A alta competitividade, aumento dos custos e até o momento de crise intensificam a pressão por resultados. Consequentemente, cabe aos facilities e às áreas de operações como um todo contribuir para a performance do negócio com mais eficiência. A manutenção preventiva é uma grande aliada para esses desafios quando o assunto envolve equipamentos, evitando paradas não planejadas no negócio, custos desnecessários com troca de peças que, se estivessem com a manutenção em dia, não precisariam serem trocadas e até ajudando a evitar multas e sanções. Mas a manutenção preditiva vai ainda além ao colocar a tecnologia a favor de uma gestão estratégica dos ativos imobiliários.

O que é manutenção preditiva?

Diferentemente da manutenção preventiva, a preditiva não se limita a um protocolo de ações previamente estabelecido com base no tempo e com foco em prevenção de danos. Ela se baseia em dados dos próprios equipamentos para averiguar a performance dos mesmos e, a partir dessas informações, atuar de maneira preventiva e com foco em aproveitar ao máximo e da melhor forma a vida útil prevista do equipamento. Por essa razão, ela é também chamada de manutenção sob condição ou manutenção com base no estado do equipamento.

A grande diferença está justamente no acompanhamento contínuo e sistemático do funcionamento de cada elemento, o que é feito a partir de diferentes técnicas, como análise de vibração, análise físico-química de óleos, ultrassom, termografia, inspeção visual e técnicas de análise não destrutivas, que permitem um diagnóstico preciso.

Tendências da manutenção preditiva

Esse tipo de manutenção tem grande suporte da tecnologia para que as análises sejam cada vez mais precisas e rápidas. E o grande avanço está justamente nesse ponto, a exemplo do desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT). A partir de uma conexão com base em sensores e dispositivos inteligentes, ela possibilita que as máquinas troquem informações com os técnicos e gestores, fornecendo dados que podem ser usados em benefício da conservação e disponibilidade dos equipamentos.

O papel da Inteligência Artificial da manutenção preditiva

Se a integração e a comunicação são os grandes trunfos da internet das coisas, o instrumento que permite analisar, entender e tomar decisões estratégicas a partir de tantos dados é a Inteligência Artificial (IA), que torna possível analisar milhares de dados em fração de segundos e ainda gerar insights valiosos e informações consolidadas para tomadas de decisão. Tanto que segundo um relatório da consultoria McKinsey, as empresas que já implementaram a manutenção preditiva através da IoT e da IA em suas fábricas viram o tempo de inatividade das máquinas reduzido em 50% e os custos de manutenção reduzidos entre 10% e 40%.

Mas de nada adiantaria tecnologia, sem o trabalho técnico profissional, que possa entender e tomar as medidas adequadas para que a manutenção predial esteja sempre em dia e desempenhe com maestria seu papel: oferecer as condições ideais e seguras para o pleno funcionamento das edificações. Com uma atuação especializada focada em manutenção, o equilíbrio entre manutenções preditiva, preventiva e corretiva está garantido… e as condições do ambiente para o sucesso do seu negócio também.

Para mais informações sobre manutenção predial, fale com nossos consultores.