Existe um verdadeiro frenesi em torno da China, com a construção de um Hospital em menos duas semanas, ou melhor, agora já são dois, para fazer frente a epidemia do novo coronavírus. Todos ficaram impactados com a proeza da rapidez, assertividade e mobilização do governo chinês para tal ação, no entanto, creio que não há nada de anormal nisso, pois estamos vivendo em um tempo, em que a rapidez e geração de soluções estabelecem a vitória nos mercados e na vida. Neste artigo intitulado como LEGO® da vida, estabeleço o conceito oriental de ser e de fazer as ações com planejamento, resultados irreparáveis e margem de erro zero.

A analogia com a palavra LEGO® chama a atenção ao sistema de encaixe que permite criar e gerar brinquedos de acordo com a necessidade lúdica, trazendo assim a realidade do campo da imaginação para o estado físico e necessário com princípios básicos e modulares. Parece muito bom, não? Mas como conseguimos este encaixe em nosso dia a dia?
Através de planejamento, treinamento, analise de dados, analise experimental, busca do novo e assertividade como objetivo diário, por isso sempre digo que a essência oriental difere de tudo no planeta, a capacidade de acerto é mensurada ao cubo e de várias formas para que não tenhamos surpresas ou a palavra com a qual tanto nos debatemos no cenário da vida: “o erro” como resultado. Imagine se uma tiragem de peças da LEGO® viesse defeituosa, que situação! Nada seria possível de se construir, uma verdadeira catástrofe.

É aí que voltamos ao nosso tema inicial, é por isso que os chineses têm o poder de construir um hospital em duas semanas, pois planejam e estabelecem módulos operacionais de ação, que em dado momento de necessidade se unem com outros módulos, e pronto: está construído um Hospital em tempo recorde para atender a demanda dos mais de 1,4 bilhões de habitantes chineses! Bem diferente da construção habitual com a qual estamos acostumados, em que temos um mestre de obras, um engenheiro, um chefe, ou gerente que dita seu próprio ritmo.
Passando este caso para a área de Facilities e Serviços, estou cansado de ver grandes profissionais presos a processos lentos e burocráticos, que foram criados por lideres nada menos competentes que estabelecem rotinas falhas e pouco criativas, que tem como resultado erros e retrabalhos diários, que vão degenerando a relação com os clientes e desgastando esses vínculos, aos poucos se tornando péssimas experiências, verdadeiros pesadelos de consumo.

Certamente quando estes profissionais e empresas se deparam com uma mudança drástica de situação (que já esta ocorrendo), ou uma reviravolta de tendências ou necessidades mercadológicas impostas pelo novo século da informação, que hoje ocorrem com muito maior rapidez e constância, justamente por não terem o habito de planejar, criar estratégias inovadoras e muito menos estabelecer a criatividade, dividir problemas e unir soluções, acabam consumidos (profissionais e empresas) até a morte sem saber o que os afetou. Por isso, analogicamente usamos a LEGO ® como exemplo a ser seguido, pois vivemos no mundo global, afinal, o que afeta a China do outro lado do planeta, faz com que as economias deste lado do planeta se fragilizem com a rapidez de “horas”, como um verdadeiro tsunami, e não mais de meses ou anos – Pois que sirva como exemplo a mobilização estratégica do governo chinês com seu pensamento modular e de ações rápidas frente a um problema fatal.

Assim como tenho falado em outros artigos, a IA – Inteligência artificial, a robotização, o uso de maquinas e a gestão em tempo real vem para ficar e estabelecer um cenário mais seguro, pois criamos procedimentos e padrões com baixa margem de erro, que não dependem de uma só mente brilhante mas sim do brilho de equipes que convergem para um único objetivo permeado por encaixes perfeitos, resultados excepcionais, pensamentos modulares focados no sucesso da criação e construção de resultados em tempo real, para atender demandas e necessidades imediatas, um CX perfeito – E por isso, a marca LEGO® já foi estabelecida como uma das marcas mais valiosas do planeta: pois sua essência simples vem de seu fundador Ole Kirk Christiansen, que sempre dizia: “ Só o melhor é bom o suficiente”.

Sim, posso afirmar que na área de FM e Serviços, se não estabelecermos padrões e processos alinhados e assertivos com pensamentos modulares através da tecnologia e mecanização com treinamentos contínuos, certamente muitas empresas e profissionais serão dizimados como em um surto incontrolável ou uma pandemia disseminada sem controle, temos que treinar, criar, reciclar e realizar sempre com o foco absoluto na qualidade e assertividade , somente assim nossas ações serão simples ,e se encaixarão, criando resultados esperados e confortáveis vivenciando um CX – customer experience perfeito.

LEGO® vale montar um e ver o resultado.

A vida pede acertos e encaixes precisos.

Artigo escrito por Luís Felipe Fernandes, Engenheiro Civil, Graduado em Marketing, Auditor e Especialista em Cleaning Industry Management Standart (ISSA). Com mais de 25 anos de experiência na área de Serviços e FM, com passagem em organizações como Camargo Corrêa S.A., Enterpa Engenharia, Grupo VR. Hoje, está a frente da Diretoria Técnica Comercial do Grupo Paineiras.

Fonte: Revista Higi Plus