Uma das formas de prevenção contra o Coronavírus é manter as mãos sempre limpas e, para isso, deve-se usar água e sabão durante 20 a 40 segundos ou, na falta desta opção, usar álcool em gel 70% para higienização.

Essa recomendação sempre foi muito valiosa à saúde, porque é pelas mãos que muitas doenças são contraídas. Elas são a parte do corpo que mais tem contato com superfícies e pessoas. Sem o indivíduo perceber, as mãos contaminadas tocam os olhos, o nariz e a boca várias vezes ao dia. É assim que os vírus e bactérias são também facilmente transmitidos e contagiam quem não está doente.

Lavar as mãos é uma ação simples que exige cuidado e deve ser feita com frequência. É preciso usar água limpa e sabonete e lavar integralmente toda a superfície da mão, iniciando pelas palmas, cuidando das pontas dos dedos, do espaço entre os dedos, do dorso da mão e chegando até a região do punho. As unhas não devem ser esquecidas e, por isso, precisam ser mantidas aparadas e limpas. Quem usa unhas compridas necessita higienizá-las com ainda mais atenção, principalmente embaixo delas.

Neste período de pandemia, aconselha-se lavar a mão ou usar álcool em gel toda vez que se tocar algo, alguém ou alguma superfície. O distanciamento social implantado no início da pandemia foi útil para que muitas pessoas não contraíssem a Covid-19. Mas com a retomada de muitas atividades, o risco tornou-se maior porque há mais contato entre as pessoas. Lavar as mãos e usar constantemente as máscaras são medidas que não devem ser dispensadas nessa nova situação em momento algum e, quando tudo passar, continue lavando as mãos. Sua saúde agradece!

DICAS ÚTEIS PARA PREVENÇÃO DA COVID-19

• Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

• Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• No dia a dia procure manter distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa.

• Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Tenha um comportamento amigável, sem contato físico.

• Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças. Tenha o mesmo hábito com as compras antes de armazená-las.

• Quando voltar da rua, antes de entrar em casa, retire os sapatos ou chinelos.

• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

• Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

• Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, cinemas, teatros, shoppings, shows e igrejas. Se puder, fique em casa.

• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos.