A limpeza hospitalar é um processo que visa manter os ambientes de saúde limpos e desinfectados, reduzindo o risco de infecções e garantindo um ambiente seguro para profissionais, pacientes e visitantes.

Envolve a remoção de sujidade, desinfecção de superfícies com o auxílio de produtos específicos. O que garante segurança de toda equipe envolvida.

As empresas de facilities que atuam na área de saúde têm a preocupação de manter os ambientes limpos e higienizados. O objetivo é prevenir a proliferação de microrganismos reduzindo o risco de infecções, a todos que transitam pelo local.

Essa preocupação se estende à manutenção de equipamentos, treinamentos e infraestrutura adequada. Sempre com o objetivo de manter um ambiente de trabalho seguro e atendimento de qualidade.

No entanto, a limpeza hospitalar tem suas especificidades e costuma gerar muitas dúvidas. Inclusive a você, que precisa contratar o serviço e pensar junto em estratégias. Por exemplo, quando é realizada uma desinfecção ou descontaminação? E quando deve ser feita a limpeza terminal? Por isso, preparamos este guia para esclarecer as principais questões. 

Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre a definição do serviço e sua importância, como impacta na recuperação dos pacientes, as vantagens de terceirizar equipes de limpeza hospitalar e até como deve ser feito o manejo correto de resíduos orgânicos em hospitais. 

O que é a Limpeza Hospitalar?

A limpeza hospitalar é um processo essencial que visa manter os ambientes de saúde limpos e desinfectados, reduzindo o risco de infecções e garantindo um ambiente seguro para, profissionais, pacientes e visitantes.

Para você entender um pouco de conceito, a limpeza pode ser considerada como um dos primeiros itens na avaliação de qualidade de um serviço de saúde. 

O relacionamento deste serviço com o setor de controle e infecção hospitalar é extremamente importante, uma vez que atua em conjunto com outras equipes na prevenção e no controle de infecções.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde aponta que a infecção hospitalar contribui para a mortalidade dos pacientes afetados, especialmente, quando causada por microrganismos resistentes.

Como são classificadas as áreas na limpeza hospitalar?

Para você entender como funciona o bastidor da limpeza hospitalar, a atividade é definida em três áreas: Locais críticos, Locais semicríticos e Locais não críticos.

Tem essa classificação para auxiliar nas estratégias contra transmissão de infecções e facilitar a elaboração de procedimentos para a limpeza e a desinfecção de superfícies, durante a execução dos serviços.

 Veja mais sobre cada uma das áreas:

Locais críticos: São as áreas com grande risco de transmissibilidade, onde há pacientes em estado grave e com a imunidade comprometida, como Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico e UTI; Quimioterapia, Radioterapia;

Locais semicríticos: São aqueles onde se encontram pacientes internados com doenças com baixo índice de transmissibilidade, como enfermarias, corredores e ambulatórios;

Locais não críticos: São os ambientes onde não há risco iminente de contaminação, como departamentos administrativos, recepção e áreas externas.

Qual a frequência de limpeza em locais críticos?

 Uma dúvida muito comum até mesmo de gestores de facilities em ambientes hospitalares é a frequência de limpeza nas áreas. 

 Ainda que não exista uma regra definida. Mas os órgãos oficiais recomendam que locais críticos podem ser limpos três vezes por dia. Já os locais semicríticos duas vezes ao dia e os locais não críticos uma vez ao dia. 

O que a Anvisa recomenda na Limpeza Hospitalar?

A Anvisa define as principais normas e regras da área, como uso de equipamentos de proteção, produtos e materiais, conforme a legislação sanitária, formação contínua dos auxiliares de limpeza e supervisores do atendimento, entre outros. 

Também define as principais categorias de higienização e a função de cada uma, para manter os ambientes bem higienizados e livres de microorganismos. São elas:

 1. Limpeza

Remove a sujidade de superfícies e ambientes, como piso, paredes, teto, móveis e equipamentos, utilizando água, detergente e esforço físico. 

 2. Desinfecção

Elimina microrganismos presentes em objetos ou superfícies, por meio da aplicação de soluções desinfetantes hospitalares em superfícies previamente limpas.

 3. Descontaminação

 É a remoção de resíduos biológicos, como sangue, secreções corporais, entre outros, de uma superfície. Para isso, é aplicada uma solução desinfetante hospitalar sobre o agente infeccioso.

