas pela sociedade, seja para lidar com um ambiente de risco eminente, já que as variantes do Coronavírus seguem deixando todos em alerta, ou mesmo para lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Estar sempre buscando novos conhecimentos, manter-se em dia com as novidades do setor, cuidar do equilíbrio emocional e contar com parceiros especializados em prestação de serviços profissionais, pautados pelo mesmo objetivo, são essenciais para o novo profissional de FM. E você, está preparado?