Básica e, ao mesmo tempo, estratégica, manutenção predial pode ser uma grande aliada em um contexto mercadológico que demanda mais eficiência e responsabilidade socioambiental.
A manutenção predial desempenha um papel fundamental na preservação de edifícios. Assegura seu bom estado, segurança e valorização ao longo do tempo. Também abrange outros aspectos de impacto sobre as pessoas e o meio ambiente.
Uma área tão diversa, com influência sobre diferentes questões, demanda uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais qualificados, como engenheiros civis, eletricistas e técnicos especializados, responsáveis por executar um trabalho planejado e estruturado em processos conduzidos de forma profissional.
Embora seja considerada uma atividade-meio, ou seja, que não tem relação direta com o negócio-chave das empresas, cada vez mais, deve fazer parte da proposta de valor das organizações. Muitas são cobradas acerca dos aspectos sociais, de meio ambiente e de governança não só de suas atividades-fim, como de toda sua cadeia de valor. Como mostramos com mais detalhes a seguir.
Importância da manutenção predial
Ter essa visão macro sobre a manutenção predial e o seu impacto sobre os aspectos ESG, com impacto também em questões econômico-financeiras é o primeiro passo para que ela cumpra com eficiência seus papéis.
Depois, contar com empresas especializadas, cujo core business é cuidar das instalações, se faz necessário. Assim, tem-se um trabalho executado com o nível técnico que ele demanda, sem comprometer as atividades-fim.
Manutenção predial como elemento estratégico
Importante dizer ainda que a manutenção tem um papel estratégico. Os profissionais fazem análise inicial das necessidades e condições do edifício até a implementação de um plano de ação, com SLAs e KPIs bem definidos. Essas práticas envolvem inspeções regulares, reparos preventivos e limpezas técnicas especializadas recorrentes.
Além disso, a manutenção predial atua como elemento estratégico para garantir a conformidade da edificação, o bem-estar, a saúde e a segurança de seus usuários, a eficiência e, consequentemente, a sustentabilidade.
Isso se dá por meio da combinação das manutenções preventiva, corretiva e preditiva, cada qual com suas especificidades e objetivos. Segundo estudo realizado pela Building Owners and Managers Association International (BOMA), só a manutenção preventiva, pode reduzir os custos de reparos em até 40%.
IoT e uso de tecnologia
Com o uso da tecnologia e as inovações, como a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, a manutenção predial está transitando para um novo patamar.
Torna-se uma aliada ainda mais poderosa para a performance operacional dos empreendimentos. Uma vez que permite a automação e análise de dados em tempo real, para fomentar tomadas de decisões mais rápidas e assertivas,
A coleta e o monitoramento em tempo real de informações sobre o desempenho dos sistemas e equipamentos do edifício viabilizam uma manutenção preditiva mais precisa, identificando e solucionando problemas antes que mesmo que eles de fato aconteçam.
Em outras palavras, significa menos gastos com reparos e todo o dispêndio que uma parada não planejada pode causar, inclusive, aos usuários do espaço. Sem falar nos riscos explícitos, como incêndios.
Segundo levantamento do Instituto Sprinkler Brasil, por meio do monitoramento diário de notícias de incêndios no País, em janeiro deste ano já haviam sido registrados 12,7% mais incêndios estruturais do que no mesmo mês do ano anterior.
A exposição a riscos implícitos também pode ser minimizada. Um exemplo são todos os males à saúde associados à falta de manutenção e limpeza dos sistemas de ar-condicionado.
Além de impactarem em uma maior propensão à proliferação de vírus e bactérias, a má qualidade do ar interior tem impacto sobre a sensação de bem-estar e até a produtividade, o que também está associado a perdas financeiras.
Em resumo, investir em manutenção predial, definitivamente, não é gasto. É uma necessidade básica para a operação plena, segura e eficiente de organizações de todos os tipos.