Limpeza e Higienização: conheça as diferenças

Limpeza e higienização podem parecer sinônimos, mas não são. Enquanto a limpeza é a remoção da sujidade em superfícies, a higienização combina limpeza e desinfecção

Para quem trabalha na área ou entende do assunto, sabe que limpar não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias. Por isso, a etapa da higienização é importante. Após a sujidade ser removida, desinfetantes são aplicados para garantir a eliminação total de microorganismos.

No Grupo Paineiras, contamos com profissionais bem treinados, materiais adequados, aplicação de protocolos rigorosos e o uso de aparelhos e produtos específicos que atendem a critérios de pureza.

Tipos de sujeiras encontradas em ambientes hospitalares

  • Microrganismos patogênicos: bactérias, vírus e fungos;
  • Resíduos biológicos: sangue, urina, evacuação e secreções respiratórias;
  • Exsudados de feridas e secreções pulmonares;
  • Restos alimentares derramados em áreas como refeitórios, quartos ou copas;
  • Pó e sujeira trazida por visitantes ou profissionais;
  • Resíduos de medicamentos ou substâncias químicas usadas em tratamentos ou exames, como soluções de contraste, antibióticos ou agentes anestésicos.

Quais são os tipos de higienização?

 Existem alguns tipos de higienização, que é importante você conhecer para avaliar a empresa que vai contratar e entender o serviço, que será executado pelos profissionais.

 1.    Limpeza  Concorrente

 É realizada diariamente em todas as unidades do estabelecimento de saúde, com a finalidade de recolher materiais consumidos (resíduos/insumos), limpar , organizar, inclui todas as superfícies tanto horizontais como verticais 

 2. Limpeza Imediata

 É realizada sempre após uma ocorrência de algum evento que possa comprometer. É o caso de derramamento de fluidos corporais (sangue, secreções, saliva, urina, etc), restos de alimentos, resíduos hospitalares (curativos usados, seringas, fraldas), entre outros. A higienização imediata ajuda a remover e evitar a proliferação de microrganismos.

 3. Limpeza Terminal

É uma limpeza mais completa, realizada após uma alta, quando há transferência ou óbito do paciente, ou em períodos programados. Inclui todas as superfícies  (pisos, paredes, teto, portas), mobiliários e equipamentos (mesas de exames, colchões, luminárias). Nas salas cirúrgicas, a desinfecção terminal é realizada após uma cirurgia, por exemplo.

Como a limpeza hospitalar ajuda na recuperação dos pacientes?

 Profissionais de saúde sabem que, além do tratamento médico recebido, a limpeza hospitalar é fundamental na recuperação e alta dos pacientes.

A internação e a limpeza hospitalar estão intimamente ligadas, sendo a limpeza fundamental para garantir a segurança e a saúde dos pacientes durante a internação. A limpeza hospitalar visa prevenir infecções hospitalares , criar um ambiente mais seguro e confortável para pacientes , e contribuir para a recuperação dos mesmos

Para você ter uma ideia, um estudo publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas aponta que hospitais brasileiros concentram alta taxa de infecções por bactérias resistentes a antibióticos que estão disponíveis no país.

Nesse contexto, a limpeza entra como um suporte nesse controle, reduzindo riscos de infecções, um dos principais fatores de complicações em pacientes. Sem contar que ela traz cenário mais acolhedor e reconfortante para pacientes e familiares.

Quais locais podem se beneficiar com o serviço de limpeza hospitalar?

 A limpeza profissional faz a diferença em muitos setores da saúde. Entre os locais, encontram-se:

  • Hospitais, clínicas e consultórios;
  • Laboratórios e centros de diagnóstico;
  • Laboratórios de pesquisa;
  • Casas de Repouso;
  • Unidades de Saúde Pública e Privada;
  • Indústrias farmacêuticas.

Como deve ser a formação das equipes?

De acordo com a Anvisa, a equipe da limpeza deve ser bem treinada, conhecer os procedimentos de limpeza e desinfecção, e estar atenta a normas de segurança e higiene.

Por isso, a contratação de uma empresa especializada em limpeza hospitalar é uma estratégia eficiente, uma vez que as equipes sempre buscam novos conhecimentos, para oferecer excelência no atendimento ao cliente.

No Grupo Paineiras, por exemplo, adotamos a política de treinamento contínuo técnico e comportamental, para que as equipes tenham pleno domínio da atividade que vão executar.

