Como foi o ano de 2018 para o Gestor de Facilities? Desafiador, inspirador e, sem dúvidas, de muitas reflexões. Saber o que vai ganhando forma mundo afora, é essencial para enriquecer a gestão, sempre priorizando as melhores práticas que podem auxiliar no dia a dia da profissão.

De acordo com Ivan Monteiro, colunista da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, as principais tendências que impulsionam o setor de Gerenciamento de Facilities foram identificadas no Relatório de Tendências 2019 da The Professional Retail Store Maintenance Association (PRSM) e incluem o crescimento do varejo de uso mais diversificado, serviços médicos em espaços de varejo e a tecnologia blockchain.

Veja algumas das tendências apontadas pelo relatório:

USO MISTO E O RENASCIMENTO DO VAREJO

De acordo com o estudo, enquanto os shoppings mais antigos foram construídos em volta de comercializar principalmente roupas e acessórios, os novos shoppings vão funcionar como um ecossistema de varejo e serviços que inclui espaço residencial e varejo multi-categoria. A experiência do usuário ganha ainda mais força no espaço físico do que apenas ceder espaço para prateleiras e produtos. Várias marcas importantes já estabeleceram trabalhos de varejo experienciais como Apple, Samsung e Amazon.

O papel do Gestor de Facilities: adaptar as lojas em constante mudança e ainda controlar os custos de energia, manutenção, limpeza e tecnologia.

VAREJO MÉDICO

Escritórios médicos, centros médicos, farmácias e outras empresas de assistência à saúde estão abrindo com grande frequência em shopping centers e em lojas de varejo. De acordo com o relatório anual, 89% dos centros comerciais fechados, nos EUA, oferecem agora algum tipo de serviço de saúde.

O papel do Gestor de Facilities: apesar de alguns gestores não terem experiência na manutenção de equipamentos médicos, o relatório observa que a manutenção de instalações de saúde, geralmente, requer uma limpeza diferenciada e que atenda a requisitos legais específicos, procedimentos adicionais de segurança, reparo/manutenção de equipamentos especializados, gerenciamento de descarte de resíduos perigosos, iluminação aprimorada/especializada, e aumento do uso de energia.

TECNOLOGIA BLOCKCHAIN

Blockchain é um banco de dados que mantém um conjunto crescente de registros de dados. Essa é uma questão de grande impacto no gerenciamento de contratos, no pedido e rastreamento de ordens de serviço, no processamento de pagamentos e na transparência das instalações.

O papel do Gestor de Facilities: apesar de estarmos nos primórdios do uso do blockchain como tecnologia, os Gerentes de Facilities podem se beneficiar do uso para ações de rastreamento da cadeia de suprimentos, aprimoramento de registros de histórico de produtos, sistemas de pagamento e entre outros.

A conclusão que pode se chegar é que essas tendências estão impulsionando mudanças em toda a indústria e podem exigir que os executivos das organizações e seus respectivos gestores adaptem novas estratégias e táticas para obter sucesso.