Há um ditado que garante: “prevenir é melhor que remediar”.

Segundo essa sabedoria popular, precaução nunca é demais e, no caso dos locais de trabalho, manter a segurança a partir deste princípio é um dever de todos. É por isso que existe uma data que chama a atenção para o assunto: o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes no Trabalho, que ocorre em 27 de julho.

A importância desse tema é incontestável. Levantamento feito pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho entre os anos 2012 e 2019 revelou que, em média, um acidente de trabalho é registrado no Brasil a cada 49 segundos. A conscientização e a capacitação dos trabalhadores são, neste caso, as melhores ferramentas para prevenir acidentes.

As empresas têm feito seu papel, mas é fundamental que cada trabalhador esteja convicto que a prevenção deve ser constante, em todas as tarefas, por mais simples que elas possam aparecer. É essencial lembrar sempre que o menor descuido acarreta os maiores problemas e que todos perdem quando ocorre um acidente: empresa, trabalhador e a sociedade. Por isso que, ao prevenir acidentes, todos ganham. Pense nisso sempre que começar uma atividade!