 Os treinamentos consistem em aprender:

  • Técnicas específicas para o uso e manejo correto de produtos químicos e biodegradáveis;
  • Armazenar e descartar adequadamente esses produtos. Esse, inclusive, é um dos nossos grandes diferenciais;
  • Métodos de desinfecção e esterilização de superfícies e equipamentos;
  • Utilização correta dos equipamentos, incluindo a forma certa de colocar e retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);
  • Realizar a limpeza de diferentes espaços, como quartos, salas cirúrgicas e UTIs.

 Vale ressaltar que a limpeza profissional em unidades hospitalares do Grupo Paineiras atende às exigências dos Órgãos de Saúde.

Produtos e equipamentos que devem ser utilizados na limpeza hospitalar

A legislação orienta que todos os equipamentos e produtos utilizados em áreas de saúde devem ser registrados e notificados pela Anvisa. Na hora de contratar um serviço de limpeza e conservação de hospitais, atente-se a essas recomendações e alinhe suas necessidades à prestadora de serviço.  

Alguns produtos utilizados:

  • Desinfetante Hospitalar De Última Geração (PHMB);
  • Detergente Neutro;
  • Hipoclorito;
  • Desinfetante;
  • Limpador de uso geral;
  • Cera ou Impermeabilizante.

Alguns materiais de limpeza e equipamentos:

  • Carro funcional;
  • Rodo de alumínio;
  • Limpa tudo (LT) ;
  • Kit limpa vidros;
  • Carro de Coleta de Resíduos;
  • Sistema de Mop Pó e MOP  Água;
  • Hidrojateadora;
  • Enceradeira Industrial; entre outros produtos de acordo com a necessidade do setor.

Quanto ao uso de EPIs, que é obrigatório e auxilia na prevenção da saúde e integridade física do profissional, como irritações na pele, olhos, entre outras, e EPCs, que protegem funcionários e terceiros de riscos e acidentes, temos:

  • Conjunto de uniforme;
  • Par de calçado de segurança;
  • Luvas látex;
  • Avental PVC;
  • Máscara descartável ou PFF2;
  • Óculos de segurança;
  • Placa Sinalização, indicando que espaço representa algum risco, como piso molhado etc;
  • Cones e correntes/fita zebrada de Segurança, alertando sobre o perigo de circular por determinada área ou indicar que ela é restrita.

Como contratar um serviço de limpeza hospitalar?

 Escolher uma empresa que entende do assunto e se compromete em trazer para o cliente total satisfação.

Certificação e Qualificação: que tenha certificações específicas para serviços de limpeza hospitalar; 

Eficiência Operacional: atendam o SLA e ofereçam processos estruturados que garantam a limpeza contínua e eficaz;

Conformidade com Normas de Saúde: cumpra normas e exigências da Anvisa e outros órgãos reguladores;

Implementação de práticas visando à biossegurança: atenda a Lei 11.105/15. Isso auxilia a minimizar os riscos biológicos que circulam dentro do hospital;

Inovação: use equipamentos de alta tecnologia e eficiência, além de produtos eficazes, testados, certificados e que não prejudiquem o meio ambiente;

Por que o Grupo Paineiras é referência em limpeza hospitalar?

Desde 1986, a empresa vem se destacando no segmento de facilities. Ao longo do tempo, estendeu a operação no setor hospitalar e assumiu projetos de grandes hospitais não apenas no Estado de São Paulo, como também em maternidades que são referência em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O motivo é o olhar atento e cuidadoso das equipes.  Também oferecemos processos bem definidos, cumprimento da SLA e usamos a tecnologia a favor das atividades. 

Tanto que desenvolvemos, com exclusividade a nossos clientes, o app Kantan, para facilitar a gestão dos serviços de limpeza. Com o app, os clientes acompanham em tempo real e na palma das mãos check list completo, informando a data da limpeza, ambientes que foram limpos, produtos utilizados, entre outras informações. 

Além disso, estamos alinhados às boas práticas socioambientais responsáveis e, inclusive, fomos certificados, pelo terceiro ano consecutivo, com o Rótulo Ecológico PE11 para Serviços de Limpeza e Conservação.

Conseguiu entender um pouco mais sobre o serviço de limpeza hospitalar? Existem muitos detalhes e, embora a execução seja de responsabilidade de uma prestadora de serviço, é importante conhecer detalhes, o funcionamento para discutir estratégias e como atender melhor seus pacientes e clientes.

 Se você tiver outras dúvidas ou quiser contratar o serviço com o Grupo Paineiras, fale com a gente.