O mercado de facilities tem passado por uma notável evolução nos últimos anos no que diz respeito à representatividade feminina. O segmento abre cada vez mais espaço para as mulheres, reconhecendo suas habilidades e contribuições, o que pode ser visto nos cargos de liderança, que vêm aumentando nas empresas.
Para você ter uma ideia, o Grupo Paineiras é referência neste segmento. Tem 95% de colaboradoras mulheres em seu quadro de funcionários, como a CEO Nathalia Ueno. Além disso, mais de 60% das lideranças são mulheres.
Neste artigo, vamos mostrar como elas estão se destacando no setor de facilities, indicar as habilidades exigidas pelas empresas na contratação dos profissionais e os desafios enfrentados.
Os desafios das mulheres no facilities
Apesar dos avanços, a representatividade das mulheres no facilities ainda é baixa. Muitas ainda enfrentam preconceito de gênero, a falta de oportunidades de ascensão profissional.
E olha que dado curioso: de modo geral, a presença de mulheres em cargos de liderança dentro de uma organização está diretamente ligada a melhores resultados. Como aponta um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Women in Business and Management: The Business Case for Change.
Neste estudo, que envolveu 70 mil empresas em 13 países, revelou que equipes mais diversas em termos de gênero tendem a apresentar ganhos em produtividade, rentabilidade, criatividade e inovação. Além disso, empresas com maior igualdade de gênero e mulheres em cargos de liderança também atraem e retém mais talentos. O que resulta em um crescimento de 10% a 15% em sua receita.
Mulheres no facilities na Paineiras
É por isso que o Grupo Paineiras tem orgulho em seguir na dianteira de facilities, com 95% do seu corpo de funcionários composto por mulheres. Incluindo a CEO Nathalia Ueno, que recentemente se tornou a primeira presidente mulher da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).
Importante dizer também o quanto uma empresa terceirizada como a Paineiras dá oportunidade para as mulheres: mais de 60% das lideranças da empresa são de mulheres.
Desvendando o mercado das mulheres no facilities
Para você entender um pouco mais sobre a imensidão deste cenário e o quanto precisamos avançar, o mercado de facilities opera mais de R$ 60 bilhões no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management (ABRAFAC).
A associação aponta ainda amplo crescimento do setor, nos últimos anos, o que está refletindo no aumento da demanda por mão de obra qualificada em todos os serviços que envolvem o mercado de facilities. Como gestão predial, limpeza técnica e profissional, segurança, portaria, recepção, jardinagem, entre outros.
Todos os serviços de facilities terceirizados são essenciais para o bom funcionamento dos ambientes e a segurança de todos.
Principais funções em empresas de facilities
Para mulheres, o setor de terceirização também pode ser sinônimo de oportunidades. Para as mulheres, e para os homens, existem diferentes funções em empresas de facilities, que variam de acordo com o tipo de serviço prestado.
Por exemplo, é grande a demanda por técnicos. Especialmente, técnico em segurança do trabalho e técnico em manutenção, funções que exigem certificações específicas.
Já para quem busca uma oportunidade de emprego, sempre há vagas para auxiliar de limpeza, serviços gerais, limpador de vidros, porteiro, eletricista, copeira, cozinheira escolar, entre outros.
O mercado de facilities também é amplo para cargos mais estratégicos e funções que exigem diferentes habilidades e competências. Como é o caso de engenheiros, biólogos, especialistas em segurança patrimonial, profissionais que o Grupo Paineiras se orgulha em ter em seu quadro.
Habilidades mais exigidas pelas empresas
Para você que sonha em trabalhar no ramo, listamos algumas habilidades mais exigidas pelas empresas de facilities. São elas:
- Capacidade de trabalhar em equipe
- Boa comunicação
- Proatividade
- Organização
- Flexibilidade
- Habilidades técnicas específicas relacionadas aos serviços prestados.
Além disso, as empresas valorizam profissionais que demonstrem comprometimento, ética profissional e capacidade de adaptação a diferentes situações.
Deu para notar o quanto o mercado de facilities é amplo, demanda profissionais qualificados e os desafios que as mulheres no facilities ainda enfrentam.
A Paineiras reconhece e valoriza as contribuições das mulheres nesse setor em constante evolução, e continua apoiando a diversidade e a inclusão, além de promover a igualdade de gênero em todas as áreas da empresa.
Só a partir do reconhecimento do padrão sociocultural será possível começar a desconstruir preconceitos e desmistificar conceitos em um esforço coletivo para abandonar estereótipos e transformar a Manutenção e o Facility Management em um setor ainda mais igualitário.
Quer fazer parte do Grupo Paineiras? Clique aqui e cadastre seu currículo em nosso banco de talentos.